quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Os dois poderiam ter ganho - Palmeiras 1x1 Bahia

Pode parecer estranho, mas tanto o Palmeiras quanto o Bahia fizeram por merecer sair de campo esta noite, no Canindé, com um triunfo. Quando os torcedores do Bahia lembram das defesas de Marcelo Lomba, dos cortes de Titi e Paulo Miranda, das bolas na trave e dos gols desperdiçados pelos palmeirenses, devem comemorar muito o fato de terem conseguido um ponto proveniente do empate por 1 a 1. Quando recordam das chances claras despediçada por Diones, principalmente, além de Júnior e Jones, não têm como não imaginar que poderiam ter trazido os três pontos. 

O zagueiro Titi, herói tricolor na partida, estava impedido no lance do gol  de cabeça, que empatou o jogo e foi marcado 14 minutos depois do gol de Valdívia, que abriu o placar para o Palmeiras. Talvez pela primeira vez no campeonato, após ser prejudicado em vários jogos seguidos, o Bahia tenha sido beneficiado pela arbitragem. De qualquer forma, para reforçar a tese de que o empate foi um resultado justo e que os dois times mereciam o triunfo, basta ver o número de finalizações. O time baiano finalizou 18 vezes, enquanto o Palmeiras, apenas duas a menos. O que destrói a ideia de que o Palmeiras massacrou e foi parado apenas pelo goleiro Lomba, como vi em algumas análises de colegas da imprensa.

No Bahia, Júnior e Ávine estiveram muito abaixo dos seus potenciais. Por outro lado, destacaria as atuações de Titi, Paulo Miranda, Lomba, Fahel e Carlos Alberto. O camisa 19 foi responsável por alguns dos principais lances ofensivos do Bahia na partida. Uma vez deixou Diones livre, sem goleiro, na pequena área, apenas para cabecear e comemorar, mas o camisa 17 errou. Em outro lance, deixou Jones em boa condição para finalizar, mas o camisa 68, que entrou, mais uma vez, muito bem em campo, chutou em cima de Marcos. Se conseguir uma sequência maior de partidas, Carlos Alberto será muito importante para o tricolor no segundo turno, que se aproxima. 

Com o resultado, o tricolor chegou aos 20 pontos e ainda está na 13ª colocação. Para o próximo jogo, contra o Santos, o Bahia não terá nenhum desfalque por suspensão, mesmo tendo entrado em campo com quatro jogadores pendurados (Fahel, Marcelo Lomba, Marcos e Jobson). Além de Jones, que entrou na segunda etapa.

Palmeiras: Marcos, Cicinho, Henrique, Thiago Heleno e Gerley; Márcio Araújo (Chico), Marcos Assunção e Valdívia; Luan (Tinga), Kléber e Dinei (Maikon Leite).
Bahia: Marcelo Lomba, Marcos, Paulo Miranda, Titi e Ávine; Fahel, Marcone, Diones (Jones) e Carlos Alberto (Ricardinho); Jobson e Júnior (Reinaldo).

Nenhum comentário: