quinta-feira, 1 de maio de 2008

Campeonato Baiano 2008 no blag do Mauro Beting

Leandro Silva

BA-08

postado por Mauro Beting

O Vitória está em melhor fase e tem a vantagem regulamentar...
Mas quem pode arriscar um chute?

ESCREVE LEANDRO SILVA
(www.leandrosilva81.blogspot.com)


O equílibrio está de volta ao Campeonato Baiano e é a tônica do Estadual de 2008. O Vitória dominou cinco dos últimos seis anos no futebol estadual, mas, em 2008, o ano da volta à elite do futebol nacional, o rubro-negro tropeça como nunca no Campeonato Baiano.

O Bahia terminou a fase classificatória com oito pontos de vantagem sobre o Leão depois de 22 rodadas. E entre os dois rivais ainda estava a grata surpresa Vitória da Conquista, um time bem arrumado que conta com o vice-artilheiro do campeonato, Tatu, além da força do (bom) conjunto.

Eis que faltando duas rodadas da fase final, os três times estão brigando ponto a ponto pelo troféu. Vitória e Bahia dividem a ponta com 7 pontos, enquanto o Bode de Conquista está com cinco. O Itabuna, com apenas três, corre por (muito) fora.

O Vitória é o líder pelo critério de mais gols marcados, pois marcou 10 enquanto o Bahia fez seis. O mais interessante é que se os dois clubes terminarem empatados em todos os critérios de desempate a decisão do título será feita em um emocionante sorteio. Isso mesmo. De nada adiantarão os oito pontos de vantagem que o tricolor teve sobre o rubro-negro na primeira fase.

Os Ba-Vis dos dois últimos finais de semana mexeram com a cidade mais do que o que vinha acontecendo nos últimos anos. No primeiro, no Barradão, o Bahia deu uma goleada histórica de 4 a 1, mas no segundo, em Feira de Santana, o Vitória venceu por 3 a 0, graças a uma arbitragem desastrosa do árbitro Manoel Lopo Garrido, que anulou um gol legítimo do Bahia no início do jogo, e não coibiu a violência dos jogadores do Vitória que pareciam ter permissão para bater. Ainda expulsou um jogador do Bahia, Marcone, que não tinha cartão, em uma falta do mesmo nível, se não inferior, às faltas dos jogadores do Vitória. Ramon deu uma cotovelada que abriu o supercílio de Fausto, André Silva fez uma falta em Rivaldo pior do que a de Marcone e o lateral Marco Aurélio fez, pelo menos, seis faltas duras em Ávine.

Agora o único time que depende apenas das suas forças é o Vitória da Conquista que enfrenta os dois rivais. Vencendo as duas é campeão. Bahia e Vitória enfrentam Itabuna e Vitória da Conquista. Se os resultados forem iguais, o Vitória fica na frente. O Bahia parece ter um time mais forte no momento e enfrenta na próxima rodada, no feriado de 1º de maio, o Itabuna, fora de casa.

Na primeira fase, o Bahia empatou os dois confrontos com o Itabuna, e na fase final, venceu, em Camaçari. Já o Vitória tem uma parada mais difícil, que é enfrentar o Vitória da Conquista, em Conquista. O time do interior está invicto contra o Leão neste ano. Venceu em Conquista e empatou duas vezes no Barradão, inclusive no memorável 5 a 5 do quadrangular final, um dos dois melhores jogos do Campeonato.

Na rodada final, de domingo, a situação se inverte, o Vitória deve enfrentar um Itabuna sem qualquer pretensão, em casa, podendo fazer um bom saldo de gols, enquanto o Bahia recebe, em Camaçari, o Vitória da Conquista. Se o Vitória vencer o Vitória da Conquista será difícil ficar sem o troféu. Se tropeçar, pode fazer justiça entregando o título para Vitória da Conquista ou Bahia, as duas melhores equipes do Campeonato.

Bahia:
Tem a força no setor defensivo. Rogério, Fausto e Marcone fazem um Campeonato Baiano perfeito. Alison vinha bem até falhar feio em dois lances capitais do último clássico. nas últimas partidas, o lateral-esquerdo Ávine vem se destacando com dribles rápidos e bons cruzamentos. O meia Elias é o artilheiro do time com 11 gols, o que revela a sua boa temporada e a falta de um verdadeiro matador no time. O atacante Didi, aquele mesmo do campeão brasileiro com o Corinthians em 1998, é praticamente nulo em campo. Cristiano, ex-Palmeiras, ainda pode crescer mais no time.

Vitória:

O Vitória tem o melhor ataque disparado do Campeonato Baiano, mas os artilheiros do time, Rodrigão, ex-Palmeiras, Marquinhos, e Índio, que já foi embora, têm apenas seis gols. O grande destaque do time é o veterano Ramon, ex-Vasco, Fluminense, Cruzeiro, Atlético, que sempre consegue descobrir espaços para deixar seus companheiros na cara do gol. A defesa é o ponto fraco do time. A zaga e os goleiros deixaram a desejar em muitos momentos.

Vitória da Conquista
Tem a força no conjunto e nos jogos dentro de casa. No Lomanto Júnior, em todo o Campeonato, foi derrotado apenas uma vez, para o Bahia, por 2 a 1, na fase de classificação. Em campo, os destaques são os atacantes Tatu e Diogo, esse com passagens frustradas por Bahia e Vitória. Além dos meias Narcízio, ex-Vitória, e Kléber. O ala Rafael também se destaca nesse time do Conquista, meia de origem, o jogador atua como um falso lateral-direito, de quem se espera apenas a função ofensiva de um lateral.

Texto publicado originalmente no Blag do Mauro Beting www.lancenet.com.br/blogs_colunistas/mauro/

Nenhum comentário: