segunda-feira, 18 de junho de 2007

Los Reyes de España

Leandro Silva

Os torcedores do Real Madrid são os Reis da Espanha, já que o seu clube tem o maior número de títulos no país. Mas desde a última conquista, na temporada 2002/2003, os merengues viram o Valencia campeão e seu maior rival, Barcelona, conquistar o bi.

A reconquista do trono aconteceu ontem. O time terminou com os mesmos 76 pontos do Barça, mas levou vantagem no confronto direto. Se o primeiro critério de desempate fosse o maior número de vitórias, os merengues também levariam vantagem, por uma vitória a mais. Caso fosse o saldo de gols, os torcedores do Barcelona estariam comemorando, pois tiveram 19 gols a mais de saldo. Fruto do melhor ataque e melhor defesa da Liga Espanhola.

Emoção – A rodada foi eletrizante. No início da partida, Varela, do Mallorca, abriu o marcador contra o Real, e logo em seguida, o capitão do Barça, Puyol, fez o gol contra o Gimnàstic.
As coisas complicaram demais para os galácticos aos 30 minutos, quando perderam o seu artilheiro Nistelrooy por contusão. Para piorar, o argentino Messi ampliou para o Barcelona, e Ronaldinho, de falta, marcou seu 21° gol na Liga. O Barcelona continuou esbanjando bom futebol e Messi fez o quarto. No Bernabéu, sobrava drama.

Herói – Aos 20 minutos, o inglês David Beckham se despediu do Real, ao ser substituído por Reyes, e o jogador mostrou ter estrela. Em sua primeira participação, empatou a partida.
A partir daí, o Real sobrou no jogo. Robinho disparou um chute perigoso que parou na linda defesa de Moyá, o goleiro com nome de tenista, que teve atuação destacada. Mas no escanteio, não houve jeito. O malinês Diarra, que assim como Robinho, não se apresentou à sua seleção, marcou de cabeça, aos 34 minutos. E aos 38, foi a vez de Reyes marcar um golaço.

Rebaixamento – O Athletic Bilbao manteve a escrita de ser o único clube, além de Real Madrid e Barcelona, que jamais amargou uma queda para a segundona.
A disputa para não fazer companhia ao Gimnàstic na próxima temporada foi acirrada.
A Real Sociedad empatou com o Valencia e caiu. O Celta venceu o Getafe por 2 a 1 e estava escapando. Mas o brasileiro Edu, ex-jogador do clube, marcou os dois gols do Betis, contra o Racing, que livraram o clube do rebaixamento.
Matéria originalmente publicada no jornal A Tarde de 18/06/2007

Um comentário:

Arthur Virgílio disse...

O Reyes foi envolvido em uma negociação com o Júlio Baptista. Parece que a aposta do Real deu cero.