sexta-feira, 2 de julho de 2010

O melhor e o pior da Seleção - Brasil 1x2 Holanda

A derrota da Seleção Brasileira, de virada, para a Holanda, por 2 a 1, mostrou o melhor e o pior dela na África do Sul. O primeiro tempo foi o melhor do Mundial. O time jogou sério, marcando firme e levando perigo aos adversários. Ao final da primeira etapa, já era possível imaginar o criticado Felipe Melo na coletiva de imprensa, falando: "ninguém acreditava em mim. Fui muito criticado, mas viram agora o lançamento que eu dei para o gol do Robinho. Isso é fruto do trabalho porque eu costumo treinar muito isso e faço muito na Juventus, pena que ninguém assiste aos jogos. Mas ofereço a minha família e aos meus companheiros que estiveram sempre ao meu lado nesses momentos difíceis. Agora é pensar na semifinal porque só faltam dois jogos para o título".

Era fácil prever uma declaração como essa do camisa 5 da Seleção. Difícil era imaginar que tudo mudaria na segunda etapa. Esta sim, a pior do Brasil na Copa. Os brasileiros entraram dispersos em campo e deixaram a Holanda crescer, com uma falha de Júlio César e do próprio Felipe Melo. Após o gol do empate, a situação piorou. O time ficou nervoso e parecia querer ganhar na porrada se não desse para ganhar na bola. Sneijder chamou a responsabilidade e marcou o segundo, em nova bola cruzada na área, como nos gols de Zidane e Henry, responsáveis pelas últimas eliminações brasileiras em Mundiais.

Como falei ainda na primeira fase, a Holanda vem apostando em uma receita totalmente oposta àquelas de Copas quando tinha equipes com grandes talentos como Bergkamp, Kluivert, Seedorf, Davids, Overmars e tantos outros. Quando encantava, mais acabava caindo mesmo se mostrando superior.

Holanda:
Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Ooijer e Van Bronckhorst; Van Bommel, Nigel de Jong e Sneijder; Kuyt, Robben e Van Persie (Huntelaar).
Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos (Gilberto); Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Kaká; Robinho e Luís Fabiano (Nilmar).
Gols: Robinho, Felipe Melo (contra) e Sneijder
Destaques: Sneijder, Robben, Nigel de Jong, Van der Wiel, Daniel Alves, Lúcio

Nenhum comentário: