terça-feira, 6 de maio de 2014

Drogba revolucionário - o poder do futebol e a importância de um ídolo que sabe dar exemplo

Sou muito fã de do marfinense Didier Drogba, mas confesso que não tinha conhecimento sobre um fato emblemático sobre a sua importância para Costa do Marfim até ler no Lado B da Copa, do site da ESPN, a matéria "Drogba, o craque que mudou um país com um discurso de 76 segundos", de Guilherme Nagamine, André Donke e Jean Pereira Santos, que fala sobre a influência direta de um discurso realizado pelo atacante do Galatasaray, em 2005, logo após a classificação da seleção para a primeira Copa do Mundo, para a paz na Costa do Marfim. É sempre bom ver o poder do futebol e a importância dos ídolos que sabem dar exemplo.
 
Compartilho o discurso aqui, mas não deixe de ler o excelente texto no site da ESPN.

"Homens e mulheres do norte, do sul, do leste e do oeste, provamos hoje que todas as pessoas da Costa do Marfim podem co-existir e jogar juntas com um objetivo em comum: se classificar para a Copa do Mundo.

Prometemos a vocês que essa celebração irá unir todas as pessoas.

Hoje, nós pedimos, de joelhos: Perdoem. Perdoem. Perdoem.

O único país na África com tantas riquezas não deve acabar em uma guerra. Por favor, abaixem suas armas. Promovam as eleições. Tudo ficará melhor.

Queremos nos divertir, então parem de disparar suas armas. Queremos jogar futebol, então parem de disparar suas armas.Tem fogo, mas os Malians, os Bete, os Dioula... Não queremos isso de novo. Não somos xenófobos, somos gentis. Não queremos este fogo, não queremos isto de novo."


Nenhum comentário: