terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Seleção da década para o site yougol

O site carioca Yougol, dos competentes e engraçadíssimos Raphael Zarko e Eduardo Zobaran está publicando as seleções da década (de 2000 a 2009) dos principais clubes brasileiros e eu fui o responsável pela escolha dos 11 melhores tricolores. Segue o texto, mas recomendo a visita ao site www.yougol.com.br . Vejam se concordam com a lista:

Goleiro:

Emerson Ferretti chegou ao Bahia no final da década passada, em 2000 e já começou a ser ídolo, mas seu melhor ano foi o de 2001, quando ganhou a Bola de Prata de melhor goleiro do Brasileiro. Ainda defendeu bem a meta em 2002 e 2003, apesar do rebaixamento. Em 2004, ficou na reserva de Márcio, outro que se destacou na década. Em 2005, voltou a ser titular, mas não impediu a queda para a Série C. Se foi citado como um dos frangueiros da década corintiana, pelo grande jornalista e amigo Dassler Marques, o arqueiro Marcelo pelo que fez em 2009 mostra que pode chegar ao mesmo nível de prestígio de Emerson com a camisa tricolor. Paulo Musse, Gessé, Marcio Angonese, Fabiano e Darci causam calafrios. O último ainda se destacava nos Ba-Vis.

Laterais:

Com a camisa 2 ninguém teve mais destaque do que o melhor lateral-direito do mundo, Daniel Alves, que só perdeu a Bola de Prata para Arce em 2001 porque não chegou ao número mínimo de jogos disputados. Em 2002 também se destacou, mesmo fugindo do rebaixamento. Na posição, a torcida tem pesadelos até hoje com nomes como Mantena, Jucemar, Luciano Baiano (na sua segunda passagem), Juninho, Denilson. Patrício e Marcos não fizeram tão feio em 2009 e Carlos Alberto foi quem chegou mais próximo de Daniel. A camisa 6 ficaria com Calisto, pelo que fez em 2002. Ávine divide a torcida entre os que gostam e os que o odeiam, mas está muito longe de péssimas lembranças como Lino e Peris.

Zagueiros:

A melhor dupla de zaga da década atuou em 2004, na campanha do quase acesso para a Série A: Leonardo Silva e Reginaldo Cachorrão. Em 2007, na campanha da subida para a Série B, Alison e Eduardo também formaram uma boa parceria, às vezes, reforçada por Rogério. Nen, pelo que fez em 2009, também merece uma lembrança. Marcelo Souza, Evaldo e Carlinhos não deixaram saudade.

Volantes:

Preto Casagrande, Bola de Prata em 2001 foi um dos grandes nomes do meio de campo do Bahia na década. Meu grande ídolo Ramos perde a disputa para Bebeto Campos. Esta foi uma posição em que o tricolor teve bons representantes, como Guilherme, Jair, Luis Alberto, Leandro, Cícero, Fausto, Ramalho.

Meias:

Jorge Wagner, foi o grande destaque da boa campanha do Bahia na Copa João Havelange de 2000, por isso está garantido no time, com a camisa 13 que te deu sorte naquela competição, com seus potentes chutes de fora da área e a bola parada que até hoje faz sucesso no São Paulo. Geraldo, que levantava a torcida em 2002 com seus dribles, é o parceiro ideal, apesar de também ser canhoto. Elias já teve muitos altos e baixos no clube, mas saiu por cima quando fazia uma ótima Série B em 2008. Danilo Rios, Danilo Gomes, logo quando foi revelado em 2003, Alex Oliveira, Luis Carlos Capixaba foram outros bons nomes.

Atacantes:

O maior artilheiro do clube no século, Nonato, não tem como ficar fora da seleção da década. Seu parceiro em 2001 e 2002, Robgol, continua ao seu lado nesta lista. Sérgio Alves, que formou o trio elétrico sob o comando de Bobô em 2002, foi muito bem, mas jogou muito menos tempo do que os antigos colegas. Marcelo Ramos pelo que fez na década de 1990 e pelo ano de 2008 merece ser citado. Nadson e Jael ainda tentam entrar para essa lista. Mas estão muito longe de nomes como Didi, Ney Fabiano, Reinaldo Aleluia, que causavam desespero na própria torcida. Charles merece ser lembrado pelo gol aos 50 minutos contra o Fast, que evitou a eliminação do Bahia na Série C de 2007.

Técnico:

Evaristo de Macedo, pelo que fez em 2001, com o título Baiano, do Nordeste e a classificação entre os oito melhores da Série A foi o melhor da década. Bobô, único a ser campeão na década além do antigo treinador e Vadão, que fez um bom trabalho na Série B de 2004, foram os outros destaques.

Seleção da década do Bahia: Emerson, Daniel Alves, Leonardo Silva, Reginaldo Cachorrão e Calisto; Bebeto Campos, Preto Casagrande, Jorge Wagner e Geraldo; Robgol e Nonato. Técnico: Evaristo de Macedo.

Nenhum comentário: