quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Conheça os participantes da fase de grupos da Liga dos Campeões

Nesta quinta-feira, foram sorteados os grupos da primeira fase da Liga dos Campeões da Europa. O Grupo A é o mais equilibrado, pois reuniu equipes das quatro ligas mais importantes do continente: Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha. Saiba como ficaram os grupos e conheça mais as equipes:

Grupo A
É o mais equilibrado. Bayern de Munique, Manchester City e Napoli deverão lutar, ponto a ponto, pelas duas vagas, mas não se pode esquecer do Villarreal, da Espanha.
Bayern de Munique
O Bayern ainda mantém a base da equipe vice-campeã da Liga em 2009/2010. Os destaques Robben, Ribery, Schweinsteiger, Lahm e Thomas Muller continuam, agora bem reforçados por Neuer, Rafinha e Boateng. O brasileiro Luiz Gustavo, que chegou no ano passado é um dos grandes nomes da equipe.
Time-base: Neuer, Rafinha, Jerome Boateng, Tymoschuk e Lahm; Luiz Gustavo, Schweinsteiger, Ribery, Robben; Thomas Muller e Mario Gomez. 
Manchester City
O Manchester City, enfim, conseguiu chegar à Liga dos Campeões, nesta fase milionária. Aguero, principalmente, e Nasri são grandes reforços. Se Tevez ficar e o técnico Mancini conseguir uma forma de jogar com os dois argentinos juntos, o time fica muito forte.
Time-base: Joe Hart, Micah Richards, Kompany, Lescott e Clichy; Yaya Touré, Nigel de Jong, Nasri e David Silva; Aguero e Dzeko. 
Napoli:
O Napoli não deu sorte no sorteio. Caiu em um grupo muito difícil, mas vai dar trabalho e lutar por uma das vagas graças, principalmente, ao trio ofensivo formado por Hamsik, Lavezzi e Cavani. Inler, ex-Udinese, foi a grande contratação da temporada.
Time-base: De Sanctis, Paolo Cannavaro, Campagnaro e Grava; Maggio, Gargano, Inler e Andrea Dossena; Hamsik; Lavezzi e Cavani
Villarreal:
Teria mais chances de classificação em outros grupos. É o azarão da chave, mas não deve fazer feio. Nilmar e Giuseppe Rossi continuam sendo os grandes destaques, além do goleiro Diego Lopez. O zagueiro colombiano Cristian Zapata, ex-Udinese, foi uma ótima contratação.
Time-base: Diego Lopez, Cristian Zapata, Marchena e Oriol; Bruno, Marcos Senna, Borja Valero e Cani; Camuñas, Giuseppe Rossi e Nilmar.

Grupo B
Seria um grupo mais equilibrado com a presença do Fenerbahçe, que foi substituído pelo Trabzonspor, grande candidato a lanterna da chave. A Internazionale de Milão é a grande favorita ao primeiro lugar enquanto CSKA Moscou e Lille devem brigar pela segunda vaga.
Internazionale:
A Internazionale vem mais fraca do que nas últimas temporadas, por causa da perda de seu principal atacante, Samuel Eto´o. Se contratar um jogador como Tevez ou Forlan passa novamente a ter uma equipe muito forte.
Time-base: Julio César, Maicon, Lúcio, Ranocchia e Zanetti; Thiago Motta, Cambiasso, Sneijder e Dejan Stankovic; Pandev e Pazzini.
CSKA Moscou:
O CSKA mantém uma base antiga, com destaques como Akinfeev e Vagner Love. O japonês Honda precisa superar alguns problemas de relacionamento com o treinador para jogar tudo que sabe e tornar a equipe mais forte.
Time-base: Akinfeev, Nababkin, Ignashevich, V.Berezutski e A.Berezutski; Aldonin, Honda, Tosic e Dzagoev; Vagner Love e Doumbia
Lille:
O campeão francês perdeu um de seus principais jogadores, Gervinho, mas o artilheiro do campeonato francês da temporada passada, Moussa Sow, segue ao lado de Hazard e ganha a companhia de Payet. Na defesa, o clube perdeu, ainda, Rami, que foi para o Valencia.   
Time-base: Landreau, Debuchy, Basa, Chedjou e Beria; Balmont, Mavuba e Pedretti; Payet, Moussa Sow e  Hazard. 
Trabzonspor:
Depois de ser eliminado ao perder para o Benfica, ganhou a vaga direta na fase de grupos com a eliminação do Fenerbahçe, campeão turco. Não deve complicar a vida dos outros concorrentes da chave.
Time-base: Zengin; Serkan, Giray, Glowacki e Celutska; Colman, Didier Zokora, Alanzinho e Mierzejewski; Paulo Henrique e Halil Altintop

Grupo C
Manchester United, atual vice-campeão, e Benfica não deverão ter dificuldades para superar Basel e Otelul. O Manchester é o favorito ao primeiro lugar da chave.
Manchester United
Atual vice-campeão, o Manchester perdeu a experiência e a qualidade de Van der Sar e Scholes, aposentados, mas conta com a qualidade e a juventude de jogadores como Cleverley, Nani, Ashley Young e Hernandez, além de Wayne Rooney, que recuperou o bom futebol na temporada passada.
Time-base: De Gea, Rafael, Rio Ferdinand, Vidic e Evra; Cleverley, Anderson, Nani e Ashley Young; Hernandez e Rooney.
Benfica
O time do Benfica ainda conta com grandes jogadores como Oscar Cardozo, Saviola, Aimar e Maxi Pereira. Deve ficar com uma das vagas do grupo.
Time-base: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay e Capdevilla (Emerson); Javi Garcia, Gaitan e Aimar; Nolito, Saviola e Oscar Cardozo.
Basel
Favorito para ficar com a vaga na Liga Europa, o Basel tem jogadores experientes como Streller e Alexander Frei.
Time-base: Sommer,Ajeti, Abraham, Radoslav Kovac e Dragovic; Cabral, Huggel, Chipperfield e Yapi Yapo;Streller e Frei
Otelul Galati
Grande candidato à lanterna do grupo.

Time-base: Branet, Rapa, Zoran Ljubinković, Benga e Sarghi;  Paraschiv, Filip, Iorga, Ibeh; Daniel Chavez e Punoševac
 
Grupo D
O Real Madrid é o grande favorito ao primeiro lugar do grupo. Lyon e Ajax devem disputar a segunda colocação, com favoritismo para os franceses. O Dinamo Zagreb não deve ameaçar os concorrentes.
Real Madrid
O Real Madrid, semifinalista na temporada passada, manteve grande parte do time, sem perdas significativas e ainda ganhou reforços como Sahin e Fabio Coentrão. É um dos favoritos ao título da competição.
Time-base: Casillas, Sergio Ramos, Ricardo Carvalho, Pepe e Fabio Coentrão; Xabi Alonso, Khedira, Özil e Di Maria; Cristiano Ronaldo e Higuain.
Lyon
O Lyon de hoje lembra muito pouco aquela equipe quase imbatível em soo francês e que fazia boas campanhas na Liga dos Campeões, principalmente na fase de grupos, que contava com Juninho Pernambucano. Ainda assim, o time francês tem condições de passar de fase. O time ainda conta com o futebol dos brasileiros Cris, Michel Bastos e Ederson.

Time-base: Lloris, Reveillere, Lovren, Cris e Cissokho; Kim Kallstrom, Pjanic, Gourcouff e Michel Bastos; Gomis e Lisandro Lopez
Ajax
O Ajax perdeu Luis Suarez e o goleiro Stekelenburg e grande parte da sua força. O lateral Van der Wiel é um dos nomes interessantes da equipe.

Time-base: Vermeer, Van der Wiel, Ooijer, Vertonghen e Anita; Enoh,  Lodeiro, Eriksen,  Theo Janssen; Sulejmani e El Hamdaoui
Dinamo Zagreb
O time do brasileiro Sammir é a grande zebra da chave. 
Time-base: Kelava, Luis Ibañez, Tonel, Vrsalijko e Vida; Jerko Leko, Badelj, Kovacic e Sammir; Rukavina e Krstanovic.

Grupo E
O Chelsea é o favorito ao primeiro lugar da chave, enquanto Valencia e Bayer Leverkusen deverão brigar pela segunda colocação. O Genk, da Bélgica, deve apenas fazer figuração.
Chelsea:
O Chelsea não tem mais a mesma força de antes. É um time bastante previsível por muitas vezes, mas continua tendo grandes jogadores como Drogba, Fernando Torres e Lampard. Precisa encontrar novas formas de jogar e conciliar interesses de jogadores co muito nome.
Time-base: Cech, Bosingwa, Alex (David Luiz), John Terry e Ashley Cole; Ramires, Lampard, Juan Mata, Malouda; Drogba e Fernando Torres.
Valencia
O time espanhol deve travar um duelo interessante com o Bayer Leverkusen pela seguda vaga da chave. O goleiro Diego Alves foi uma ótima contratação, que fortalece a equipe para a temporada. Assim com a chegada de Sergio Canales, que busca mais espaço depois da saída do Real Madrid. Se embalar, Jonas levará perigo aos adversários.

Time-base: Diego Alves, Miguel, Maduro, Rami e Dealbert; Albelda, Banega, Sergio Canales e Pablo Hernandez; Jonas e Soldado.
Bayer Leverkusen
O Bayer perdeu uma peça muito importante que era o chileno Arturo Vidal, mas agora conta com um dos grandes nomes da nova geração alemã, o atacante Schurrle, que foi muito bem na temporada passada no Mainz.
Time-base: Adler, Gonzalo Castro, Reinhartz, Friedrich e Kadlec; Bender, Ballack, Simon Rolfes e Renato Augusto; Schurrle e Kiessling.
Genk
Deve apenas participar, sem representar ameaça para as outras equipes da chave.
Time-base: Koteles, Vanden Borren, Joneleit, José Nadson e Ngcongca; Hubert, Tozser, Nwanganga e Pudil; Buffel e Vossen

Grupo F
É um grupo bem equilibrado. O Borussia Dortmund, atual campeão alemão, é o principal favorito, mas a briga deve ser boa com, principalmente, Arsenal e Olympique de Marseille. O Olympiakos, da Grécia, é a zebra, mas pode aprontar.
Borussia Dortmund
O atual campeão alemão deveria ser a equipe mais fraca do grupo, pois saiu do pote 4. No entanto, parece ser o grande favorito a uma das vagas, embora saiba que terá dificuldades contra Arsenal e Olympique. O time perdeu Nuri Sahin, mas manteve destaques como Mario Götze, Kagawa e Lucas Barrios. 
Time-base: Weindenfeller, Piszczek, Subotic, Hummels e Schmelzer; Bender, Gundogan, Goskreutz e Mario Götze; Kagawa e Lucas Barrios.
Arsenal
O time inglês teve dificuldades para chegar à fase de grupos, as conseguiu superar a grande equipe da Udinese. Pegou uma chave equilibrada, mas tem condições de seguir em frente, mesmo após as saídas de Fábregas e Nasri.
Time-base: Szczesny, Sagna, Koscielny, Vermaelen e Carl Jenkinson; Song, Wilshere, Rosicky; Gervinho,  Walcott e Van Persie
Olympique de Marseille
O time francês caiu em um grupo complicado. A briga deve ser boa e tem chances de seguir. Andre Ayew é um dos destaques.

Time-base: Mandanda, Azpilicueta, Nkoulou, Diawara e Fanni; Alou Diarra, Lucho Gonzales, Kabore, Valbuena; Andre Ayew e Gignac.
Olympiakos
O time grego é a zebra da chave. Tem alguns nomes conhecidos como Mellberg, Riera, Yeste, Ibagaza e Pantelic.
Time-base: Constanzo, Marcano, Mellberg, Modestó, Torosidis; Moises Hurtado, Fuster, Yeste e Riera; Ibagaza e Pantelic

Grupo G
Se repetir o desempenho da temporada passada, o Porto é o favorito para o primeiro lugar da chave. O Shakhtar seria o favorito para ficar com a outra vaga, enquanto o Zenit correria por fora. O Apoel deve apenas assistir à disputa dos outros.
Porto
Sem Falcao Garcia, e com Hulk assumindo, cada vez mas, o papel de protagonista, o Porto tentará repetir o grande futebol que levou ao título da Liga Europa. É favorito para passar de fase.

Time-base: Hélton, Sapunaru, Otamendi, Rolando e Fucile; Souza, João Moutinho e Guarin; Varela, Hulk e Kléber
Shakhtar Donetsk
O Shakhtar fez uma ótima campanha na Liga dos Campeões passada e tenta agora repetir a dose ou alçar voos mais altos, mantendo a base.O time conta com muitos talentos brasileiros do meio para a frente, como Jadson, Fernandinho, Willian, Dentinho, Eduardo da Silva, Douglas Costa, Alex Teixeira, Alan Patrick, Luiz Adriano, além do boliviano Marcelo Moreno que já defendeu a seleção brasileira de base e já jogou no Vitória e no Cruzeiro.
Time-base: Pyatov, Shevchuk, Hübschman, Chygrynskiy e Rat;  Srna, Jadson, Fernandinho e Willian; Dentinho e Eduardo da Silva
Zenit
Tem que jogar muita bola e torcer para Porto e Shakhtar não repetirem o desempenho da temporada 2010/2011. Tem nomes conhecidos com Bruno Alves, Criscito, Danny Miguel e Rosina.
Time-base: Malafeev, Anyukov, Bruno Alves, Lombaerts e Criscito; Denisov, Zyryanov, Danny Miguel e Rosina; Kerzhakov e Bukharov
Apoel
Deve apenas cumprir tabela.
Time-base: Chiotis, Poursaitides, Nuno Morais, William Boaventura e Paulo Jorge; Charalambides, Hélio Pinto, Manduca e Marcinho; Esteban Solari e Aílton.

Grupo H
A chave reúne Barcelona e Milan. Bastava que um dos outros dois concorrentes tivesse alguma qualidade para transformar o grupo em um dos mais equilibrados, mas os adversários dos gigantes serão o Bate e  Viktoria Plzen
Barcelona
Atual campeão, o Barcelona entra na atual temporada tão favorito quanto na passada. O time não perdeu nenhum titular e ainda ganhou reforços como Fábregas e Alexis Sanchez, além do crescimento de Thiago Alcântara durante a pré-temporada.
Time-base: Valdés, Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal; Busquets, Xavi e Iniesta; Messi, Pedro e David Villa.
Milan
O atual campeão italiano deverá lutar com o Barcelona pelo primeiro lugar da chave, embora seja zebra nessa disputa. O time contratou pouco, mas se reforçou bem com as chegadas de Mexés e Taiwo. Robinho deverá seguir sendo um jogador muito útil para o time que irá depender, mais uma vez, dos gols de Ibrahimovic.
Time-base:Abiatti, Zambrotta, Nesta, Thiago Silva e Taiwo; Van Bommel, Kevin Prince Boateng, Seedorf; Cassano, Pato e Ibrahimovic.
Viktoria Plzen
Figurante, é favorito para ficar com a vaga na Liga Europa
Time-base: Marek Cech, Limbersky, Sevinsky, Bystron e Cisovsky; Pilar, Horvath, Petrzela, Jiracek; Duris e Bakos.
Bate
Grande azarão do grupo. Pode tentar superar o Plzen na luta por uma vaga na Liga Europa.
Time-base: Gutor, Simic, Yurevich, Filipenko e Shitov; Likhtarovic, Patotsi, Kontsevan, Rudik e Renan Bressan; Rodionov.

Nenhum comentário: