terça-feira, 10 de julho de 2012

Vitória vence o clássico e está na final da Copa 2 de Julho contra o Cruzeiro

A Copa 2 de Julho terá uma equipe baiana na final pela primeira vez. Nesta terça-feira (10/7), em Camaçari, o Vitória venceu o Bahia, por 3 a 0, e garantiu a classificação para a decisão, que acontecerá nesta quinta-feira (12/7), às 20 horas, em Lauro de Freitas. O rubro-negro irá enfrentar o Cruzeiro, que passou pelo São Paulo, vencendo por 2 a 1, de virada. Na decisão não há vantagem de empate.

A expectativa era de que o clássico Ba-Vi fosse marcado pelo equilíbrio, por causa da rivalidade, da ótima campanha das duas equipes na competição e por causa do exemplo da decisão da Copa Metropolitana de futebol sub-17, que foi disputada pelos rivais e, em partida, emocionante, o tricolor levou a melhor com o empate de 1 a 1, pois tina a melhor campanha. Dessa vez, a vantagem estava invertida, como vinha com 100% de aproveitamento, o Vitória poderia empatar com o Bahia, que tinha seis triunfos e um empate. 

A vantagem, entretanto, foi desnecessária, pois o equiíbrio esperado não apareceu e o Vitória venceu por 3 a 0, com gols de Michael, Eudair e Leonardo. O Bahia chegou a assustar logo no início com uma bola na trave, mas o Vitória cresceu e passou a ter o domínio do jogo. A superioridade rubro-negra na primeira etapa era tão grande que o goleiro Renan, do Bahia, era um dos grandes destaques, fazendo, pelo menos, três defesas difíceis. 

O primeiro gol rubro-negro saiu aos 14 minutos, quando o volante José Uelisson cruzou e Michael, de peixinho, mandou para as redes. Oito minutos depois, o Vitória foi com tudo para o ataque. Michael cruzou pela esquerda, Júnior chutou, Renan fez uma grande defesa, e, na continuidade do lance, Eudair chutou forte para marcar o segundo gol. Na segunda etapa, o atacante Leonardo fechou o placar em 3 a 0, depois de receber em profundidade, cortar o zagueiro e tirar do alcance do goleiro.

"Agradeço a Deus porque a gente se empenhou muito para conquistar essa vitória. Pode vir quem vier que nós seremos campeões, com fé em Deus", disse o volante José Uelisson, um dos destaques da partida e da competição até o momento.

Raposa na final - Na outra semifinal, em Lauro de Freitas, o Cruzeiro levou a melhor e venceu por 2 a 1, de virada, impedindo que o São Paulo chegasse à terceira final consecutiva da Copa 2 de Julho, o que seria um recorde. O tricolor paulista, que já tinha a vantagem, por ter uma campanha melhor, saiu na frente com um gol de cabeça do atacante Paulo Marcelo. A situação estava complicada para o Cruzeiro, até que Carioca saiu do banco para ser o personagem principal da partida, mas antes disso o zagueiro Bruno fez bem o papel de coadjuvante e aproveitou uma bola rebatida para empatar o jogo.

Depois, foi a vez de Carioca incendiar o jogo. Cobrou o pênalti com cavadinha, ao melhor estilo Loco Abreu, e depois comemorou, tirando a camisa e para mostrar a força, inspirado em Jóbson, Adriano Imperador, Balotelli e companhia. Para completar a atuação, Carioca foi expulso, mas a Raposa conseguiu se virar bem com um jogador a menos e chegou pela segunda vez a uma final do torneio.   

A Copa 2 de Julho é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, com o apoio da Federação Baiana de Futebol, e dos municípios participantes, e busca promover a inclusão social, através do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico. 

Esta é a sexta edição da competição, que é uma das maiores da categoria no País. O Internacional venceu as duas primeiras, passando por Cruzeiro e Atlético Paranaense nas decisões, a Seleção Brasileira chegou ao título de mais duas, passando por Portuguesa e São Paulo, e o próprio tricolor paulista chegou a uma nova decisão, em 2011, superando o rival Santos.

Vitória 3x0 Bahia - Michael, Eudair e Leonardo
Vitória: 1 Luan, 2 Serafim, 3 Wellington, 4 Vinicius, 6 Junior; 5 José Uelisson 7 Eudair 8 Alex Cruz  10 Matheus Frank; 9 Leonardo e 17 Michael.
Bahia: 1 Renan 19 Paulo Henrique 3 Hugo 4 João Vitor e 6 Inácio; 5 Dedé, 8 Guilherme, 10 Gabriel, 7 Alex Sandro; 9 Higor, 11 Lourival.
São Paulo 1x2 Cruzeiro - Paulo Marcelo - Bruno e Carioca
São Paulo
: 1 Michael, 2 Auro, 3 Leonardo 4 Hugo,6  Rafael Frarão; 15 Gustavo, 14 Kalil, 8 Matheus Queiroz; 18 Leonardo Prado, 20 Tyroane e 9 Paulo Marcelo.
Cruzeiro: 12 Jordan, 2 Sávio, 3 Marlon, 4 Bruno, 6 Vioto; 5 Aprígio 7 Arnold, 13 Antônio, 10 Santos 11 Wesley e 9 Judivan.  

Leandro Silva
e Marcus Carneiro - direto de Camaçari e Lauro de Freitas
Fotos: Paulo Neves
Ascom/Sudesb

Nenhum comentário: