terça-feira, 21 de agosto de 2007

Copa é com o Sevilla

Leandro Silva

No Brasil, Cruzeiro e Grêmio recebem o título de times copeiros porque parecem talhados para competições que envolvam mata-mata. Aquelas em que o emocional, a raça, a estratégia e a inteligência, além do fator sorte, são determinantes.

Ainda na América Latina, o Boca Juniors é outro ótimo exemplo vivo dessa espécie de times. Na Europa, o Liverpool tem um rendimento melhor em Copas do que Ligas, mas o Sevilla, nos últimos anos, pode ser considerado o time mais copeiro do continente.

Desde a conquista da Copa da UEFA da temporada 2005/2006, o clube andaluz dá um verdadeiro curso de especialização em torneios eliminatórios. No início da temporada 2006/2007, na decisão da Supercopa da Europa, o Barcelona, campeão da Liga dos Campeões, caiu diante dos campeões da UEFA.

Nessa mesma temporada, o clube defendeu exemplarmente o título da UEFA e venceu o Espanyol na final, em partida dramática. Não bastasse o bi da competição internacional, veio a consagração com a Copa do Rei, superando o Getafe, na final.

A temporada 2007/2008 também começou muito bem para o Sevilla. Na final da Supercopa da Espanha, depois da primeira partida, com uma vitória por 1 a 0 contra o Real, com gol de Luis Fabiano, o Sevilla deu um show no jogo de volta, em Madri, e venceu por 5 a 3, com dois gols do volante Renato e três de Kanouté, que decidiu ficar.

A temporada ainda reserva muitas emoções para a torcida do Sevilla. O time defende o título da Super copa da Europa, contra o Milan e tentará fazer sucesso na Liga dos Campeões. Será muita ousadia? Só o tempo e os resultados vão dizer.

Jogadores

No meu texto anterior para o futeboleuropeu.com.br, não falei sobre a ótima contratação do colombiano Aquivaldo Mosquera para a zaga do Sevilla. A preocupação anterior com a possível saída de Daniel Alves permanece, e o que é pior, cada vez resta menos tempo para tentar contratar algum(ns) jogador(es) de qualidade com o dinheiro da venda do lateral baiano. Já a permanência do atacante Kanouté é uma ótima notícia para os torcedores do Sevilla.

Texto publicado originalmente no ´Fala, Torcedor´ do site www.futeboleuropeu.com.br

Nenhum comentário: