quinta-feira, 19 de julho de 2012

Review da Copa 2 de Julho para o Olheiros.net

Leandro Silva* - 19/07/2012
 
O Vitória conseguiu ser o primeiro clube do Nordeste a conquistar a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17. Mais do que isso, fez uma campanha impecável, vencendo todos os nove jogos na competição, e apresentando bons nomes como o volante Wellisson, os atacantes Michael e Leonardo e os meio-campistas Eudair e Matheus.

O rubro-negro baiano era um dos favoritos desde o início da competição, junto com outras equipes, como seleção brasileira, São Paulo, seleção chilena, Santos, Bahia, Cruzeiro, Palmeiras e Colo-Colo, do Chile. E todas essas equipes passaram da primeira fase. Dos clubes baianos, além da dupla Ba-Vi, o São Francisco do Conde é que se destacou, chegando até as quartas de finais e terminando invicta, com apenas dois empates, ambos contra o finalista Cruzeiro.

A participação da seleção brasileira, que se prepara para o Sul-Americano Sub-17 de 2013, foi decepcionante. Entre os favoritos, só enfrentou o Vitória, duas vezes, e perdeu ambas. Uma, de virada, por 3 a 2, e outra por 2 a 0. Venceu todos os outros cinco jogos, mas teve algumas dificuldades, principalmente contra o Confiança, de Sergipe. A idade dos jogadores (sub-16) e a falta de conjunto parecem ter pesado contra o selecionado brasileiro.

O campeão Vitória, de Welisson, Michael e Leonardo
O Vitória foi bem do início ao fim da competição. Além de ter vencido todas as nove partidas, teve, pelo menos, quatro triunfos destacáveis, contra a seleção brasileira, duas vezes, o Bahia e o Cruzeiro. O ataque impressionou por ter marcado 41 gols e também se mostrou solidário, pois os gols foram bem divididos: Michael, com 12, Leonardo, com sete, Eudair, com seis, e Matheus, com cinco, foram os maiores goleadores.

O volante Welisson, escolhido pela organização do torneio, como o craque da VI edição, conseguiu transmitir tranquilidade para os companheiros e iniciava a maioria das jogadas rubro-negras, além de marcar forte. Com 12 gols marcados, Michael também se destacava em um time forte pelo conjunto. 

O atacante Leonardo, que fez sete gols na Copa e marcou o primeiro da final, ganhou o prêmio de revelação da V edição em 2011, jogando pela equipe de São Francisco do Conde, e agora foi um dos destaques da equipe campeã. O time-base teve: Luan, Serafim, Wellington, Vinicius, e Junior; Welisson, Alex Cruz, Eudair e Matheus Pranke; Michael e Leonardo.  

Cruzeiro, o vice-campeão de Judivan, Bruno e Matheus Santos
O Cruzeiro chegou invicto à decisão, até levar 5 a 2 do rubro-negro baiano. Antes da final, não tinha conseguido vencer a equipe de São Francisco do Conde nas duas oportunidades que teve. Nos outros seis jogos, somente vitórias. A mais comemorada foi a virada contra o até então invicto São Paulo, na semifinal.  

O atacante Judivan, forte fisicamente e rápido, era um dos principais jogadores da equipe na competição. Na final, não fez gol, mas foi o jogador mais perigoso da Raposa. Tanto que provocou uma marcação especial por parte do Vitória e teve até que mudar de posicionamento, passando da direita para a esquerda. 

O zagueiro Bruno, o meia Matheus Santos, o volante Arnould e o lateral e meia Sávio são outros bons valores desta equipe. O time-base teve: Jordan, Antônio, Marlon, Bruno e Rafael Vioto; Matheus Aprígio, Arnould, Sávio e Matheus Santos; Wesley e Judivan.  

Bahia, semifinalista, do artilheiro Lourival
O Bahia, mais uma vez, foi eliminado na semifinal. No ano passado, perdeu para o vice-campeão, Santos. E, neste ano, a eliminação foi mais dolorida, pois aconteceu diante do maior rival, Vitória, com um placar incontestável, de 3 a 0. Antes disso, a campanha tinha sido muito boa, com seis triunfos e um empate. Dessa vez, o Bahia enfrentou o Santos duas vezes, venceu uma e empatou a outra. 

O Bahia ainda teve o artilheiro da competição, Lourival, com 15 gols. O atacante foi o principal jogador da equipe na Copa. Mais que o goleador, era um dos principais responsáveis pelas jogadas ofensivas do tricolor. Além de Lourival, outros destaques do time foram o goleiro Renan, a dupla de volantes formada por Dedé e Guilherme e o meia Gabriel. O time-base foi formado por: Renan, Flávio, Hugo, João Vitor e Inácio; Dedé, Guilherme, Gabriel, Alex Sandro; Higor e Lourival.

A SELEÇÃO DO TORNEIO
RENAN (Bahia)
Foi um dos destaques da boa campanha do Bahia, que chegou à semifinal. Na partida em que foi eliminado pelo Vitória, apesar de ter sofrido três gols, foi o melhor tricolor em campo. 
JAMAICA (Seleção Angolana)
Baixinho e muito veloz, Jamaica foi um dos destaques da folclórica seleção de Angola na Copa. Muito ofensivo, facilmente poderia ser confundido com um ponta direita. 
HUGO (São Paulo)
Cumpriu bem a função defensiva de zagueiro e ainda marcou quatro gols, garantindo uma vaga na seleção da competição. 
BRUNO (Cruzeiro)
O zagueiro do Cruzeiro foi um dos destaques da posição na competição, inclusive, ofensivamente. Foi muito importante na classificação para a final ao fazer o primeiro gols da semifinal contra o São Paulo. Na final, também marcou.
RAFAEL VIOTO (Cruzeiro)
Era uma das boas opções ofensivas na campanha do finalista Cruzeiro.
WELLISSON (Vitória)
O camisa 5 foi escolhido pela organização como melhor jogador do campeonato e fez por merecer. Era o ponto de equilíbrio da equipe campeã. Já está treinando entre os profissionais do Vitória.
EUDAIR (Vitória)
Fez seis gols na campanha invicta do rubro-negro e foi um dos destaques da competição.
BOSCHILIA (Seleção Brasileira)
Jogador do Guarani, Boschilia foi um dos poucos destaques da Seleção Brasileira, que não fez uma boa campanha na Copa 2 de Julho.
MICHAEL (Vitória)
Com 12 gols marcados, o atacante Michael foi um dos destaques do Vitória na conquista do título da Copa 2 de Julho. O camisa 17 se destacou, inclusive na decisão, quando fez dois gols. 
PAULO MARCELO (São Paulo)
Pelo segundo ano, o atacante se destacou na Copa e fez 10 gols. Foi bem em todas as partidas do São Paulo na competição, inclusive na semifinal, quando fez um gol, mas o tricolor paulista sofreu a virada. 
LOURIVAL (Bahia)
Artilheiro da competição, com 15 gols marcados, o camisa 11 do Bahia se destacou pela segunda vez na Copa, pois já tinha feito 10 gols em 2011. 

* Crédito das fotos: Paulo Neves - Ascom Sudesb

Texto publicado originalmente no site Olheiros.net, o maior site especializado em divisões de base do Brasil

Nenhum comentário: