terça-feira, 1 de abril de 2008

Bahia: Melhor defesa sustenta a liderança


Leandro Silva

Os números atestam que o Bahia deveria ser considerado o maior favorito para o título de Campeão Baiano de 2008. O que enfraquece a euforia da torcida é a trajetória do time nos últimos anos e a seca de títulos que deixa o torcedor sempre desconfiado.

Se desde o ano 2000 o Bahia não chegava à fase final com a melhor campanha no Estadual, conseguiu isso em competições nacionais como a Série B de 2004 e a Série C do ano passado e de 2006. Nas três ocasiões, o tricolor ficou sem o título.
A campanha do Bahia na primeira fase de 2008 supera a do ano anterior apenas em dois gols de saldo, ficando empatada nos critérios de desempate.

O ponto forte do tricolor é notoriamente o seu setor defensivo, que levou apenas 13 gols em 22 rodadas do campeonato. Durante nove partidas, o goleiro Darci saiu sem buscar uma bola sequer no fundo de suas redes. Ele levou 11 em 20 jogos. Fabiano sofreu dois gols em dois jogos.

Nenhum time conseguiu fazer mais de um tento na mesma partida contra o Bahia, que tem a segurança de Alison, Rogério e Marcone, e o apoio de Fausto, que formam a melhor defesa da primeira fase com uma folga de nove gols para a segunda.

Poder de fogo – Enquanto isso, o setor ofensivo só supera o do Itabuna entre os finalistas. São 38 gols marcados. E os atacantes com mais gols – Pantico e Didi – têm apenas quatro.

Abrindo espaço para o meia Elias. Ele teve que fazer as vezes de dublê de artilheiro e marcou nove na primeira fase. A esperança para acabar com os problemas ofensivos é o atacante Cristiano, que estreou marcando contra o Juazeiro.

Local de jogo – No Armandão, o Bahia se sentiu bem a vontade e venceu seis das sete partidas disputadas no local. Apenas um empate contra o Feirense impediu a condição de 100% de aproveitamento em Camaçari.

No Jóia da Princesa, em Feira de Santana, o Bahia venceu quatro vezes e empatou outras três. Invicto como mandante, o Bahia tem o segundo melhor retrospecto entre os finalistas. Como visitante, tem o melhor desempenho, ao lado do Vitória.

Time-base –Darci, Marcone, Alison e Rogério; Fábio, Fausto, Ananias, Elias e Adilson; Cristiano e Didi. (L.S.)

Matéria publicada originalmente na edição do Jornal A Tarde do dia 1º de abril de 2008

Nenhum comentário: