sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Bundesliga volta hoje


Leandro Silva

Começa hoje a Bundesliga, ou Campeonato Alemão, da temporada 2007/2008, com um grande jogo entre o atual campeão, Stuttgart, e o Schalke 04, também um dos fortes candidatos ao título.

O Schalke conta com os brasileiros Bordon, Kevin Kuranyii e Rafinha. Mas perdeu um de seus destaques, o meia (também brasileiro) Lincoln, que deixou o clube e foi para o turco Galatasaray.

Já o Stuttgart chega com moral depois do título da temporada passada. Dos titulares, apenas o goleiro Hildebrand foi embora, rumo ao Valencia, da Espanha. Um dos grandes destaques do time na conquista foi o atacante brasileiro Cacau, ao lado do alemão Mario Gomez, considerado por muitos uma das maiores revelações do futebol germânico nos últimos anos.

O atacante Ewerthon, revelado pelo Corinthians, que estava no Zaragoza, chega como uma das principais contratações, junto com o atacante romento Ciprian Marica e o meia turco Basturk.

FAVORITO – Apesar de ter reforçado a equipe campeã, o Stuttgart não pode ser considerado principal favorito ao troféu. Isso porque o Bayern de Munique, depois da péssima temporada passada, na qual não conseguiu nem a vaga para a Liga dos Campeões, resolveu se mexer e reforçou a equipe para valer. A estréia do clube, amanhã, contra o Hansa Rostock, está cercada de muita expectativa.

O meia brasileiro Zé Roberto, depois de uma grande Copa e de uma inesquecível passagem pelo Santos, retorna ao Bayern junto com outras contratações de impacto, como os atacantes Klose, da Alemanha, e Luca Toni, da Itália, e o meia-atacante francês Ribery, uma das sensações da Copa do Mundo de 2006, pretendido por várias outras equipes do mundo.

O brasileiro Lúcio continua comandando a defesa. Outras contratações foram os meias José Ernesto Sosa, do Estudiantes e da seleção argentina, e Hamit Altintop, do Schalke 04, e dois novos jogadores da seleção alemã: o atacante Jan Schlaudraff e o lateral-esquerdo Marcell Jansen.

Além disso, antigos destaques permanecem, como Kahn, Lahm, Schweinsteiger, Van Bommel e Podolski.

Figurantes – O Werder Bremen é outro que pode lutar pelo título. O time perdeu seu artilheiro Klose e contratou o meia Carlos Alberto, ex-Fluminense, para atuar ao lado de Diego, melhor jogador do último campeonato. Carlos Alberto e Diego já jogaram juntos no Porto, onde conquistaram o Mundial Interclubes contra o Once Caldas.

A briga pelo título deve ficar restrita a essas quatro equipes. Os outros clubes devem brigar por vagas nas competições européias.
O Bayer Leverkusen, que perdeu o zagueiro Juan, que foi para a Roma, e se desfez dos brasileiros Roque Júnior e Athirson, perdeu muita qualidade. A principal contratação do clube foi o grego Gekas.

O Borussia Dortmund, que já montou grandes times, parece se enfraquecer a cada temporada. Desta vez, perdeu o zagueiro da seleção alemã Metzelder para o Real Madrid.

O Hamburgo, com as contratações de Castelen e Zidan e a manutenção do holandês Van der Vaart pode fazer boa temporada, mas não deve ter pretensão de chegar ao caneco. Os outros clubes devem ser meros figurantes.


Matéria publicada originalmente na edição do dia 10/08/2007 do jornal A Tarde

Nenhum comentário: