quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Homenagem aos campeões brasileiros de 1988 - Evaristo de Macedo e Renato

 Evaristo de Macedo
Nome: Evaristo de Macedo Filho
Posição: Treinador
Data de nascimento: 22/06/1933
Cidade natal: Rio de Janeiro/RJ

Uma das minhas maiores emoções durante o processo de produção do livro A União de uma Nação foi entrevistar o mestre Evaristo. Um dos maiores jogadores e um dos maiores treinadores que o Brasil já teve. E, para mim, o melhor técnico da história do Esquadrão. Isso sem falar que, para mim, ele sempre teve um aspecto de ser um cara da família, desde pequeno, mesmo sem qualquer contato. Foi fundamental na conquista do título desde a montagem do elenco até a forma de jogar da equipe, inclusive sabendo explorar o psicológico de seus comandados em vários momentos, como os depoimentos dos jogadores e os seus próprios relatos reproduzidos no livro podem comprovar.




Renato
Nome: Renato Teixeira
Posição: Atacante
Partidas disputadas na competição: 12 como titular, 2 como reserva
Gols marcados: 2



Era o centroavante titular no início da campanha do título, mas irritou a torcida por ter marcado apenas dois gols, perdendo a posição.

Para saber mais sobre todos eles e essa façanha que até hoje emociona os tricolores, leia A União de uma Nação, que conta a história da conquista do Campeonato Brasileiro de 1988 pelo Esporte Clube Bahia.

Foram 42 fontes entrevistadas entre jogadores que fizeram parte da competição, dirigente, treinador, ídolos de outras épocas, adversários e profissionais de imprensa. Foram quase dois anos de pesquisas, entrevistas, redação e edição. O livro conta toda a trajetória de um grupo de jogadores que colocou o Esporte Clube Bahia no topo do futebol nacional com o título brasileiro de 1988.

O livro conta:
- A preparação do clube durante o primeiro semestre de 1988;
- A formação do time;
- O título baiano;
- A análise da equipe feita por outros ídolos e por profissionais da imprensa;
- O relato de cada um dos 29 jogos da campanha;
- Participação do Bahia na Libertadores;
- Participação dos tricolores na Seleção Brasileira;
- Relatos dos personagens: Evaristo de Macedo, Bobô, Zé Carlos, Charles, Ronaldo, Marquinhos, Paulo Rodrigues, Paulo Robson, Dico Maradona, Edinho Jacaré e muito mais.

Nenhum comentário: