quarta-feira, 4 de junho de 2008

Ping-pong com Arturzinho - técnico do Bahia

A TARDE Você estava assistindo aos jogos do Bahia na Série B?
Arturzinho Eu assisti um jogo diante do Santo André que o Bahia perdeu de 2 a 0. Assisti partes. Não assisti todos, não. Eu assinei os jogos dos Campeonatos da Série A e da Série B, mas tinha sábado que eu estava trabalhando lá no Centro Esportivo e não deu para acompanhar totalmente. Mas estou sempre em contato com as pessoas da Bahia e sei mais ou menos o que está ocorrendo.

ATEC Do grupo que está aí, você conhece praticamente todos. Dos novos jogadores que não estavam no ano passado, quem você conhece?
Arturzinho De futebol, a gente conece todo mundo. Mas trabalhar junto com alguns é a primeira vez. Já estamos analisando o comportamento deles tanto em termos individuais quanto coletivos. Comportamento disciplinar e um comportamento que acho importantíssimo que é a postura de um jogador que tem que atuar no Bahia. Tem que ter uma personalidade muito forte, tem que se impôr e tem que jogar em alto nível.

ATEC Com pouco tempo para armar a equipe para a próxima partida, você pretende priorizar a base que você montou ou o time que o técnico Paulo Comelli vinha escalando?
Arturzinho Um pouco de tudo. É óbvio que a gente não vai desmanchar o que o Comelli fez, até porque já vinha com o grupo treinando e jogando a maior parte dos jogos. Mas como eu já conhecia o grupo anteriormente e tem alguns jogadores que eu confio e que eu acho que poderão nos ajudar nesse início, vamos fazer algumas mudanças porque é importante que a gente dê uma sacudida no grupo e motive eles para esses jogos.

ATEC Esse é o caso de Emerson Cris?
Arturzinho Com certeza. Um jogador que era capitão da nossa equipe, que fez uma ótima Série C e que não estava sendo aproveitado. Como eu confio nesse atleta, ele vai retornar à equipe. Se ele não voltar a jogar o que vinha jogando na Série C, vai ser preterido por nós.

ATEC Com relação a Reinaldo Aleluia, ele estava afastado pela diretoria, só aguardando propostas. Como fica a situação dele?
Arturzinho A diretoria vai solucionar o problema dele. Quando eu cheguei, as coisas já estavam definidas. Não vou solucionar esse problema porque não é o caso de opinar porque a situação já estava definida.

ATEC E você pensa em utilizar esse jogador?
Arturzinho Muito difícil.

ATEC Qual o real objetivo do Bahia, na sua opinião? Subir ou se manter na Série B?
Arturzinho Subir. O Bahia sempre trabalha almejando o máximo e este é o objetivo pelo qual eu vim. Se eu não acreditasse na possibilidade de ascensão, eu não viria. Até porque eu sempre penso no máximo. Quem sabe, além de postular as quatro primeiras vagas, a gente possa também brigar pelo título. Até porque o campeonato é longo e se começarmos a pontuar, podemos chegar ao final brigando até pela competição.

ATEC Com relação ao lateral-direito Fábio, o contrato dele está para encerrar e o Bahia acabou de contratar o Tiago Maciel. Você pretende pedir que a diretoria renove o contrato dele, ou não?
Arturzinho Vamos analisar. É um jogador que parece que teve uma boa participação quando atuou. Tá machucado. Primeiro tem que se recuperar clinicamente para depois nós analisarmos qual será a posição definitiva da comissão técnica.

ATEC Você já chegou a pedir algum reforço?
Arturzinho Nós tivemos uma reunião, já vimos algumas carências. Já repassamos para a diretoria e acho que com boa vontade de todos, nós poderemos reforçar o grupo.

ATEC Boa parte da torcida não aprova a sua volta e a saída de Comelli. Você teme que a pressão se torne insustentável no caso de uma possível derrota do tricolor em Criciúma?
Arturzinho Pelo que eu vi, o torcedor estava chateado com os atletas e com os resultados. Com a minha presença, não. Até porque fiz o melhor possível no Bahia. São números que dizem por si só. Em relação a questionar ou não, a gente sabe que não existe unanimidade. E a gente sabe também que tem alguns problemas pessoais aqui que não vão ser solucionados nunca. (risos)

ATEC Uma das maiores críticas é que você mexe demais no time. Isso ocorre por causa dos problemas ou é uma característica sua?
Arturzinho É uma característica nossa. Eu não gosto de titularidade absoluta, mas se as pessoas perceberem, eu digo para você o time que jogou o ano passado e você vai saber de cor porque a base sempre fica. Quando há uma má fase desse ou daquele atleta, a gente tira. Mas se você analisar a Série C, você vai escalar meu time todinho com uma ou duas peças sendo trocadas. Era o Márcio, Carlos Alberto, Alison, Rogério, Adilson, Fausto, Emerson Cris, Ávine, Elias e o Nonato (esqueceu de Moré). Então, eu não mudo tanto assimo. É porque as pessoas gostam de criar alguma celeuma sem ter subsídios concretos.

Nenhum comentário: