terça-feira, 1 de abril de 2008

Vitória: Primeira fase para ser esquecida

Leandro Silva

O Vitória deve comemorar o fato de que tudo recomeça do zero na fase final, porque a primeira fase do Leão este ano deveria ser esquecida, justamente na temporada da volta para a Série A.

Está certo que desde o início foi dito que o Baiano serviria apenas de laboratório para o Brasileiro. O problema é que a impressão que se tem é de que a primeira fase não serviu nem como laboratório. Parece que o Vitória jogou três meses do ano fora.
Apesar de tudo isso, o Leão chega em igualdade de condições com o tricolor e tem todas as chances de ficar com o bicampeonato estadual.

O que o torcedor do Vitória pode se orgulhar é da artilharia da equipe, que fez 50 gols. Foi o time que mais balançou as redes adversárias. Inclusive, em nove jogos, o rubro-negro fez pelo menos três gols. Chegou a fazer até seis gols na mesma partida, contra o Itabuna, primeiro adversário da equipe no quadrangular.

Solidários – A impressão que se tem é de que, no Vitória, não tem fominha. Porque 18 jogadores foram responsáveis pelos 50 gols do time. O artilheiro entre o elenco que vai para o quadrangular é o zagueiro Marcelo Batatais, que fez cinco gols. O goleador do time ainda é o atacante Índio, que já deixou o clube.
A saída de um artilheiro seria preocupante se o atacante em questão não tivesse perdido a condição de titular e não estivesse com moral tão baixa assim com a torcida.

Outro ponto positivo a ser ressaltado no Vitória é o desempenho como visitante, que é o melhor entre os finalistas, empatado com o Bahia.

Fraquezas – Por outro lado, o outrora temido Barradão não funcionou como um caldeirão na primeira fase e a torcida saiu na bronca cinco vezes. Com três empates e duas derrotas. É o pior desempenho entre os quatro finalistas em seus domínios.

Outro motivo de preocupação é o retrospecto no confronto direto contra os finalistas. O Leão venceu apenas o Itabuna.

Time-base – Ney, Alex Santos (Leumir), Marcelo Batatais, Anderson Martins e Gustavo; Vanderson, Bida, Jackson e Ramon; Michel e Rodrigão. (L.S.)
Matéria publicada originalmente na edição do Jornal A Tarde do dia 1º de abril de 2008

Nenhum comentário: