sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Começa hoje o Campeonato Português

Leandro Silva

Todo mundo sabe, desde as aulas de história do primário, que o Brasil foi colonizado por Portugal. Mas, no mundo do futebol, colônia e metrópole se invertem, e não é nenhum absurdo afirmar que o futebol português está colonizado pelos jogadores brasileiros.

Para comprovar a força do Brasil em gramados lusos, basta ver o número de brasileiros nas três principais equipes de Portugal. Nada menos do que 17 jogadores nascidos na Terra de Santa Cruz defendem as cores de Porto, Sporting Lisboa e Benfica.

O Porto, atual campeão, é que possui a maior colônia, com oito jogadores. Seguido pelo Sporting, com seis, e Benfica, com três.

ATUAL TEMPORADA –
A temporada 2007/2008 do Campeonato Português começa hoje, com a partida entre Sporting Lisboa e Acadêmica, em Lisboa. Amanhã, os Dragões do Porto iniciam a caminhada de defesa do título, fora de casa, contra o Braga, do atacante Lenny, ex-Fluminense.

E o Benfica, também fora de casa, enfrenta o Leixões. Se a temporada atual repetir a 2006/2007, a emoção estará garantida na liga portuguesa, que, em sua última edição, só foi decidida na última rodada. Além do campeão Porto, Sporting, vice, e Benfica, terceiro, chegaram vivos à rodada derradeira, garantindo dramaticidade e suspense quanto ao dono do troféu português.

PORTO
Os Dragões, certamente, vão sentir falta do talento do meia-atacante Anderson. O jogador, revelado pelo Grêmio, vai tentar entortar os ingleses com seus dribles, agora com a camisa do Manchester United.

Outro brasileiro que arrumou as malas e partiu para um gigante europeu foi o zagueiro Pepe, cotado para defender a seleção portuguesa do técnico Felipão. O meio-campista Ibson retornou ao Brasil e ao Flamengo. Mas Helton, Paulo Assunção, Alan e Adriano Louzada, remanescentes da última temporada, recebem a companhia do volante Fernando, ex-Vila Nova, de Goiás, e da seleção sub-20; o meia Leandro Lima, do São Caetano; o atacante Edgar, ex-São Paulo, e o lateral-esquerdo Lino, que defendeu o Acadêmica na última temporada.

O principal craque do time é o português Quaresma, grande driblador. O problema é que até o dia 31 deste mês, quando encerra a janela de transferências européia, os torcedores do Porto não conseguirão dormir de preocupação com a possível saída do meia-atacante pretendido por muitos outros clubes do continente. Para o ataque, Ernesto ‘Tecla’ Farías, ex-River Plate, é a maior esperança de gols.

SPORTING –
Para subir um degrau com relação à classificação do último campeonato, os torcedores do Sporting confiam, novamente, nos gols do atacante Liedson, além de um possível enfraquecimento do Porto. Mas o Sporting também deve sentir a falta dos dribles de Nani, que seguiu junto com Anderson, do Porto, para o Manchester.

Alecsandro deixou o clube e voltou para o Cruzeiro. O lateral-direito Pedro Silva, ex-Corinthians; o atacante Derlei, ex-Porto e Benfica; e o zagueiro Gladstone, ex-Cruzeiro, se juntam a Liedson, Ronny e Polga

BENFICA – O meia-atacante Simão Sabrosa deixou o Benfica rumo ao Atlético de Madrid. Entre os brasileiros do clube ficaram apenas David Luiz, Luisão e Léo, todos representantes da defesa.

O clube apostou em jogadores com um certo sucesso no futebol argentino para tentar fazer uma temporada melhor. O paraguaio Cardozo, ex-Newells Old Boys, é a esperança de gols, além do argentino Bergessio, ex-Racing. Di Maria, que fez um grande Mundial Sub-20, parece ser uma aposta mais para o futuro.

A contratação do clube, cercada de muita expectativa, foi do meia-atacante americano Freddy Adu. O veterano meia português Rui Costa ainda é destaque e esperança do clube para a liga.

Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 17/08/2007

Um comentário:

Ergos [Gustavo Vargas] disse...

Leandro Lima, Lino, Edgar, Pedro Silva.

Está fácil ir para a Europa... =/

Hahah, abraço!

E aposto no Benfica.