domingo, 11 de setembro de 2011

Na zona - Atlético Mineiro 2x0 Bahia

Está difícil encontar algo de positivo na rodada deste final de semana para o Bahia. O time jogou muito mal e levou 2 a 0 do Atlético Mineiro, entrando na zona de rebaixamento. Os resultados dos concorrentes diretos na luta pela permanência na Série A também não ajudaram. Resumindo, deu tudo errado.

O técnico Joel Santana poderia ter desconfiado que a escalação de hoje não daria certo pelo desempenho pífio do primeiro tempo contra o Grêmio na rodada passada. Contra os gaúchos, o time só começou a jogar alguma coisa quando colocou pelo menos um jogador rápido em campo: Maranhão. 

Do time escalado para a partida de hoje, o único veloz era o lateral Marcos, que, por sinal, foi um dos poucos a se salvar, mesmo jogando improvisado na esquerda. O ataque com Reinaldo e Júnior estava fadado ao fracasso. E é bom que Joel enxergue logo essas coisas porque faltam apenas 15 rodadas e o Bahia não pode mais errar como tem errado.

Se antes o Bahia jogava muito bem e deixava de ganhar muitas vezes por detalhes, não foi isso que aconteceu nas duas últimas partidas. Contra o Atlético Mineiro, o triunfo poderia até chegar, mas muito mais por demérito do Galo do que por mérito do tricolor. Se o árbitro tivesse encerrado a primeira etapa aos 47 minutos, como havia indicado previamente, e o escanteio não fosse cobrado no lance que gerou o pênalti e a expulsão de Paulo Miranda, o resultado poderia ser outro. Principalmente, porque se imagina que Joel Santana iria ver como a equipe jogou mal e iria promover mudanças para aumentar a velocidade. Não deu.

Depois de virar o intervalo perdendo por 1 a 0, com o gol do baiano Magno Alves na cobrança do pênalti, Joel teve que colocar Danny Morais no jogo para recompor a defesa e acabou com qualquer chance de reação. E Magno Alves ainda fez o segundo, depois de lançamento, aproveitando que Marcone, lá do outro lado, sem chances de marcá-lo, estava dando condições. Quando Maranhão entrou, o Bahia até melhorou, mas não fez nada demais. Que Joel Santana aprenda com os erros, para que alguma coisa de positiva possa ser tirada dessa partida.

Atlético/MG: Renan Ribeiro, Werley, Réver e Triguinho; Serginho (Bernard), Pierre, Filipe Souto, Daniel Carvalho e Mancini; Neto Berola (Jonatas Obina) e Magno Alves (Wesley).
Bahia: Tiago, Jancarlos, Paulo Miranda, Titi, Marcos; Fahel, Marcone, Ricardinho (Maranhão) e Carlos Alberto; Reinaldo (Jones) e Júnior (Danny Morais).

Nenhum comentário: