sábado, 5 de novembro de 2011

Inúmeras razões para ser histórico - Bahia 4x3 São Paulo

Tem fatos ou situações que vivenciamos, que nem imaginamos que ficará para a história, mas fica. A gente só percebe depois de muitos anos quando aquelas lembranças permanecem nítidas. Outros, entretanto, são instantaneamente identificados como históricos. E a virada incrível do Bahia sobre o São Paulo, por 4 a 3, após estar perdendo por 3 a 1, é um desses fatos que, por mais que se tente, jamais sairá da mente de quem acompanha o futebol baiano. 

Inúmeros fatores colaboraram para que esse triunfo tricolor fosse, talvez, o feito esportivo mais comemorado na Bahia, no ano de 2011. O primeiro fator, de sobrevivência, diz respeito à situação do clube no Campeonato. O Bahia chegou aos 39 pontos e pode ficar em uma boa situação na tabela caso os principais adversários diretos na briga pela permanência na Série A não vençam. O Atlético Mineiro já venceu e permanece empatado em pontos.

O segundo fator foi a superação. Estar perdendo, por 3 a 1, de uma equipe forte como a do São Paulo, e conseguir virar para 4 a 3, é, por si só, motivo para muita comemoração. As mudanças de conceito deram o tom da virada. Joel, chamado, em coro, de burro, pela torcida, colocou em campo três jogadores que deram enorme contribuição para o triunfo. Primeiro Júnior, que deu o passe para o gol de Souza. Depois, Lulinha, que marcou o segundo gol baiano. Por último, Nikão, que, após já ter cruzado para o gol de Lulinha, arriscou mais um cruzamento que acabou em gol contra de Luís Eduardo.O terceiro gol baiano saiu de cruzamento de Souza para cabeçada certeira de Fahel.

E a quebra de conceitos não parou por aí. O que explica o fato de um time que tinha marcado apenas um gol em 435 minutos ter conseguido marcar quatro em apenas 45 da segunda etapa? A análise das atuações individuais comproa a grande partida feita pelo tricolor. Magno, que fez a estreia na equipe profissional do Bahia, jogou muito bem, mas já tinha saído no momento mais importante do jogo, quando brilhou Nikão.

O camisa 60 foi outro que conseguiu quebrar conceitos. Ele deixou o Vitória com a fama de amarelar nas partidas mais difíceis. Parecia muito pouco provável, então, que conseguisse se destacar em uma partida em que o seu time já levava 3 a 1, com direito a olé, da equipe do São Paulo. E ele se destacou neste momento crítico da competição.

O torcedor do São Paulo ainda vai lembrar dos golaços de Wellington e Lucas e do gol de Cícero, que praticamente confirmava o triunfo da equipe paulista, mas jamais vai esquecer da virada do tricolor baiano. Em noite de quebras de conceito, o que não se quebrou foi o tabu e o Bahia segue levando a melhor quando enfrenta o time do Morumbi em Salvador.

Bahia: Marcelo Lomba, Marcos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Diones (Nikão) e Magno (Lulinha); Gabriel (Júnior) e Souza.
São Paulo: Dênis, Piris, João Felipe (Rodrigo Caio) (Denilson), Rhodolfo e Luiz Eduardo; Wellington, Carlinhos Paraíba e Cícero; Lucas e Dagoberto (Marlos); Luis Fabiano.

Nenhum comentário: