domingo, 18 de setembro de 2011

Sem sustos - Bahia 3x0 Fluminense

Joel Santana tinha duas derrotas nas suas duas primeiras partidas no comando do Bahia, que entrara na zona de rebaixamento na rodada anterior e se preparava para enfrentar o atual campeão brasileiro e dono da melhor campanha do segundo turno, o Fluminense, que vinha embalado. Tudo apontava o favoritismo para o time carioca, mas, ao final de 90 minutos, assim como no primeiro turno, foi a torcida do tricolor baiano que comemorava o triunfo. Desta vez, por 3 a 0, sem sustos, nem drama, com dois gols de Souza e um contra do zagueiro Gum. Com o resultado, o Esquadrão subiu apenas uma posição, mas muito importante, pois fez sair da zona de rebaixamento e ganhar moral para a sequência. 

O Bahia começou melhor e, embora não fizesse uma pressão exagerada, tinha o controle do jogo, que estava um tanto cadenciado. Até que, aos 27 minutos, Marcos, que vive uma grande fase e fez mais uma boa partida, cortou para o meio, do seu jeito característico, e chutou de esquerda, a bola desviou, Diego Cavalieri teve que se desdobrar para defender, mas rebateu de um jeito perfeito para Souza, que, bem posicionado, tocou para as redes e saiu para comemorar. 

No final do primeiro tempo, Carlos Alberto se lesionou. No intervalo, foi substituído por Lulinha, que iniciou a jogada do segundo gol tricolor, em um momento muito oportuno, pois o tricolor carioca estava apertando. Ele tocou para Marcos, que avançou e cruzou para a área. No meio do caminho, Gum tentou cortar e fez contra, aos 12 minutos do segundo tempo. Um alívio. 

A partir daí, o Bahia voltou a ter o controle do jogo e ampliou aos 26 minutos. Quando Joel Santana já pensava em retrancar o time, chamando o zagueiro Diego Jussani, Lulinha tentou cortar o zagueiro Gum dentro da área e foi derrubado. Pênalti convertido por Souza, o melhor em campo, que finalizou o placar em 3 a 0. Foi o sexto gol do camisa 9 e o quarto nas suas três partidas mais recentes. De quebra, Gum foi expulso no lance.

Mesmo com um a mais e com três gols de vantagem, Joe não desistiu de retrancar. Tirou Jones e promoveu a estreia de Diego Jussani, talvez preocupado com a entrada de Rafael Moura. E o zagueiro foi bem. Jogou pouco mais de 15 minutos, mas deu a impressão de que deveria ser o terceiro zagueiro do elenco do Bahia e não o quinto, como é. Embora Danny Morais não tenha comprometido nas suas atuações mais recentes.

Depois disso, o atacante Souza, talvez por querer receber os aplausos, e o volante Hélder, que fez sua melhor partida no Brasileiro, pediram para sair. Enquanto era decidido qual dos dois seria sacado aconteceu a nota triste do final do jogo. O volante Edinho deu uma pancada incrível e lesionou Lulinha, que teve que ser substituído pelo meia Camacho. A imagem do estado em que o jogador do Fluminense deixou a perna do camisa 77 do Bahia, inclusive sangrando, era forte. E o jogador nem foi expulso. Depois, foi só dar olé e esperar o apito final. 

Bahia: Marcelo Lomba, Marcos, Danny Morais, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Hélder e Carlos Alberto (Lulinha) (Camacho); Jones (Diego Jussani) e Souza. 
Fluminense: Diego Cavalieri, Wallace, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Rodrigo (Fernando Bob), Marquinho e Lanzini (Rafael Moura); Ciro (Martinuccio) e Fred.

Nenhum comentário: