sábado, 26 de março de 2011

Colo-Colo se complica e pode ser rebaixado mesmo com boa campanha

O regulamento e a divisão mal feita dos grupos da primeira fase não cansa de proporcionar injustiças no Campeonato Baiano de 2011. Depois de ser eliminado da disputa pelo título por ter sido quinto colocado de um grupo, mesmo tendo pontuação suficiente para ser segundo colocado do outro, o Colo-Colo corre o risco de ser rebaixado, mesmo tendo apenas três times (de 12) com mais pontos do que ele em toda competição até o momento - Vitória, Bahia de Feira e Bahia. 

Com os critérios de desempate, o Colo-Colo tem a sexta colocação na pontuação geral do campeonato, mas, com a derrota deste sábado para o Fluminense de Feira, por 1 a 0, corre sérios riscos de cair para a segunda divisão, pois tem apenas 3 pontos, depois de 3 rodadas no quadrangular que define os dois rebaixados. Com o triunfo, o Fluminense chegou aos 7 pontos e estána liderança. O Ipitanga pode assumir a segunda colocação isolada, chegando aos 6 pontos, se vencer o lanterna Juazeiro, que tem apenas 1 ponto, neste domingo.

A divisão das chaves na primeira fase foi tão desequilibrada que nos confrontos entre os oponentes de lados opostos, os times do Grupo A marcaram 18 pontos a mais do que os do Grupo B (108 contra 90). E a injustiça acabou comprometendo a segunda fase, pois qualquer um de Bahia, Bahia de Feira, Atlético de Alagoinhas e Vitória da Conquista passariapara a semifinal, pelo menos como segundo colocado da outra chave. 

No entanto, dois deles serão eliminados, enquanto Feirense, Serrano ou Camaçari seguirá na competição ao lado do Vitória que é muito superior aos adversários da chave.

Nenhum comentário: