sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

E o ano começa na Bahia...

Geralmente se diz que na Bahia o ano só começa depois do carnaval. Para quem gosta de futebol, na verdade, 2010 começa cedo, já neste domingo, com o primeiro Ba-Vi. Ainda não deu nem para esquentar o Campeonato Baiano, mas a rivalidade deve fazer isso em Pituaçu.

O Bahia vem melhor, com duas goleadas, enquanto o Vitória uma partida sem convencer e perdeu a outra. Parece uma boa oportunidade para o tricolor conseguir vencer o clássico pela primeira vez no estádio de Pituaçu depois da sua reinauguração. Favoritismo, entretanto, nunca combina com clássico e, às vezes, é até ruim.

Os dois times ainda não tiveram muito tempo para testar e, por isso mesmo, seus técnicos devem ter muitas dúvidas. No Bahia, se puder contar com jogadores mais experientes como Nen, Rogerinho, Rodrigo Gral e Edilson, a grande dúvida é se vale a pena mexer no time que está vencendo com os garotos. Se eles não puderem jogar, acredito que a única mudança no time titular será a entrada de Wilson Júnior, que já parece mais pronto com três gols em três partidas no profissional, no lugar de Hélder, que mostrou talento, mas ainda não desencantou.

A entrada de Edilson pode ser boa para impor respeito aos defensores rubro-negros, que devem tomar todo cuidado com Vagner na área. Por outro lado, os beques e volantes tricolores deverão ter as atenções voltadas para Índio, que ainda não flechou em sua volta, mas, assim como Edilson, impõe respeito. O torcedor do Bahia pelo menos deverá ver um jogador do nível de Leandro o marcando, ao invés de Humberto, que foi pífio, como diria meu amigo Daniel Dórea, em todas as suas tentativas de parar o cacique rubro-negro.

Se o Bahia jogar apenas com os meninos, o rubro-negro poderá tentar levar vantagem na base da manha, da experiência, com jogadores como Ramon, que cresce absurdamente em todos os Ba-Vis, Vanderson, que gosta de intimidar os adversários, além de Schwenck, que pode estrear. Não comentei ainda, mas, para mim, o lateral-direito Marcos Pimentel, que ainda não jogará o clássico, foi a melhor contratação do ano no Vitória. Já o acompanho desde a época do Ferroviário, junto com Ewerton, hoje no Fluminense, e Fernandinho, hoje no São Paulo, naquele time que deu 7 no Bahia.

Emoção não deve faltar!!!

Nenhum comentário: