quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Vai começar o Italiano e o Espanhol



Leandro Silva

Dois dos campeonatos nacionais mais tradicionais da Europa começam no próximo sábado. Com a manutenção de algumas estrelas e a chegada de reforços, a temporada 2007/2008 promete empolgar na Espanha e na Itália, que viveram momentos distintos na temporada 2006/2007.

Espanha – A temporada passada na Espanha foi emocionante do início ao fim. Nenhuma equipe conseguiu abrir grande vantagem e o título ficou aberto até os jogos finais. Real Madrid, Barcelona e Sevilla chegaram vivos à última rodada e o Real acabou com o título.

Um dos heróis do Real na partida final contra o Mallorca foi Reyes. O meia fez dois gols e agora mudou de lado. Foi contratado pelo rival Atlético de Madrid. Já enfrenta seu ex-time, sábado, no clássico que abre o Nacional.

Barcelona – O Barcelona, que estréia domingo, fora de casa, contra o Racing Santander, chegou ao auge na temporada 2005/2006 com o título da Liga dos Campeões, mas não conseguiu manter o ritmo na temporada passada. Especulou-se uma mudança radical no elenco, mas no final das contas as saídas foram poucas.

Os torcedores nâo devem sentir falta de Giuly, Bronckhorst e Saviola. Em compensação, a chegada de Thierry Henry renovou a esperança da volta dos bons resultados e do futebol vistoso.

A expectativa é grande em torno da utilização do chamado “Quarteto Fantástico” com Ronaldinho, Messi, Eto´o e Henry. O time se reforçou com o lateral Abidal, o zagueiro Milito e o volante Touré.

Real Madrid – Na defesa do título, o Real tem técnico novo. O troféu não bastou para manter o emprego de Fábio Capello. Para seu lugar, chegou Schuster.
O perfil de contratações do clube segue em franca mudança. Para a defesa, já chegaram o goleiro Dudek, os zagueiros Pepe, Heinze e Metzelder, além do ala-esquerda Drenthe, destaque da Holanda sub-21. O meia Sneidjer e os atacantes Robben e Saviola são as contratações mais ofensivas. Robinho e Nistelrooy são os destaque do time.
Beckham, Roberto Carlos, Emerson, Cassano e Helguera são alguns que deixaram o clube.

Ameaças – Para tentar tirar o título das mãos da dupla Barcelona e Real, o Atlético de Madrid se reforçou em quantidade. O principal jogador do clube, Fernando Torres, partiu para o Liverpool. Mas quem imagina que o Atlético está enfraquecido se engana.

Além de Reyes, chegaram Luis Garcia, Raul Garcia, Cléber Santana, Simão Sabrosa e Forlan.

Os torcedores do Sevilla torcem pelo final da janela de transferências para que o ídolo do clube Daniel Alves, assediado por vários clubes, permaneça. O artilheiro Kanouté ficou. Boulahrouz, Mosquera e De Sanctis chegam.

O Valencia contratou Zigic, de 2,02 m. Sávio, ex-Flamengo abandonou o rebaixado Real Sociedad e foi para o Levante. No Zaragoza, as novidades ficam por conta de Ricardo Oliveira, Ayala e Matuzalém, ex-Vitória.

Itália – Enquanto a temporada na Espanha foi emocionante, na Itália, a Inter passeou e conquistou o título sem dificuldades.

A nova temporada não deve repetir tal desequílibrio. A Internazionale continua forte. Ainda chegaram o atacante Suazo e o zagueiro Chivu. Figo, Crespo, Ibrahimovic e até o Imperador Adriano permanecem.

Milan – O Milan aumentou o número de brasileiros e a sua força. Para fazer companhia a Dida, Cafu, Serginho, Kaká e Ronaldo, chegaram, Emerson, Alexandre Pato e Digão, irmão de Kaká.

Pato foi contratado, mas só deverá poder atuar pelo Milan em janeiro, pois ele completa 18 anos em setembro, após o final do prazo de inscrições. Só podem ser inscritos atletas acima de 18 anos.

Outros – As principais contratações da Roma para a temporada foram o meia Giuly e o zagueiro brasileiro Juan. Doni, Mancini, De Rossi, Taddei, Perrotta e Totti permanecem. Chivu foi embora.

Acostumada a entrar no Italiano sempre como favorita, a Juventus chega mais humilde para a nova temporada.

Depois de ser obrigada a disputar a Série B, por causa do escândalo do Calcio Caos, A Juve perdeu vários dos seus destaques como Thuram, Vieira, Cannavaro e Ibrahimovic. Mas Del Piero, Nedved e Buffon tornaram-se mais ídolos por toparem continuar.

Eles estão firmes na nova temporada. Para reforçar a campeã da Série B, chegaram Salihamidzic, Grygera, Criscito, Iaquinta, Almirón, Tiago e Jorge Andrade.
Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde de 23/08/2007

Nenhum comentário: