domingo, 15 de julho de 2012

Arbitragem vergonhosa - Bahia 1x2 Flamengo

Vergonhosa. A campanha do Bahia neste Brasileiro bem que merece este adjetivo, mas na partida contra o Flamengo ela está relacionada à arbitragem que mudou e decidiu o rumo e o resultado do jogo. O Bahia perdeu, por 2 a 1, mas teve a melhor atuação no Brasileiro. O time sofreu o gol de Hernane quando era superior, não se abateu e chegou ao empate com o gol de Kleberson, depois de grande lançamento de Hélder, e ótima jogada de Gabriel. Com um jogador a mais, após a expulsão de Luiz Antônio, o Bahia pressionou muito na segunda etapa e parecia certo que o gol da virada não demoraria a surgir, até que o árbitro Francisco Carlos Nascimento foi decisivo. Marcou um pênalti claramente inexistente de Fabinho em Ibson. Renato cobrou, fez o gol, e acabou com o ímpeto ofensivo do Bahia, que só reapareceu no finalzinho do jogo, no lance do gol anulado de Vander.

Além do árbitro, contribuíram decisivamente para a derrota do Bahia, a grande atuação do goleiro Paulo Victor, que fez defesas incríveis, a má pontaria do tricolor, que desperdiçou grandes oportunidades de gol, e  alguns equívocos na arrumação do time. Primeiro, o Bahia demorou para perceber que o mapa da mina era forçar em cima de Luiz Antônio. O volante é um dos jogadores mais promissores do elenco rubro-negro, mas não sabe marcar jogando como lateral e era o principal ponto falho no forte esquema defensivo armado pelo especialista Joel Santana. Souza parece ter percebido e partiu com a bola pela esquerda do ataque algumas vezes, mas, pelas suas características, faltava velocidade. E, se ele estava ali, falta ele na área. Mancini afunilava muito o jogo e Hélder, que fez uma excelente partida, não vai ao fundo. A melhor opção era colocar Vander, Lulinha ou Jones em campo ou inverter Gabriel para forçar em cima do camisa 8. E, quando Gabriel fez isso, saiu o gol do Bahia. 

Logo depois do gol, entretanto, Luiz Antônio foi expulso. A torcida tricolor comemorou, afinal iria jogar com um a mais durante todo o segundo tempo. No entanto, a expulsão acabou sendo positiva para o Flamengo, pois Joel Santana deslocou o volante Airton para a lateral. Muito mais marcador e intimidador, o camisa 5 fechou as portas do lado direito e acabou com o mapa da mina. A expulsão também fez com que Falcão mudasse o time. Fahel saiu, pois já tinha levado amarelo e era o favorito para servir como compensação. Com isso, Kleberson foi recuado. O camisa 15, que era o melhor do primeiro tempo foi sacrificado e não rendeu o mesmo no segundo tempo. O ex-flamenguista tem que jogar como meia, como atuou na primeira etapa. Mesmo assim, o tricolor foi muito melhor que o Flamengo, que contou com a sorte e a ajudinha da arbitragem para levar os três pontos.

No ano passado, a equipe treinada por René Simões jogava muito bem, mas vencia muito pouco e era muito prejudicada pela arbitragem. Pelo menos, sempre dava a impressão de que na próxima partida iria melhorar. Isso estava fazendo falta este ano. Além de os resultados não estarem aparecendo, as atuações também não estavam sendo grande coisa. No empate contra o Inter e na derrota contra o Flamengo, entretanto, os ingredientes de 2011 voltaram. Boas atuações, dificuldade para fazer gol, erros graves de arbitragem e pontos perdidos. Que o time permaneça evoluindo e os resultados comecem a aparecer. E logo. 

Bahia 1x2 Flamengo - Kleberson Hernane e Renato Abreu
Bahia: Marcelo Lomba, Fabinho (Vander), Danny Morais, Titi e Hélder; Fahel (Jones Carioca), Diones (Júnior),  Kléberson e Mancini; Gabriel e Souza.
Flamengo: Paulo Victor, Luiz Antônio, Marllon, Arthur Sanches e Ramon (Magal); Airton, Renato Abreu, Ibson e Adryan (Diego Maurício); Hernane e Deivid (Negueba).

Nenhum comentário: