quarta-feira, 16 de março de 2011

Conheça os oito finalistas da Liga dos Campeões da Europa

Nesta sexta-feira (18/3),  sorteio dos cruzamentos das quartas-de-finais da Liga dos Campeões da Europa atrairá a atenção em várias partes do mundo e não só no Velho Continente. A despeito da ótima campanha, arrisco dizer que o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, está sendo o adversário dos sonhos dos outros sete concorrentes ao título. Por outro lado, sete times devem estar tendo pesadelos com a possibilidade de bater de frente com Lionel Messi e o Barcelona já na próxima fase. Conheça um pouco mais dos oito finalistas:

Barcelona (Espanha):
Time da moda, melhor futebol do mundo, três melhores jogadores do mundo no ano passado. São credenciais que colocam o Barcelona como o principal favorito ao título da Liga dos Campeões nesta temporada. O Barcelona sempre tem muito mais posse de bola do que os seus adversários.
Time-base: Valdés, Daniel Alves, Puyol, Piqué e Maxwell (Adriano); Busquets (Mascherano), Xavi, Iniesta; Pedro, David Villa e Lionel Messi.
Goleadores na Liga dos Campeões: Lionel Messi 8 gols (artilheiro da competição), David Villa e Pedro 3 gols.
Goleadores no campeonato nacional: Lionel Messi 27 gols (artilheiro da competição), David Villa 17 gols, Pedro 13 gols.
Brasileiros do elenco: Daniel Alves (lateral-direito, ex-Bahia), Adriano Correia (lateral-esquerdo, ex-Coritiba), Maxwell (lateral-esquerdo, ex-Internazionale), Thiago Alcântara (meia, filho do tetracampeão Mazinho).
Colocação no campeonato nacional: líder
Campanha na Liga dos Campeões: 17 pontos, 5 vitórias, dois empates e 1 derrota. Passou pelo Arsenal nas oitavas-de-final.

Real Madrid (Espanha):
O Real Madrid conseguiu voltar ao convívio dos oito melhores do continente depois de bater a trave sempre nas oitavas-de-final. Com Mourinho no comando, tem chances de chegar ao título da competição. O francês Benzema que já era tratado como piada passou a fazer os gols que o time merengue precisava. Cristiano Ronaldo,Özil e Di Maria são alguns dos destaques ofensivos do time. Se Kaká recuperar o bom futebol e entrar no time nas fases finais será um importante reforço.Entre os finalistas, o Real Madrid tem o ataque mais positivo, junto com o Tottenham, com 19 gols.
Time-base:Casillas, Sérgio Ramos, Ricardo Carvalho, Pepe e Marcelo; Xabi Alonso, Khedira, (Lassana Diarra), Özil, Di Maria e Cristiano Ronaldo; Benzema.
Goleadores na Liga dos Campeões:Benzema 6 gols, Cristiano Ronaldo 4 gols, Di Maria e Higuain 2 gols.
Goleadores no campeonato nacional: Cristiano Ronaldo 27 gols (artilheiro da competição), Benzema 9 gols.
Brasileiros do elenco: Kaká (meia, ex-Milan), Marcelo (lateral-esquerdo, ex-Fluminense), Pepe (zagueiro naturalizado português).
Colocação no campeonato nacional: segundo colocado
Campanha na Liga dos Campeões: 20 pontos, 6 vitórias, 2 empates. Passou pelo Lyon nas oitavas.

Internazionale de Milão (Itália):
Atual campeã, a Internazionale ressurgiu das cinzas no duelo de oitavas-de-final contra o Bayern. Se o time não faz uma grande temporada e corre o risco de perder a hegemonia nacional para o rival Milan, e vem aos trancos e barrancos na Champions, o poder de superação demonstrado na Alemanha, o peso da camisa, e o talento de Sneijder e Eto'o mantém vivas as esperanças do bi.
Time-base:Julio César, Maicon, Lúcio, Ranocchia e Chivu; Thiago Motta, Cambiasso, Stankovic (Zanetti) e Sneijder; Pandev e Eto'o.
Goleadores na Liga dos Campeões: Samuel Eto'o 8 gols (artilheiro da competição), Sneijder 3 gols
Goleadores no campeonato nacional: Samuel Eto'o 19 gols
Brasileiros do elenco: Maicon (lateral-direito), Lúcio (zagueiro), Thiago Motta (volante), Philipe Coutinho (atacante)
Colocação no campeonato nacional: segundo colocado
Campanha na Liga dos Campeões: 13 pontos  4 vitórias 1 empate e 3 derrotas, passando pelo Bayern nas oitavas.

Manchester United (Inglaterra):
O Manchester United faz uma campanha ótima no campeonato inglês e vai seguindo na Liga dos Campeões. Mas falta brilho ao time vermelho. Rooney ainda não voltou aos seus melhores momentos no futebol e o seu despertar pode fazer a diferença nessa reta decisiva. Por enquanto, o mexicano Hernandez e o português Nani vão sendo as maiores armas ofensivas. O artilheiro do nacional, Berbatov, não atravessa um bom momento, ao contrário do mexicano, e está perdendo espaço.
Time-base: Van der Sar, O'Shea (Rafael), Smalling (Rio Ferdinand), Vidic e Evra; Carrick, Fletcher, Nani e Giggs (Valencia, Scholes); Rooney e Hernandez (Berbatov).
Goleadores na Liga dos Campeões: Javier Hernandez 3 gols.
Goleadores no campeonato nacional: Berbatov 19 gols (artilheiro da competição), Javier "Chicharito" Hernandez 10 gols e Nani 9 gols.
Brasileiros do elenco: Rafael (lateral-direito), Fábio (lateral-esquerdo), Anderson (meio-campista)
Colocação no campeonato nacional: líder
Campanha na Liga dos Campeões: 18 pontos. 5 vitórias e 3 empates.Passou pelo Olympique nas oitavas.

Chelsea (Inglaterra):
Outro time muito forte que não faz uma das melhores temporadas. Quarto colocado no inglês, o time faz boa campanha na Chapions League, sem empolgar. Tem dois dos melhores atacantes do mundo à sua disposição, Drogba e Fernando Torres, mas não consegue utilizá-los como dupla. Pelas qualidades individuais é um forte candidato ao título.
Time-base: Cech, Bosingwa, Ivanovic, John Terry e Ashley Cole; Essien (Obi Mikel), Ramires, Lampard e Malouda; Anelka e Fernando Torres (Drogba).
Goleadores na Liga dos Campeões:Anelka 7 gols. Ivanovic 2 gols.
Goleadores no campeonato nacional: Drogba 10 gols, Fernando Torres e Malouda 9 gols.
Brasileiros do elenco:Alex (zagueiro) e Ramires (volante)
Colocação no campeonato nacional: quarto colocado
Campanha na Liga dos Campeões: 19 pontos. 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota. 
Tottenham (Inglaterra):
Faz uma campanha dos sonhos. Passou de fase na liderança de um grupo que contava com a Internazionale e logo depois eliminou o Milan da competição. A passagem de fase foi merecida pelo triunfo em Milão, mas a atuação em casa no jogo de volta deixou a desejar. Apenas assistiu ao Milan jogar. Tem ótimos valores individuais e o conjunto é forte mesmo com as trocas de jogadores. Van der Vaart é outro holandês rejeitado pelo Real, assim como Sneijder e Robben, que vai se destacando na Liga dos Campeões e no campeonato nacional. O volante Sandro, em sua primeira temporada no futebol inglês vem se destacando. Não fo inscrito para a primeira fase, mas entrou as oitavas-de-final e teve importante participação. Tem o ataque mais positivo entre os finalistas, junto com o Real Madrid, com 19 gols marcados.
Time-base:Gomes, Corluka, Dawson, Gallas e Ekotto; Sandro, Modric (Palacios ou Jenas), Lennon, Van der Vaart e Bale (Pienaar); Crouch.
Goleadores na Liga dos Campeões: Bale e Crouch 4 gols. Pavlyuchenko 3 gols.
Goleadores no campeonato nacional: Van der Vaart 10 gols, Pavlyuchenko 7 gols.
Brasileiros do elenco: Gomes (goleiro) Sandro (volante)
Colocação no campeonato nacional: quinto colocado.
Campanha na Liga dos Campeões: 15 pontos. 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Eliminou o Milan.

Schalke 04 (Alemanha):
O Schalke 04 é apenas o décimo colocado no campeonato alemão, mas os investimentos em contratações como Raul e Huntelaar vai dando resultado na Liga dos Campeões. O peruano Farfan, o goleiro Neuer e a experiência e qualidade do veterano Raul são as principais esperanças do Schalke, que deve ser o segundo,ou talvez o primeiro, adversário mais desejado na próxima fase.
Time-base:Neuer, Uchida, Howedes, Metzelder e Escudero (Sarpei); Matip, Kluge, Jurado; Farfan, Raul e Huntelaar.
Goleadores na Liga dos Campeões:Farfan 4 gols. Raul e Huntelaar 3 gols.
Goleadores no campeonato nacional: Raul 11 gols, Huntelaar 7 gols.
Brasileiros do elenco:Edu (atacante)
Colocação no campeonato nacional: décimo colocado
Campanha na Liga dos Campeões: 17 pontos. 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Passou pelo Valencia.

Shakhtar Donetsk (Ucrânia):
Grande zebra da competição, o Shakhtar não está entre os oito melhores por acaso. O time ucraniano sabe garimpar jovens talentos, principalmente no Brasil, e faz uma ótima campanha, desbancando Arsenal e Roma. É a equipe com mais pontos e mais vitórias nesta edição. Perdeu apenas uma vez e venceu todas as outras oito partidas.
Time-base:Pyatov, Rakitskiy, Hübschman, Chygrynskiy, Rat; Srna, Jadson, Douglas Costa eWillian;  Mkhitaryan (Eduardo da Silva) e Luiz Adriano.
Goleadores na Liga dos Campeões: Eduardo da Silva e Luiz Adriano 4 gols. Willian, Jadson e Douglas Costa 2 gols.
Goleadores no campeonato nacional: Luiz Adriano 8 gols, Eduardo da Silva 5 gols.
Brasileiros do elenco:  Jadson (meia), Willian (meia), Douglas Costa (meia), Alex Teixeira (meia), Fernandinho (meia), Eduardo da Silva (atacante naturalizado croata), Luiz Adriano (atacante), Marcelo Moreno (atacante boliviano com cidadania brasileira).
Colocação no campeonato nacional: líder
Campanha na Liga dos Campeões: 21 pontos. 7 vitórias e 1 derrota. Eliminou a Roma.



No twitter @leandrosilva81

Nenhum comentário: