sexta-feira, 6 de julho de 2012

Hulk era indispensável?

De um modo geral a convocação da Seleção Brasileira, feita por Mano Menezes, para buscar o inédito ouro olímpico me agradou. No entanto, uma pergunta em especial não me sai da mente: Hulk era mesmo indispensável? Gosto muito do futebol dele e defendo que ele tenha cada vez mais espaço na Seleção principal, mas gastar uma das três vagas para jogadores acima de 23 anos parece perigoso. 

A convocação de Thiago Silva para a zaga e a de Marcelo para a lateral-esquerda parecem indiscutíveis por causa da carência nas posições, mas no setor ofensivo os outros jogadores convocados têm muita qualidade e ainda ficou gente boa de fora, como Wellington Nem, do Fluminense. A ideia de ter um jogador experiente no setor ofensivo para chamar a responsabilidade seria muito boa. O problema é que Hulk não tem mais experiência na Seleção do que Neymar, Leandro Damião e, principalmente, Alexandre Pato. 

Acredito que os chutes dele poderão ser uma arma muito poderosa para a seleção nos Jogos Olímpicos e ele tem tudo para ser um dos destaques da equipe. Ele contribui com uma característica diferente dos outros e deve ter sido esse o motivo que levou Mano a convocá-lo. No entanto, acho que a diferença entre David Luiz e Bruno Uvini, por exemplo, é muito maior do que entre Hulk e Wellington Nem. 

Se o ex-gremista Mário Fernandes não tivesse abdicado da Seleção e Dedé, embora esteja em má fase, tivesse nascido seis meses depois, a zaga estaria melhor servida e valeria mais a pena reforçar o setor ofensivo. De resto, no lugar de Rômulo, ex-Vasco, levaria Casemiro, do São Paulo ou Fernando do Grêmio. E, ao invés de Alex Sandro, do Porto, que deve ficar na reserva durante toda a Olimpíada, convocaria o meia Éverton Ribeiro, do Coritiba, pois já foi lateral-esquerdo e poderia quebrar um galho na posição em caso de urgência e se tornaria mais uma boa opção ofensiva.

Com a convocação de dois únicos volantes com características parecidas, imagino que Mano Menezes esteja planejando utilizar Danilo ou Oscar na companhia de Sandro ou Rômulo. Imagino que o time titular seja formado por: Rafael, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Oscar (Danilo) e Ganso; Hulk e Neymar; Leandro Damião (Alexandre Pato). E dá para chegar à medalha de ouro. 

Convocados:
Goleiros:
Rafael (Santos)
Neto (Fiorentina)
Zagueiros:
Thiago Silva (Milan)
Juan (Internazionale de Milão)
Bruno Uvini (São Paulo)
Laterais:
Rafael (Manchester United)
Danilo (Porto)
Marcelo (Real Madrid)
Alex Sandro (Porto)
Volantes:
Rômulo (Spartak Moscou)
Sandro (Tottenham)
Meias:
Ganso (Santos)
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Atacantes:
Neymar (Santos)
Hulk (Porto)
Leandro Damião (Internacional)
Alexandre Pato (Milan)

Nenhum comentário: