domingo, 14 de novembro de 2010

Fifa 12, o Bahia está chegando

A EA Sports já deveria ter feito isso, mas agora com a subida do Bahia para a Série A, deve ser inevitável que o tricolor esteja no Fifa 12. O Fifa 11 só tem o defeito de não ter o Esquadrão. Lanço logo o apelo para que a diretoria não ofereça resistência para que o clube seja retratado fielmente na próxima edição do melhor jogo de futebol para videogame.

Na atual edição, por exemplo, o Vitória é chamado de Salvador e possui um uniforme genérico apesar de ter o elenco do rubro-negro neste Brasileiro. Não sei qual foi o motivo, mas recusar uma oferta, mesmo que mínima, pune os seus torcedores que gostam do game e também acaba sendo um desperdício de oportunidade para divulgação da marca, inclusive no exterior. Por isso, até de graça, permitam que o Bahia seja licenciado no Fifa 12.

Como a EA não colocou o Bahia à nossa disposição tiver que dar um jeito. Criei os jogadores, um por um (não deu para fazer todos por causa do limite na criação de jogadores. Um defeito do jogo), e transferi para o Caen, clube francês que possui um uniforme tricolor. O zagueiro Luizão e o atacante Everton já existiam. Precisei apenas tirá-los de Cruzeiro e Inter, respectivamente.

Para compensar a falta de nome, escudo e uniformes reais, caprichei na ambientação sonora. O Fifa 11 permite que o usuário grave as suas músicas preferidas e coloque no jogo. Também é possível escolher os gritos de torcida durante as partidas de cada time. É a maior empolgação jogar no embalo do "Xalaialaiá, Xalaialaiá", do hino mais vibrante do País ou do "Bahia, minha vida". Dá força para virar jogos que parecem perdidos.

E quando o tricolor faz o gol ainda dá para ouvir a narração característica de Sílvio Mendes além do tradicional "Ba-ba-ba-ba-ba-Bahia!". Emoção pura! Quando o time entra em campo, o sistema de som do Pituaço genérico ainda executa a versão de Ricardo Chaves para o sucesso de Lady Gaga "Vamos tricolor".

Como já desconfiava que o Esquadrão iria subir, resolvi antecipar um ano e o coloquei no Brasileiro, substituindo o Prudente. E o tricolor não fez feio. Pelo contrário, fez ótima campanha e terminou em terceiro lugar. Atrás apenas de Corinthians (campeão) e Santos. A meta é melhorar no próximo campeonato.

O time ainda teve o artilheiro da competição, Jael, com 16 gols. Um dos pontos altos da campanha foi o triunfo, por 2 a 1, no Ba-Vi, com gols de Adriano (o de pênalti da foto acima) e Jael. Junior descontou para o rubro-negro. Uma vitória de 3 a 0 sobre o Fluminense e outra de 2 a 0 contra o Corinthians foram outras partidas marcantes.

Um comentário:

Daniel disse...

O Bahia certamente estará licenciado no FIFA 12.

A EA Sports não faz contratos de licença individuais com cada um das centenas de clubes licenciados. Seria impossível negociar tantos contratos.

Os contratos são feitas com ligas de clubes, que são nada mais que associação de clubes. Os campeonatos europeus são organizados pelas ligas de clubes, o que explica o fato de todos os times estarem licenciados nestes torneios.

No Brasil o campeonato brasileiro é a organizado pela CBF e não por uma liga de clubes. A EA Sports fez contrato de licenças com o clube dos 13 (que inclui o Bahia). É por isso que existem clubes não licenciados no campeonato brasileiro do FIFA.