quarta-feira, 11 de julho de 2012

Vitória e Cruzeiro fazem a final da Copa 2 de Julho



Depois de 134 jogos e 490 gols, a VI Copa 2 de Julho de futebol sub-17 chegará ao fim, nesta quinta-feira (12/7), no estádio Central de Lauro de Freitas, às 20 horas, quando Vitória e Cruzeiro irão decidir o título. Seja qual for o campeão, ele será inédito e se juntará a Internacional (duas vezes), seleção brasileira (também duas vezes) e São Paulo (uma vez), na galeria dos vencedores da competição.

Esta é a primeira vez que a Copa 2 de Julho terá uma equipe baiana na final. E a classificação veio do jeito que o Vitória sonhava, em cima do rival Bahia, que levou 3 a 0. Enquanto o Cruzeiro passou pelo São Paulo, vencendo, de virada, por 2 a 1. A decisão será um duelo de invictos, pois o rubro-negro baiano venceu todas as suas oito partidas, enquanto o Cruzeiro venceu seis e empatou duas vezes contra uma outra equipe baiana, o São Francisco do Conde, que fez ótima campanha e terminou sem perder.

O Vitória marcou 36 gols em oito partidas e tem a impressionante média de 4 gols e meio por jogo. É o ataque mais positivo da Copa 2 de Julho, mas o adversário da final não fica muito atrás: o Cruzeiro fez 34 gols em igual número de jogos e leva vantagem no número de gols sofridos, apenas quatro em oito jogos (0,5 por partida), enquanto o Vitória levou um a mais.

Se houvesse vantagem na final, esta seria do time baiano, que fez quatro pontos a mais, mas na decisão as equipes entram em campo em igualdade de condições. Caso haja empate, haverá prorrogação. Caso persista sem definição, os garotos dos dois times precisarão mostrar frieza e técnica para decidir nos pênaltis.

O Vitória tem um time-base formado por: Luan, Serafim, Wellington, Vinicius, e Junior; Welisson, Alex Cruz e Eudair; Michel, Leonardo e Matheus Frank. Já o Cruzeiro costuma jogar com: Jordan, Sávio, Marlon, Bruno e Rafael Vioto; Matheus Aprígio, Arnould, Antônio e Matheus Santos; Judivan e Wesley.

O torneio - A Copa 2 de Julho é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, com o apoio da Federação Baiana de Futebol, e dos municípios participantes, e busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico. Esta é a sexta edição da competição, que começou a ser disputada em 2007.

Além dos finalistas, Vitória e Cruzeiro, esta sexta edição da Copa 2 de Julho contou com grandes atrações como as seleções do Brasil, Chile e de Angola, clubes estrangeiros, como Colo-Colo, do Chile, Nuevo Horizonte, da Bolívia, e The Villages, dos Estados Unidos, e outros grandes clubes do País, como Bahia, São Paulo, Santos, Palmeiras e Ceará.

Já participaram de outras edições do torneio, jogadores como: Wellington Nem e Juan, hoje na Seleção Brasileira principal, Lucas Piazon, do Chelsea, Wellington Silva, que pertence ao Arsenal, da Inglaterra, João Pedro, hoje no Santos, Roberto Firmino, hoje no Hoffenheim, da Alemanha, Adryan, Muralha e Thomáz, do Flamengo, Saimon, do Grêmio, Ademilson, do São Paulo, Fillipe Souto, do Atlético Mineiro, além de Rafael Gladiador, do Bahia, e Romário, Léo e Mineiro, do Vitória.

Confrontos a partir da segunda fase:
Oitavas-de-final (7/7)*:
121 - São Paulo* 3x0 Nuevo Horizonte/Bolívia - Lauro de Freitas 17h
122 - Salvador* 0x2 Seleção Chilena - Lauro de Freitas 15h
123 - Cruzeiro/MG* 3x0 Conceição da Feira - São Francisco do Conde 16h
124 - Palmeiras* 1x2 São Francisco do Conde - São Francisco do Conde18h
125 - Vitória* 4x1 Corinthians Alagoano - Camaçari 15h
126 - Esplanada* 1x4 Seleção Brasileira - Camaçari 17h
127 - Bahia* 9x0 Jacuipense - Mata de São João 15h
128 - Colo-Colo/Chile* 3x4 Santos - Catu 15h
Quartas-de-final (8/7)**:
129 - São Paulo** 5x3 Seleção Chilena - Lauro de Freitas 16h
130 - Cruzeiro** 1x1 São Francisco do Conde - São Francisco do Conde 16h
131 - Vitória** 2x0 Seleção Brasileira - Camaçari 16h
132 - Bahia** 0x0 Santos - Mata de São João 15h
Semifinais (10/7)**:
133 - São Paulo** 1x2 Cruzeiro - Lauro de Freitas 20h
134 - Vitória** 3x0 Bahia - Camaçari 17h
Final (12/7)***:
135 - Cruzeiro x Vitória - Lauro de Freitas 20h

* Nas oitavas-de-final, as equipes que terminarem na primeira posição de seus grupos tiveram vantagem

**Nas quartas-de-final e nas semifinais, a equipe de melhor campanha na soma das fases anteriores jogou pelo empate para se classificar.

***Na final, não há vantagem. Em caso de empate no tempo normal, prorrogação e disputa de pênaltis, se for necessário

Leandro Silva
Fotos: Paulo Neves
Ascom/Sudesb

Nenhum comentário: