domingo, 13 de novembro de 2011

Comemoração à altura no primeiro aniversário do acesso - Atlético Goianiense 0x1 Bahia

Era o dia 13 de novembro de 2010. As horas demoravam muito mais a passar do que em um dia de sábado normal. Tudo porque naquele dia à noite, o Bahia poderia confirmar o acesso para a elite do futebol nacional depois de sete longos anos de exílio. Bastava vencer a Portuguesa. A cidade estava ornamentada de azul, vermelho e branco como há muito não se via em tamanha intensidade. E o tricolor venceu por 3 a 0. Festa sem fim. Neste domingo, 13 de novembro de 2011, aquele dia inesquecível fez seu primeiro aniversário. E o que o clube fez para comemorar? Derrotou o Atlético Goianiense, fora do Estado, e fez a torcida se ver muito mais próxima da Série A novamente em 2012. Com o triunfo, o tricolor subiu duas posições, passando o Atlético Mineiro e o Palmeiras, e agora é o 13º colocado, com 42 pontos, sete acima da zona de rebaixamento, encabeçada pelo Ceará, que perdeu para os reservas do Santos, por 3 a 2.

A rodada ajudou. Além do Ceará, o Avaí perdeu para o São Paulo e o Atlético Paranaense perdeu para o Corinthians. O Atlético Mineiro também foi derrotado pelo Figueirense enquanto o Palmeiras cedeu um empate para o Grêmio. A se lamentar apenas a vitória do Cruzeiro frente a Internacional, próximo adversário do Bahia. O América Mineiro venceu o Fluminense, mas permanece 11 pontos atrás do tricolor com apenas 12 em disputa. O Avaí, lanterna, não tem mais condições de alcançar o time baiano. 

Com a bola rolando, o Bahia foi eficiente, pois soube aproveitar um vacilo do Atlético Goianiense. O lateral Thiago Feltri vacilou e perdeu uma bola para Marcos. O camisa 2 tricolor avançou e cruzou para Souza, que fez seu décimo gol no campeonato. Lulinha ainda perdeu uma ótima oportunidade, quando tentou tocar para Souza, não conseguiu, a bola voltou e ele chutou errado. No segundo tempo, Nikão também faria grande jogada, mas acabaria perdendo outra chance. 

No restante do tempo, o Bahia se defendeu. Principalmente depois que perdeu Souza, expulso junto com o zagueiro Gilson, do Atlético. Não vi nenhuma imagem que mostrasse que, de fato, houve agressão do artilheiro tricolor. O que foi visto foi que após alegar uma suposta agressão,o zagueiro rubro-negro colocava o dedo na cara de Souza, que insistia em mandar que ele abaixasse a mão. Por causa disso, o árbitro tirou os dois do jogo. Um excesso de rigor que prejudicou muito o time baiano. Apesar disso, Lomba, Marcos, Paulo Miranda, Danny Morais, Dodô, Fahel, Diones, e, principalmente, Fabinho fizeram uma ótima partida e seguraram o triunfo.

Atlético Goianiense: Márcio, Rafael Cruz, Gilson, Anderson e Thiago Feltri (Ernandes); Agenor, Marino, Bida e Vitor Junior (Diogo Campos); Felipe (Juninho) e Anselmo.
Bahia: Marcelo Lomba, Marcos, Paulo Miranda, Danny Morais e Dodô; Fahel, Fabinho, Diones (Carlos Alberto) e Magno (Nikão); Lulinha (Júnior) e Souza.

Nenhum comentário: