quarta-feira, 20 de junho de 2007

Totti e a Chuteira de Ouro

Leandro Silva

A sua posição originalmente não teria como função primordial balançar as redes, e sim proporcionar passes para que os seus companheiros marcarem. Mas na atual temporada, o meia italiano, da Roma, Totti inverteu os papéis e balançou as redes 26 vezes. Conquistou a Chuteira de Ouro da Europa, superando os especialistas da função de matador. Nas duas últimas rodadas, precisava marcar 4 gols contra Cagliari e Messina para passar Afonso, e conseguiu. Foram dois gols em cada um dos jogos.

O capitano é um verdadeiro símbolo do clube da capital, único que já defendeu na carreira, desde a sua primeira chance na equipe principal com apenas 16 anos. Virou capitão em 99, quando Aldair lhe passou a braçadeira.

O Prêmio- Desde a temporada 1968/1969, a Chuteira é dada ao maior goleador da temporada no continente europeu. Mas a partir de 1996/1997, a ESM (European Sports Magazines) passou a organizar a premiação e mudou o regulamento. Passou a atribuir valores diferentes para os gols marcados em cada uma das ligas nacionais.

A diferença de peso dos gols varia de acordo com o ranking da Uefa. O mesmo utilizado para definir quantas vagas cada liga terá nas competições européias.
Valem dois pontos, apenas os gols marcados na Espanha, Itália, Alemanha, França e Inglaterra, os cinco primeiros do Ranking.

Mais gols- Na temporada 1999/2000, o atacante Jardel, com a camisa do Porto, marcou 8 gols a mais que Kevin Phillips do Sunderland. Porém, em decorrência do maior peso para os gols marcados na Liga Inglesa, o brasileiro ficou descalço da Chuteira.

Dois brasileiros passaram pela mesma situação na atual temporada. Afonso Alves, do Heerenveen da Holanda, chegou à seleção brasileira graças ao fato de estar liderando a Chuteira de Ouro, mas acabou sendo ultrapassado por Totti, na última rodada do Italiano, e acabou ficando com a Chuteira de Prata, mesmo tendo marcado, assim como Jardel, 8 gols a mais. Os gols na Liga Holandesa valem 1,5 pontos. Pior ainda, para o atacante Eduardo da Silva, brasileiro do Dínamo Zagreb que defende a seleção da Croácia. Ele marcou o mesmo número de gols de Afonso, mas os gols na Liga Croata valem ainda menos, apenas 1 ponto. Com isso, ele figura apenas na 16ª colocação do prêmio.

Quase– O holandês Nistelrooy era tido como acabado para o futebol após perder a posição de titular no Manchester United e na seleção holandesa. Mas o atacante se encaixou bem no Real Madrid e esteve muito próximo de superar Totti na liderança da Chuteira.

Chegou à ultima partida precisando de um gol para empatar com o italiano, ou dois para superá-lo, mas aos 30 minutos do jogo contra o Mallorca teve que deixar o campo, e o sonho, por causa de uma contusão. Por causa disso, terminou com a Chuteira de Bronze. O site da Liga Espanhola, dá 26 gols para o holandês, mas a Uefa reconheceu apenas 25.

Outros brasileiros- Ronaldinho Gaúcho surpreendeu na atual temporada, apesar das críticas ao seu futebol, jamais o craque fez tantos gols em uma temporada. Foram 21, que valeram a quinta colocação da Chuteira de Ouro. Kaká foi artilheiro da Liga dos Campeões, mas no Campeonato Italiano conseguiu marcar apenas 8 gols, e não aparece nem entre os 45 primeiros.

Matéria originalmente publicada no Jornal A Tarde de 20/6/2007

Nenhum comentário: