segunda-feira, 11 de junho de 2007

Título esteve na mão

Leandro Silva

A penúltima rodada do Campeonato Espanhol foi encerrada ontem, com dois jogos. Mas todos os fatos mais importantes aconteceram no sábado. O título que já pulou de mão em mão durante toda a Liga teve mais uma oportunidade de mudar de mãos. Barcelona e Sevilla não aproveitaram o tropeço do Real Madrid, que empatou com o Zaragoza em 2 a 2. O Sevilla deu mais uma amarelada e empatou com o Mallorca.

O título esteve literalmente na mão do Barcelona, depois de dois gols do argentino Lionel Messi no clássico local contra o Espanyol. O Real perdia seu jogo, e o Barcelona vencia. Se a situação se mantivesse assim, um empate na última rodada, contra o rebaixado Gimnastic, bastaria ao Barça para conquistar o título, mas, em um intervalo de apenas 18 segundos, tudo mudou. O Real conseguiu empatar com o Zaragoza com um gol de Nistelrooy no finalzinho da partida, e o Barcelona cedeu o empate.

Herdeiro – O meia Diego Maradona é o maior ídolo da história do futebol argentino e desde a sua aposentadoria, os torcedores argentinos, carentes, passaram a eleger vários possíveis herdeiros de Maradona: Riquelme, Aimar, Gallardo, Ortega, todos estes meias já tiveram seus momentos de ´Novo Maradona´.

Mas tal qual um jovem pintor que se espelha em um grande mestre consagrado, Lionel Messi já conseguiu, só esse ano, copiar duas das mais famosas obras de Maradona. O jovem aprendiz ainda não era nascido quando o mestre marcou os dois gols contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986. Nasceu no ano seguinte.

No dia 18 de abril, Messi realizou a sua primeira cópia. Na partida de ida da semifinal da Copa do Rei, contra o Getafe, ele driblou cinco adversários incluindo o goleiro e marcou um golaço.

O outro gol inesquecível de Maradona naquela partida foi marcado, segundo ele, com a mão de Deus. Messi também teve o seu momento de jogador de vôlei contra o Espanyol, no último sábado e marcou o primeiro gol do Barcelona com a mão.

E não pára por aí. A comparação entre os dois é cada vez mais inevitável. Os dois conquistaram o Mundial sub-20 e trocaram a Argentina pelo Barcelona.

Nenhum comentário: