sexta-feira, 30 de maio de 2008

Talento existe para chegar ao título olímpico

Leandro Silva

Independente da falta de uma preparação específica e das dificuldades para contar com força máxima na Olimpíada, o que não falta ao Brasil é talento. O técnico tem excelentes jogadores em todas as posições.

O problema é saber escolher as peças certas, o que pode não ocorrer, levando em consideração que um grande jornal do Rio de Janeiro divulgou uma pré-lista com 74 nomes que Dunga teria enviado ao Comitê Olímpico Internacional. Dessa lista, sairiam os 18 convocados definitivos para Pequim. A lista traz incoerências que fazem com que a sua veracidade seja posta em dúvida. Por exemplo, o lateral Marcelo, do Real Madrid, que está com a Seleção para os amistosos não aparece na lista.

A justificativa seria uma troca para que o Real liberasse o atacante Robinho. Mas o zagueiro Digão, do Milan, que tem o currículo reduzido a ser irmão de Kaká aparece na lista, em uma posição que conta com Henrique, Léo, David Luiz e Alex Silva. A justificativa para essa atitude seria uma tentativa de agradar Kaká para que ele se empenhe em buscar a sua liberação.

Opções – No ataque, Alexandre Pato e Rafael Sóbis, que estão junto com a Seleção para os amistosos, são os favoritos entre os que têm idade olímpica.
Guilherme, revelado pelo Real Salvador e artilheiro do Brasileiro pelo Cruzeiro, seria uma grande opção, mas não aparece na tal pré-lista, enquanto figuras apagadas como Pedro Oldoni e Éder Luís têm espaço.

O meio de campo é onde a concorrência é ainda maior. Diego e Anderson, que estão com a Seleção, levam vantagem se Kaká não for liberado. Diego poderia estar se preparando para a sua segunda Olimpíada, não fosse o fiasco no Pré-Olímpico. Diego Souza, do Palmeiras não aparece na lista. Ainda tem volantes de sobra também como Lucas, Arouca, Ramires, Hernanes, Charles e muitos outros.

Diego Alves se destacou no Espanhol com grandes atuações e está com o grupo que joga o amistoso de amanhã.

Renan, do Internacional, é seu maior concorrente, apesar de ainda não ter conseguido uma grande seqüencia no Inter. Este ano, quando assumiu a posição de titular, teve hepatite e ficou afastado por um tempo.
Cássio foi muito bem no sul-americano sub-20 e corre por fora. Felipe é apenas o terceiro goleiro do Santos. (L.S.)

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 30 de maio de 2008

Nenhum comentário: