sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Vai começar o Francês 2007/2008

Leandro Silva

A julgar pela qualidade da seleção francesa, atual vice-campeã mundial, o Campeonato Francês, que começa amanhã, deveria ter um nível muito elevado. Mas assim como o Brasil, a França também se caracteriza como um país exportador de talentos para outros principais centros europeus.

Por exemplo, dos jogadores que entraram em campo na partida em que os Azuis eliminaram o Brasil na última Copa do Mundo, apenas Govou e Wiltord, que entraram somente no segundo tempo, ainda atuam na primeira divisão francesa, conhecida como Ligue 1. Os outros jogam na Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha, além do maestro Zidane que pendurou a batuta, ou melhor, as chuteiras.

Portanto, além do nível não ser dos melhores, a falta de equílibrio na luta pelo título nos últimos anos vem tirando a emoção do campeonato, desde que o Lyon, dos brasileiros Juninho Pernambucano, Fred, Cris e Fábio Santos passou a dominar, e chegar ao hexacampeonato. Por outro lado, o equílibrio da segunda até a última colocação costuma ser marcante.

O Lyon que estréia amanhã contra o Auxerre conta com técnico novo. Gérard Houllier deixou o clube e foi substituído por Alain Perrin. Além disso, perdeu Abidal e Malouda, mas trouxe os meias Bodmer e Kader Keita do Lille e para a lateral-esquerda trouxe Fábio Grosso, destaque da Itália na Copa e Belhadj.

O Olympique de Marselha depois do vice-campeonato da temporada passada, desponta como principal rival do Lyon na briga pelo título. Apesar de perder a sua principal estrela, Frank Ribery que foi para o Bayern, conseguiu manter o atacante Cissé e o meia Nasri, que foi o melhor jogador do time na temporada passada, e trouxe alguns reforços de brilho pouco intenso como Cheyrou, Faty, Givet e Ziani. O mais famoso é o holandês Zenden.

Lille, Toulouse, e os tradicionais Monaco e Paris Saint Germain têm que lutar muito para tentar surpreender.

Um comentário:

Ergos [Gustavo Vargas] disse...

Lyon favoritaço, sem dúvida alguma. Venceu o Auxerre com autoridade na estréia. Destoa dos demais, adquiriu muita cancha nos últimos anos. Acho bastante improvável a perda do hepta.

Realmente, em CNTP, o Marseille é o principal rival. Porém, trata-se de um time que depende muito do Nasri. Isso ficou nítido na primeira rodada, o empate com Strasbourg foi bastante feio.

Vejo também um Monaco enfraquecido, Bordeaux e Lens com upgrades, Lille e Toulouse como incógnitas e um Paris Saint-Germain na parte de cima da tabela(esse é um feeling pessoal).

Na parte de baixo, afirmo que, no mínimo, dois rebaixados saem entre Valenciennes (essa vitória diante do Toulouse foi atípica), Nice, Metz e Strasbourg (time do "craque" Rentería).

Enfim, vamos ver o que acontece...

Abraço!