sábado, 3 de maio de 2008

Mais Campeonato Baiano no blog do Mauro Beting - Falta uma rodada

Leandro Silva

postado por Mauro Beting

ESCREVE LEANDRO SILVA
Depois dos resultados da última rodada, em que o Vitória da Conquista derrotou o Vitória por 3 a 1 e o Itabuna venceu o Bahia por 3 a 0, o interior pode ter o terceiro time a reinar no Campeonato Baiano.

É o Vitória da Conquista, time que está apenas na sua segunda participação na primeira divisão do estadual, que pode alcançar o mesmo feito que apenas Fluminense, de Feira de Santana, e Colo-Colo, de Ilhéus, já tiveram.

O Bode, como é chamado o time conquistense, faz uma campanha linear desde o início da competição, principalmente em casa, onde só perdeu uma vez, para o Bahia. O time termina a competição invicto contra o Vitória, da capital, representante baiano na Série A do Brasileiro, Foram duas vitórias em Conquista e dois empates na capital.

Mas o que importa mesmo é que o Bode brigou durante toda a primeira fase ponto a ponto com o Bahia pela liderança e manteve o nível no quadrangular decisivo. Agora, se vencer o Bahia domingo em Camaçari é o campeão legítimo do Baianão. Por isso, o Vitória terá que torcer pelo eterno rival (Veja as chances de cada um).

O Vitória da Conquista, com muita seriedade, demonstra que se ficar com o torféu não será por acaso. Ao contrário de algumas zebras inexplicáveis, o Bode demonstrou organização e talento do início ao fim. Desde o trabalho do treinador Elias Borges, que está no clube desde o título da segunda divisão do Campeonato Baiano, em 2006, até a segurança de Artur, na defesa, e a qualidade dos outros maiores destaques: Rafael, Narcízio, Kléber, Tatu e Diogo.

Tatu, suspenso do jogo final contra o Bahia por ter imitado um arremesso de basquete na comemoração do gol que fez contra o Vitória em referência ao centroavante Rodrigão, marido de Hortência, se igualou, com esse gol, a Souza, do Fluminense de Feira, na artilharia do Campeonato Baiano.


Jogos restantes:
Bahia x Vitória da Conquista - Armando Oliveira, Camaçari
Vitória x Itabuna - Barradão, Salvador

Chances de cada um:
Vitória da Conquista:
Se vencer, é campeão
Se empatar, tem que torcer por um empate no outro jogo entre Vitória e Itabuna
Se perder, deixa escapar o título

Vitória:
Se vencer, precisa torcer para que o Bahia pelo menos empate com o Itabuna, ou vença por um placar que não supere o placar do Vitória por dois ou mais gols de diferença.
Se empatar ou perder, perde o título

Bahia:
Se vencer, precisa torcer para que o Vitória pelo menos empate com o Itabuna. Se o Vitória vencer, o Bahia precisa superar em dois gols de diferença o placar do Vitória. Por exemplo: Se o Vitória vencer por 1 a 0, o Bahia precisa vencer por 3 a 0.
Se empatar ou perder, perde o título

Itabuna:
Só é campeão se vencer e houver um empate entre Bahia e Vitória da Conquista

Seleção do campeonato:
Goleiro: Rodrigues - Vitória da Conquista - Foi seguro e discreto. Além de ajudar o time com suas boas reposições de bola. Principalmente, pelo que fez nos dois Ba-Vis da fase de classificação, Darci também poderia ser escalado na seleção.

Lateral-direito: Rafael - Vitória da Conquista - Fez um grande campeonato, atuando tanto na meia quanto na ala-direita. Merece uma transferência para um clube maior.

Zagueiro: Artur - Vitória da Conquista - Além de atuar bem defensivamente durante toda a competição, contribuiu com a equipe com seus potentes chutes de fora da área. Contra o Vitória, ele fez dois gols dessa forma, e mais um de cabeça. Outro que merece uma transferência para um clube maior.

Zagueiro: Marcone - Bahia - Foi um dos pilares do Bahia durante toda a grande campanha do Campeonato Baiano. Nos dois jogos que podem tirar o título do tricolor ele atuou pouco ou não atuou. Pois foi expulso no Ba-Vi quando ainda estava 0 a 0 e cumpriu suspensão contra o Itabuna.

Lateral-esquerdo: Ávine - Bahia - Ficou na reserva durante boa parte do Campeonato, mas ganhou a posição com atuações destacadíssimas no quadrangular decisivo.

Volante: Rogério - Bahia - Como volante ou zagueiro, Rogério foi um dos principais jogadores do Campeonato Baiano. Conseguiu fazer três gols no Vitória no ano e levou apenas um cartão amarelo, no último jogo, em todo o campeonato, mesmo tendo uma função defensiva.

Volante: Fausto - Bahia - Foi um dos três principais responsáveis pelo bom desempenho da defesa do Bahia no campeonato Baiano. Com liderança, bom passe e muita disposição, Fausto merece um lugar na seleção.

Meia: Kléber - Vitória da Conquista - Joga com simplicidade e muita criatividade. A lentidão atrapalha um pouco, mas compensa com passes que costumam deixar seus companheiros na cara do gol.

Meia: Elias - Bahia - Artilheiro do time no campeonato Baiano, Elias ainda se destacou por ter feito dois gols em Ba-Vis.

Atacante: Tatu - Vitória da Conquista - Artilheiro do Campeonato, Tatu não tem apenas faro de gol, mas é aquele atacante ´abusado´ que não aceita bola perdida. Merece uma transferência para um clube maior.

Atacante: Rodrigão - Vitória - O centroavante está mais pela seu bom início, com uma boa média de gols, mas não conseguiu fazer gols decisivos até o momento.

Menção honrosa para: Marquinhos e Ramon, do Vitória; Narcízio, do Vitória da Conquista; Lei e Jânio, do Itabuna; e Souza, do Fluminense de Feira.

ESCREVEU LEANDRO SILVA

Texto publicado originalmente no blag do Mauro Beting: http://www.lancenet.com.br/blogs_colunistas/mauro/

Nenhum comentário: