domingo, 4 de setembro de 2011

Com direito a olé - Flamengo 1x3 Bahia

Por mais incrível que possa parecer, o Bahia igualou, neste domingo, o número de triunfos no Engenhão ao de Pituaçu. Depoisde vencer o Fluminense, o tricolor derrotou o Flamengo, por 3 a 1, com uma grande exibição, com direito a olé. Não lembrava, nem de longe, a apática equipe que empatou sem gols com o América Mineiro na quinta-feira. E realmente tinha algumas mudanças na escalação e no comando técnico. Com a saída de René Simões, o ex-auxiliar Eduardo Souza assumiu o posto enquanto Joel não vem e promoveu algumas alterações que deram certo. Ele abriu mão de velocidade e juventude em muitos casos, trocando pela experiência. 

O resultado foi um time sem a velocidade de antes, mas muito mais lúcido, como a troca forçada de Marcos, suspenso, por Jancarlos, bem simboliza. Na zaga, o retorno natural de Titi, que estava suspenso, no lugar de Danny Morais, trouxe de volta a tranquilidade. Fabinho também acrescentou experiência ao substituir o suspenso Marcone. Curioso foi que dois jogadores que foram bem contra o América Mineiro perderam o lugar. Maranhão, substituído por Dodô, e Jones, por Reinaldo.

Uma das minhaspoucas críticas ao trabalho de René Simões se concentrava no fato de ele não confiar no potencial de Dodô. Desconfiança compartilhada por grande parte da torcida tricolor. Por ter visto de perto, durante a Copa 2 de Julho de 2009, tantas qualidades naquele lateral da seleção sub-17, não tinha dúvidas de que o camisa 27 tinha futebol para ser muito mais útil para a equipe. O que sempre prejudicou ele foi a comparação com o Ávine do ano passado. São estilos diferentes. Mais uma vez, o embate entre velocidade e lucidez.

Dodô foi bem desde o início do jogo contra o Flamengo, principalmente conseguiu desarmar Thiago Neves livre dentro da área para abrir o placar. Graças a isso, o primeiro gol do jogo só surgiu quando Titi aproveitou uma sobra na área para chutar forte e fazer 1 a 0. O Flamengo, entretanto, não demorou para empatar com Renato Abreu, que cobrou falta e contou com um desvio para tirar o goleiro Tiago do lance. 

Mantendo a tranquilidade na troca de passes, o Bahia voltou a assumir a ponta do marcador quando Dodô esticou a bola para Souza, que ajeitou e deu um grande passe de volta para o lateral, na medida. O camisa 27 fugiu do pênalti de Willians e chutou cruzado, fazendo 2 a 1. No finalzinho do primeiro tempo, Ricardinho cobrou falta, Paulo Miranda desviou e começou o bate-rebate. Carlos Alberto quase faz seu primeiro gol tricolor, mas foi Souza, na raça, que conseguiu cabecear para o gol.

No segundo tempo, o Bahia segurou o placar com inteligência. O goleiro Tiago fez defesas importantes, mas o tricolor não chegou a sofrer uma pressão tão grande. Com o resultado, o Bahia chegou aos 24 pomtos e à 15ª colocação.

Flamengo: Felipe, Leonardo Moura (Fierro), Gustavo, Ronaldo Angelim e Junior César; Willians, Botinelli (Negueba), Renato Abreu e Tiago Neves; Deivid (Diego Maurício) e Jael.
Bahia: Tiago, Jancarlos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Ricardinho e Carlos Alberto (Diones); Reinaldo (Jones) e Souza (Júnior).

Nenhum comentário: