quinta-feira, 5 de junho de 2008

EURO 2008 - A Fúria contra uma nova zebra

Leandro Silva

O Grupo D é o da atual campeã Grécia, mas a Espanha pinta como maior força. Os gregos parecem em desvantagem para lutar por uma segunda vaga com suecos e russos.

Já virou tradição, a cada competição que se inicia, a Espanha parece estar com a seleção mais forte da sua história e o grupo atual passa a mesma sensação. Contando com destaques do nível dos meio-campistas Cesc Fábregas, do Arsenal; Xavi, do Barcelona, e David Silva, do Valencia, e atacantes como David Villa, do Valencia, e Fernando Torres, do Liverpool, a Fúria tem a chance de acabar com o estigma de amarelar nas grandes competições e reeditar a Euro de 1964, quando ficou com o título.

O poder ofensivo ainda é amparado por um grande goleiro: Iker Casillas, do Real Madrid. A zaga com Puyol e Marchena é questionável, mas o primeiro costuma contagiar o grupo com a sua garra.

Já a Suécia tem uma equipe consistente e amparada em um dos maiores destaques individuais do Velho Continente: o grandalhão Ibrahimovic, da Internazionale, considerado como responsável direto pelo tricampeonato nacional de seu clube. Os suecos ainda terão a presença do veterano Larson.

A Rússia chega a Euro, surpreendentemente, cheia de moral por dois motivos: ter conseguido se classificar, deixando a Inglaterra para trás, e pelo título da Copa da Uefa conquistado pelo Zenit, que fornece alguns destaques como Anyukov, Arshavin e Progrbnyak. O goleiro Afinkeev, do CSKA é outro destaque.

A Grécia precisa que aconteça outra grande zebra para conseguir chegar longe novamente este ano. O atacante Charisteas, que marcou o gol do título, permanece no comando do ataque grego. Karagounis e Katsouranis se destacam no meio.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 6 de junho de 2008

Nenhum comentário: