quinta-feira, 5 de julho de 2012

Lourival volta a se destacar na Copa 2 de Julho


 O atacante Lourival, do Bahia, foi um dos grandes destaques da quinta edição da Copa 2 de Julho Sub-17, em 2011, e volta a chamar a atenção nesta sexta edição. No ano passado, eliminado na semifinal, ele ficou com o terceiro posto na lista dos goleadores da competição, mesmo ganhando a titularidade somente no decorrer da competição, pois era recém promovido para a categoria sub-17. Agora, titular desde o início, ele tenta ir além e conquistar o título inédito da Copa, com o tricolor, e ser o artilheiro isolado. Na primeira fase, já balançou as redes dez vezes.

O faro de gol de Lourival impressiona. Contra a seleção de Catu, pela quarta rodada da Copa 2 de Julho, quando marcou três vezes, chegou a 125 com a camisa tricolor. Já chegou a 127.Antes da Copa 2 de Julho, foi campeão e artilheiro da Copa Metropolitana de futebol sub-17, também realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, com 11 gols.

Ele se destaca há um bom tempo. Em 2011, por exemplo, foi artilheiro do Bahia com quatro gols em sete jogos na conquista da Copa Brasil Sub-15. Também foi o goleador do Campeonato Baiano Infantil, com 23 gols em 18 partidas. Ainda em 2010, foi o principal marcador da Taça Interior Paulista infantil, com quatro gols marcados em seis jogos. E foi, ainda, quem mais foi às redes pelo tricolor na Copa Nike Sub-15.

No ano anterior, quando ainda atuava no Infantil B, foi o goleador da Super Copa Baiana e campeão com 17 gols em 8 jogos. Agora em 2011, depois do destaque na Copa 2 de Julho, Lourival jogou três partidas na Copa Carpina Sub-16 e marcou dois gols, sendo o artilheiro da equipe na competição.

Lourival chama a atenção pelo faro de gol apurado, como os números atestam, e também pela verticalidade do seu estilo de jogo, tendo como pontos positivos, a velocidade, as arrancadas, o posicionamento e a finalização. Por isso, mesmo não sendo centroavante de ofício, trombador, e jogando mais aberto pelas pontas, costuma fazer tantos gols.

O início
O talento do atacante foi notado desde cedo. Como muitos garotos, ele, que morava — e ainda mora — no bairro de Alto de Coutos, sempre gostou de futebol. Pediu ao pai, seu Lourival, torcedor do Bahia, para entrar na escolinha de futebol do clube, que funcionava na sede de praia do tricolor, no bairro da Boca do Rio. E junto do irmão mais velho — Lucas, que acabaria desistindo algum tempo depois — Lourival ingressou na escolinha.

Lá, foi treinado por um dos ídolos da história do clube, o ex-zagueiro Zé Augusto, que participou da conquista do heptacampeonato estadual entre 1973 e 1979. O ex-jogador percebeu a qualidade do garoto e o levou para fazer parte das divisões de base do clube. Só que ele já começou treinando com garotos mais velhos, já que não havia uma categoria destinada aos meninos nascidos em 1995. Então, com 8 anos, o garoto já jogava contra adversários de 11 anos.

Apesar de ser novo e ter acompanhado apenas o final da carreira de Romário, Lourival não titubeia ao dizer que é no Baixinho que ele se inspira e sempre se inspirou. “Eu vi mais por vídeos, mas pra mim é o melhor atacante que já existiu. A época do Barcelona é demais”, diz, sem conter a admiração.

A inspiração no Baixinho pode ser notada até pelo número da camisa. Ele costuma jogar com a 11 nas costas desde 2009 e sempre que tem a chance de escolher não tem dúvidas. Torcedor do tricolor, de arquibancada, ele não vê a hora de passar para dentro das quatro linhas. “Eu imagino muito jogar pela equipe profissional e ouvir a torcida gritando meu nome. Está chegando. Vai ser muita emoção. Eu amo demais o Bahia”, diz.

Mesmo com uma vida ainda curta, Lourival já teve uma grande tristeza, quando tinha por volta de seis anos, ele perdeu um irmão mais novo, Matheus, que faleceu com apenas 9 meses. “Fiquei muito triste e meus pais ficaram muito abalados. Por causa disso, fiquei mais apegado a meus pais e isso influencia até no meu comportamento e atitudes como jogador. Tenho ele como um anjo em minha vida”, diz.

Na Copa 2 de Julho
Um pouco antes do início da Copa 2 de Julho de 2011, Lourival subiu de categoria para ganhar experiência durante a competição que reuniria grandes equipes do País e do exterior, como o Chivas Guadalajara. Nos primeiros dois jogos, ele saiu do banco para substituir o titular Bosco, que passou em branco. Na terceira partida, nem entrou em campo, pois o titular fez quatro gols. No quarto jogo, na goleada de 15 a 0 sobre a Fefa, o camisa 19 começou jogando ao lado de Bosco e fez seus cinco primeiros gols na competição.

Daí em diante, não parou mais. Foram mais dois contra a seleção de Pojuca, ainda na primeira fase, e mais um na suada vitória por 1 a 0 sobre o Sport, que classificou o Bahia para as quartas-de-final. No emocionante duelo contra o Chivas Guadalajara, do México, Lourival fez mais dois no empate por 3 a 3. Só contra o Santos, na semifinal, passou em branco. Ao todo, fez 10 gols e ainda fez parte da seleção do campeonato.

Em 2012, já com a camisa 11, fez dez gols nas cinco primeiras partidas. Logo na estreia, mostrou o cartão de visita, ao marcar três vezes na goleada de 4 a 0 sobre a seleção de Pojuca, depois balançou as redes duas vezes no triunfo de 3 a 2 sobre o Santos, mais três na goleada de 5 a 0 sobre a seleção de Catu e mais dois na goleada de 11 a 0 sobre a seleção de Mata de São João.

Ficha técnica
Nome: Lourival Ferreira de Almeida Júnior
Data de nascimento: 01/05/1995
Local de nascimento: Salvador, Bahia - Brasil
Clubes que defendeu: Bahia

Nenhum comentário: