sexta-feira, 30 de maio de 2008

Os comandantes das expedições pelo ouro

Leandro Silva

ZAGALLO
Campeão Mundial como auxiliar técnico na Copa de 1994, Zagallo assumiu a Seleção principal e a Olímpica após a Copa. Preparou a seleção olímpica com muitos amistosos, inclusive utilizando os jogadores olímpicos contra seleções principais, e chegou a ser vice-campeão na Copa Ouro.

Classificou o Brasil no Pré-Olímpico e não abriu mão de três jogadores mais experientes, chamando o zagueiro Aldair, o meia Rivaldo e o atacante Bebeto para mesclar com garotos na época, como Dida, Ronaldo e Roberto Carlos.

Em Atlanta, perdeu a semifinal para a Nigéria e ficou com o bronze. Permaneceu na Seleção até o vice na Copa de 98.

VANDERLEI LUXEMBURGO
Assumiu a Seleção principal, substituindo Zagallo e fez questão de comandar também a seleção olímpica.

Classificou o Brasil no Pré-Olímpico e abriu mão de jogadores acima de 23 anos, acreditando que o grupo estava fechado. Os destaques do time eram Ronaldinho Gaúcho e Alex que chegavam como favoritos.

Nas quartas-de-final, o Brasil foi eliminado diante de Camarões. M´Boma abriu o placar para Camarões e o Brasil empatou no último minuto com Ronaldinho. Com dois jogadores a mais, o Brasil levou um gol de M´Bami e foi eliminado. Luxemburgo foi demitido na volta ao Brasil logo depois da eliminação.

RICARDO GOMES
Depois das eliminações seguidas com treinadores que acumulavam os dois cargos, a CBF resolveu apostar em Ricardo Gomes para comandar exclusivamente a seleção olímpica, enquanto Parreira comandava a principal.

Com uma das gerações mais talentosas, o Brasil foi eliminado no Pré-Olímpico. Faziam parte daquela seleção: Diego, Robinho, Elano, Dudu Cearense e Adailton. E ainda poderiam contar com Kaká, Adriano e Daniel Alves na Olimpíada, pois ainda tinham idade olímpica, mas não foram liberados por ser um pré-olímpico. Gomes foi demitido a seguir, pois o projeto se encerrou com a eliminação.

DUNGA
A CBF levou muito tempo sem definir qual seria o treinador da seleção olímpica, até que resolveu que Dunga treinasse os dois grupos.

Só conseguiu reunir os jogadores com idade olímpica em um amistoso contra a seleção do Campeonato Brasileiro de 2007.

Ainda terá dificuldades para contar com os jogadores mais experientes na Olimpíada, já que os clubes ameaçam não liberá-los. Ainda assim, tem uma boa geração à sua disposição, mas a suposta pré-lista para os Jogos, assusta por presenças de nomes injustificáveis.

Dunga sabe que um mau resultado em Pequim, pode complicar sua permanência.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 30 de maio de 2008

Nenhum comentário: