sexta-feira, 9 de julho de 2010

Os melhores goleiros da Copa do Mundo

A Copa ainda não acabou Por isso, ainda não vou postar a minha seleção do Mundial, mas vou listar os melhores de cada posição neste Mundial de acordo com a minha avaliação. A começar pelos goleiros:
Stekelenburg (Holanda): A posição de goleiro era uma das mais criticadas na seleção da Holanda antes do Mundial. Muito por causa da sombra de Van der Sar, antigo titular da Laranja e um dos melhores arqueiros do mundo. No entanto, quando a bola rolou em gramados sul-africanos, Stekelenburg tratou de acabar com as preocupações e vem fazendo uma grande competição. Seu ponto alto foi a partida contra o Brasil, pelas quartas-de-final, com grandes defesas, principalmente parando um grande chute de Kaká.
Enyeama (Nigéria): Fez uma partida antológica na estreia contra a Argentina, parando diversas chances de Lionel Messi e evitando uma goleada, perdendo apenas por 1 a 0. Na segunda partida, contra a Grécia, voltava a se destacar, com defesas incríveis, mas acabou falhando em um gol grego.
Casillas (Espanha): Começou a Copa bastante criticado pela derrota contra a Suíça. A justificativa era de que a namorada do arqueiro o teria desconcentrado naquela partida. Ele seguiu a competição, mostrando, entretanto, que é um dos melhores do mundo na posição e na hora que a Fúria mais precisou dele, defendeu um pênalti de Oscar Cardozo, nas quartas-de-final, contra o Paraguai.
Eduardo (Portugal): Um nome de quem não se esperava muito antes do início da Copa, mas que fez grandes apresentações. Sofreu apenas um gol, mesmo tendo enfrentado Costa do Marfim, Brasil e Espanha. Foi bem, inclusive na partida que decretou a eliminação portuguesa, nas oitavas-de-final contra a Espanha. Segurou empates contra Costa do Marfim e Brasil.
Muslera (Uruguai): Outro que faz uma ótima Copa desde a primeira fase. Mas seu grande momento foi a disputa de pênaltis contra Gana, quando fez duas defesas e classificou a equipe celeste para a semifinal.
Neuer (Alemanha): Um ano atrás seria terceiro ou quarto goleiro da Alemanha. Foi titular na Copa e foi mais um grande nome da equipe germânica na competição. Fundamental para a grande campanha.
Benaglio (Suíça): Fez uma grande Copa. Ajudou a Suíça a bater o recorde de tempo sem levar gol em Copas, completando o trabalho iniciado por Zuberbuhler, que saiu da Copa da Alemanha sem ter sofrido nenhum. Benaglio só teve que buscar a bola no fundo de suas redes uma vez na África do Sul, com um gol chileno.
Justo Villar (Paraguai): Foi outro destaque. Ajudou o Paraguai a fazer a melhor campanha da sua história, mesmo tendo feito poucos gols. Ainda pegou um pênalti de Xabi Alonso na partida da eliminação contra a Espanha.
Richard Kingson (Gana): Foi um dos responsáveis pela grande campanha de Gana, que fez poucos gols, mas foi avançando por também sofrer poucos. Mostrou agilidade e elasticidade em vários momentos.
Mucha (Eslováquia): Fez grandes partidas, mas seu grande momento foi a vitória contra a Itália, que garantiu a classificação eslovaca para a segunda fase.
Paston (Nova Zelândia): Foi peça chave para que a Nova Zelândia deixasse a competição invicta.
Valladares (Honduras): evitou que Honduras sofresse, pelo menos, duas goleadas, e ainda arrancou um ponto contra a Suíça. Fez uma das defesas mais espetaculares da Copa em uma cabeçada do chileno Ponce, logo na estreia.

Nenhum comentário: