sexta-feira, 9 de maio de 2008

GUIA DA SÉRIE B

Leandro Silva

A Série B a cada ano que passa ganha em prestígio. Se antes era esquecida, e dificilmente era transmitida pelas TVS, desde 1997 quando Bahia e Fluminense caíram só fez crescer, principalmente com a presença dos times grandes. Na atual edição, as duas grandes locomotivas são o Corinthians, quatro vezes campeão brasileiro, e o Bahia, duas vezes campeão nacional.

Mas já passaram pela competição: Fluminense, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro e Vitória entre outros times.

Apesar do maior respeito pela Série B, o grande objetivo da competição ainda é fugir dela. Ascendendo para a elite do futebol nacional.

Pelo terceiro ano consecutivo, o regulamento será o mesmo. Com os 20 times se enfrentando em grupo único, com jogos de ida e volta, em sistema de pontos corridos.
Ao final das 38 rodadas, aquele que tiver mais pontos - ou levar vantagem nos critérios de desempate - leva o troféu. Os quatro primeiros colocados sobem para a Série A. E os quatro últimos serão rebaixados para a Série C.

Equilíbrio – A Série B se destaca também por causa do equilíbrio entre as equipes. Por isso, arriscar qualquer prognóstico é arriscado. Mas levando em consideração as tradições dos clubes e as qualidades dos elencos atuais, a briga pelo título de 2008 deve ficar entre: Bahia, Corinthians, Juventude, Paraná e Ponte Preta. Mas a luta pelo acesso deve ter ainda: Fortaleza, Criciúma, Brasiliense, São Caetano, Marília, Barueri, Vila Nova.

Outros devem lutar para se manter na Série B, como Bragantino, Avaí, Ceará, Gama, ABC: mas os principais favoritos para o rebaixamento hoje são: América de Natal, CRB e Santo André.

O América de Natal, ao contrário dos outros três times que foram rebaixados no ano passado, não parece ter condições de retornar para a primeira divisão. Está mais próximo de cair para a terceira divisão.

Nenhum comentário: