segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Sevilla - ainda pode melhorar?

Leandro Silva

O excelente site http://www.futeboleuropeu.com.br/ está de volta e tive a felicidade de ter um texto meu na nova estréia, na seção "Fala o torcedor":

Sevilla: Ainda pode melhorar?
13/Agosto/2007

por Leandro Silva

Depois de uma brilhante temporada com dois títulos importantes, da Copa Uefa e da Copa do Rei, e com a tão sonhada vaga para a Liga dos Campeões, o Sevilla se prepara para uma nova temporada promissora, mas também complicada.

Promissora porque, enfim, depois de muitas tentativas, o clube andaluz disputará a maior competição de clubes do planeta, a Liga dos Campeões, o que gera muita expectativa para a torcida. E complicada por causa da responsabilidade de tentar fazer uma temporada tão boa quanto a anterior.

Para complicar, o time pode perder dois grandes destaques: o artilheiro Kanouté, e o lateral-direito brasileiro Daniel Alves, o melhor jogador do clube nos últimos anos.

Jogador evoluiu com o clube
Quando o lateral-direito baiano trocou o Bahia pelo Sevilla, da Espanha, em 2003, deixava um time que acabava de escapar do rebaixamento no Brasileiro de 2002 para chegar a outro que tinha voltado a disputar a primeira divisão espanhola na temporada anterior, com um oitavo lugar. Na temporada 2002/2003, ele chegou no segundo turno e não foi aproveitado como titular. O time terminou na 10ª colocação.

A partir da temporada 2003/2004, quando virou titular, o lateral foi crescendo junto com a equipe. Dois anos seguidos, o time andaluz terminou na 6ª colocação.

Na temporada 2005/2006, subiu uma posição, além de conquistar o título da Copa Uefa, em que Daniel foi eleito melhor jogador da competição. As grandes atuações faziam os espanhóis sonharem com a sua presença na seleção do país.

Enquanto isso, Parreira insistia com Cafu na Seleção Brasileira. A classificação para a sonhada Liga dos Campeões não veio porque levou desvantagem no confronto direto com o Osasuna, quarto colocado.

Auge
Na atual temporada, ele já começou bem, com uma atuação brilhante do time e de Daniel contra o Barcelona na final da Supercopa da Europa, torneio em que os campeões da Liga dos Campeões e da Copa da Uefa se enfrentam.

Depois, novamente liderada pelo lateral, que chegou à Seleção com o técnico Dunga, a equipe chegou a liderar a Liga Espanhola por um bom tempo e conseguiu terminar em terceiro, carimbando o passaporte para Liga dos Campeões, com a terceira colocação.

Preocupação
A maior preocupação da torcida do Sevilla é de perder Daniel e/ou Kanouté, no final da janela de transferências, e não conseguir aproveitar o dinheiro que pode ganhar com a venda de Daniel.

Mudanças
Por enquanto, as mudanças no elenco do Sevilla não dão muitas pistas sobre uma evolução ou queda da qualidade. O goleiro David Cobeño, que foi bem nas oportunidades que teve, deixa o clube, mas chega o bom De Sanctis, da Udinese. Talvez, Cobeño fosse mais adequado para a reserva. De Sanctis não deve ficar muito feliz na reserva do ídolo Palop.

As saídas de Aitor Ócio e Castedo não preocupam, o zagueiro holandês Boulahrouz foi uma excelente contratação, principalmente se for utilizado na zaga. As chegadas de Tom de Mul e Seydou Keita devem ser apenas para compor o elenco.

2 comentários:

Dassler Marques disse...

parabés hein meu amigo!

é a dupla Leandro-Leonardo
hehehehe

abraço
Dassler

Ergos [Gustavo Vargas] disse...

Cara, apenas discordo do que tu falas a respeito do Seydou Keita.

Ele é excelente, muito mais jogador que Renato e Martí, por exemplo.

Abraço!