quinta-feira, 5 de junho de 2008

EURO 2008 - O verdadeiro grupo da morte

Leandro Silva

Jamais, em uma fase de grupos de uma grande competição, alguma equipe deve ter “reclamado” tanto da sorte com o resultado de um sorteio quanto a Romênia. Afinal o que dizer de cair no mesmo grupo que Itália, França e Holanda? Pedreira pura. Este é um incontestável Grupo da Morte e os dois sobreviventes devem seguir muito fortes na competição. É complicado eleger favoritos, mas Itália e França, que decidiram a última Copa do Mundo levam alguma vantagem.

A Itália tem desfalques do nível de Cannavaro e Totti que enfraquecem a equipe. O técnico Donadoni, no entanto, tem à sua disposição inúmeras armas como o veterano Del Piero, que fez um grande Campeonato Italiano pela Juventus, e Luca Toni, um dos melhores centroavantes de área do futebol atual. Di Natale, da Udinese, em ótima fase, é outro destaque, mas não pareceu prudente abrir mão do talismã Filipo Inzaghi.

A defesa perde em qualidade individual com a saída de Cannavaro, cortado para a entrada de Gamberini, mas deve manter a tradição de dar muito trabalho para os ataques adversários.

A França vai para a primeira grande competição pós-Zidane e tenta provar que vai conseguir sobreviver em alto nível sem o antigo maestro.

Thierry Henry permanece como maior destaque ofensivo da equipe, mas o jovem Karim Benzema é outro que pode brilhar. Além de Ribery, Nasri, Gomis, Anelka e Malouda, provando que Domenech está bem servido na frente. Na defesa, a ausência de Mexés pareceu inexplicável.

A Holanda pode ter problemas para se classificar por ter a defesa mais fraca. Apesar de ter grande poder ofensivo com Van Nistelrooy, Huntellar, Robben, Van Persie e Van der Vaart. Já a Romênia tem Mutu, Dica e Chivu como destaques.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 6 de junho de 2008

Nenhum comentário: