domingo, 3 de maio de 2009

Time titular X Elenco

Leandro Silva

Uma discussão recorrente no futebol é o que é mais importante: ter um time ou um elenco melhor do que o de um adversário? Na Bahia, é notório que o Vitória tem um elenco mais qualificado e equilibrado do que o do Bahia. Mas titulares por titulares, há um equilíbrio maior. E talvez o tricolor leve até vantagem.

Vejamos: Entre Marcelo, ou Fernando, e Viáfara não há muita disparidade. Quase um empate técnico. Já Apodi, pelo que representa pelo Vitória, e pela capacidade de desestabilizar o rival, leva vantagem sobre Patrício. Na zaga, na minha opinião, Evaldo leva vantagem sobre Wallace e Nen sobra no duelo com Anderson Martins. No entanto, este rubro-negro poderia duelar com Evaldo. Na esquerda, hoje Rubens Cardoso e Luciano Almeida estão se equivalendo, mas acho que, no momento, Ávine levaria a melhor contra os dois.

Na cabeça de área, Leandro é superior a Vanderson, apesar da importância do camisa 5 rubro-negro para a sua torcida. Elton e Carlos Alberto também são parelhos. Se recuperar o seu início de temporada, o tricolor leva vantagem. O duelo de ex-ipitanguenses Bida e Rogério é desequilibrado pela maior qualidade técnica do jogador do Leão. Mas precisa saber qual a função a ser analisada. Na marcação e na vontade, Rogério é superior. Com a camisa 10, Ramon leva vantagem hoje, principalmente, depois do último Ba-Vi, mas se Léo Medeiros recuperar o seu bom futebol, pela idade, leva vantagem.

Entre Beto e Jackson também há uma diferença de função. Mas são dois jogadores fundamentais para os seus clubes. Por isso, um equilíbrio. E com a camisa 9 um duelo esquisito. Eles não encantam suas torcidas mas seguem vestindo um dos números mais importantes para seus clubes. Neto Baiano tem méritos. É o artilheiro do Brasil no ano - ao lado de Tardelli -, mas a falta de qualidade técnica e a seca nos clássicos não o fazem muito superior a Reinaldo Alagoano, que fez menos gols, mas já balançou a rede do rival no ano.

Há algum desequilíbrio entre os times? Na minha opinião, não há. E, para mim, elenco é mais importante em competições de pontos corridos. E o time titular é mais decisivo em campeonatos com mata-mata. Por isso, o tricolor está vivo na disputa.

Nenhum comentário: