domingo, 6 de maio de 2012

Equilíbrio leva definição para Pituaçu

O equilíbrio no primeiro Ba-Vi da decisão culminou em um jogo sem gols, que deixa a definição do campeonato para o próximo domingo, em Pituaçu. Com isso, o Bahia manteve a vantagem de um novo empate para ficar com o título. A impressão dada é de que o Vitória jogou tudo que pôde e que o tricolor levou muito a sério a lógica de só ir na boa, para não correr riscos.

A postura mais cautelosa foi denunciada logo na escalação da equipe, com três volantes e apenas um atacante. Mas esse não pareceu ser o maior erro de Falcão. A entrada de Zé Roberto e a ausência de Morais atrapalhou o desenvolvimento do time. Gabriel acabava sendo a única opção para auxiliar Souza, mas abusou do individualismo. Peças fundamentais na classificação para a Copa Sul-americana, Marcelo Lomba, Titi e Fahel foram destaques na partida, assim como Rafael Donato, Diones e Hélder. O lateral Madson também fez uma ótima partida.

Vander, que entrou no lugar de Zé Roberto, deu mais movimentação à equipe tricolor, e levou muito mais perigo ao gol rubro-negro. Passou perto de decidir o jogo e se consagrar com um golaço. Depois de carregar a bola de intermediária a intermediária, mandou uma bomba, que passou rente à trave rubro-negra. Por muito pouco.

Pelo lado do Vitória, o goleiro Douglas foi muito bem também. Wellington Saci também foi fundamental na marcação. Ainda teve que encarar a dupla Gabriel e Madson, melhores opções ofensivas do Bahia. Foram vários desarmes providenciais. Uelliton foi o mesmo guerreiro de sempre. Mas o melhor rubro-negro na partida foi Tartá. Foi quem mais levou perigo à meta tricolor.

Destaque também para a arbitragem de Marcelo de Lima Henrique. Erros simples aconteceram, mas talvez tenha sido a única arbitragem que não alterou o placar, prejudicando ao Bahia em partidas decisivas contra o Vitória em Campeonatos Baianos nos últimos anos. O ideal é que o trio de arbitragem fosse repetido em Pituaçu. Impossível por causa da exigência de sorteio. Ele deveria, pelo menos, estar relacionado para o próximo sorteio. Ou seria sonhar demais?

Vitória 0x0 Bahia
Vitória: Douglas, Léo (Romário), Victor Ramos, Rodrigo e Wellington Saci; Michel (Rodrigo Mancha), Uelliton, Pedro Ken, Geovanni (Dinei); Tartá e Neto Baiano.
Bahia: Marcelo Lomba, Madson, Rafael Donato, Titi e Gerley; Fahel, Diones (Danny Morais) e Hélder; Gabriel (Magno) e Zé Roberto (Vander); Souza.

Nenhum comentário: