quinta-feira, 5 de junho de 2008

EURO 2008 - A chave mais brasileira

Leandro Silva

O Grupo A deve ser marcado pelo equilíbrio. É a chave com mais brasileiros na competição. Nele, está a dona da casa com maiores chances de superar a primeira fase da competição, a Suíça, que deve brigar com República Tcheca e Turquia por uma segunda vaga ao lado do grande favorito do grupo, Portugal. Os lusos esperam subir um degrau com relação à última Euro, quando ficaram com o vice-campeonato em casa. E grande parte do otimismo com relação a uma boa campanha se deve à presença da maior estrela do futebol mundial atualmente: Cristiano Ronaldo.

O português, que está gastando a bola em 2008, tem a chance de unificar os títulos do Velho Continente, de clubes e seleções. O ponto fraco de Portugal é a falta de um centroavante de alto nível. Nuno Gomes, Hugo Almeida e Postiga não convencem.

A Suíça leva uma grande vantagem frente aos adversários por causa do apoio da torcida. O time chamou a atenção na Copa do Mundo da Alemanha por sair da competição sem sofrer um único gol, mas o guardião da meta mudou. O veterano Zuberbuhler foi convocado, mas perdeu a posição para Benaglio, que se destacou no Campeonato Alemão deste ano. O meia Inler e o atacante Frei são as esperanças ofensivas. Na defesa, Senderos, Djourou e Magnin se destacam.

A República Tcheca chega mais fraca que nas últimas competições. As ausências de Rosicky, machucado, e Nedved, aposentado da seleção, acabam com o meio de campo tcheco. Cech no gol e Koller, no ataque são as armas do mago Karel Brückner para tentar uma vaga.

Já a Turquia ainda tem alguns remanescentes da equipe que disputou a semifinal da Copa de 2002 contra o Brasil. Nihat é a principal arma ofensiva. O time ainda conta com o volante brasileiro Mehmet Aurélio.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 6 de junho de 2008

Nenhum comentário: