sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Histórico do Esquema com três volantes no Bahia nos últimos 10 anos

Leandro Silva
Salvador - O esquema com três volantes e apenas um meia armador no Bahia reina praticamente absoluto no Bahia nos últimos 10 anos, confira um histórico da utilização desse esquema no clube:

1997
Em 1997, no primeiro rebaixamento do clube, a equipe já começava a competição com três volantes – Lima, Nei Santos e Eduardo ou Mantena – e apenas Zinho na armação. Depois, com a entrada de Robson Luís no lugar de um dos dois volantes o Tricolor passou a contar com dois volantes - Lima e mais um que se revezava entre Giuliano, Souza, Nei Santos, Eduardo e Mantena - e dois meias.

1998
Em 1998, ano de estréia do Opportunnity no Bahia, foi um ano de quebra dessa tradição dos três volantes. O time voltou a ter um meio de campo com apenas dois volantes, Bebeto Campos e Fabio Baiano, e dois meias, Marquinhos e Robson Luís, nos dois semestres. Conquistando o campeonato baiano mas quase caindo para a Terceirona.

1999
Em 1999, o Bahia voltou a contar com três volantes – Lima, Bebeto Campos e Isaías - e apenas um meia – Capixaba – no título do Campeonato Baiano. No segundo semestre Joel Santana tirou um volante, Isaías, para entrada de Dauri para dividir a armação do time com Capixaba na campanha do terceiro lugar na Série B.

2000
Em 2000, com Evaristo no comando, o Bahia conseguiu ir bem na Taça João Havelange se classificando para a segunda fase com um meio de campo que em boa parte da competição tinha apenas dois volantes - Reginaldo Nascimento e Vagner - dando espaço para dois grandes meias - Iranildo e Jorge Wagner - brilharem, mas no mesmo campeonato o Tricolor chegou a jogar várias partidas com três volantes, principalmente antes da chegada de Iranildo e da consolidação de Jorge Wagner, quando Bebeto Campos era mais um volante e apenas Capixaba armava a equipe.

2001
Em 2001 no primeiro semestre Evaristo voltou a mandar a equipe pro ataque no Campeonato do Nordeste com um meio de campo formado por apenas dois volantes - Bebeto Campos e Pretto - e dois meias - Capixaba e Alex Oliveira. Mas no Brasileiro daquele ano o mestre Evaristo acabou escalando como titular um time com quatro volantes - Ramalho, Bebeto Campos, Ramos e Pretto - é bem verdade que Pretto já fazia o papel de meia mas mesmo assim venceu a Bola de Prata daquele ano de melhor volante.

2002
Em 2002, no primeiro semestre com Bobô, o Bahia chegou a ter três atacantes na conquista do Campeonato do Nordeste com o Trio Elétrico: Sérgio Alves, Robgol e Nonato, mas para dar suporte a esse ataque Bobô escalava três volantes: Bebeto, Ramalho e Pretto.

No segundo semestre o Tricolor teve três volantes em toda a campanha do Brasileiro com Ramalho, Bebeto Campos e Carlinhos ou Ramos se revezando como terceiros volantes até o aparecimento de Jair que tomou a posição. A armação ficava sob a responsabilidade apenas de Gil Baiano ou Geraldo, teve um momento da competição em que os dois passaram a jogar juntos com apenas um atacante: Robgol ou Nonato.

2003
Em 2003, ano do segundo rebaixamento do Tricolor, o clube começou o ano com um meio campo formado por Bebeto Campos, Jair e Pretto e apenas Danilo na armação. O Bahia foi péssimo no Campeonato Baiano. No Brasileiro Otacílio chegou para o lugar de Bebeto, mas o time sofreu muitas mudanças ao longo do tortuoso caminho para a Série B. Na maioria das partidas a equipe contava com apenas um meia armador que se revezava entre Danilo, Luis Alberto (naquela época jogava mais avançado), Elias, Possatto e Paulo Sergio.

2004
Em 2004, o time com Vadão iniciou o ano com três volantes – Galeano, Henrique e Neto e apenas Danilo na armação, perdeu o Campeonato Baiano na final. No segundo semestre na boa campanha do quarto lugar na Série B contava com três volantes – Neto, Henrique e Rodriguinho, ou Cícero – e apenas Robert na armação das jogadas.

2005
Em 2005, no ano do rebaixamento para a Série C do Brasileiro no Brasileiro a equipe jogou boa parte da Série B com os três volantes Neto, Fernando Miguel e Cícero e apenas Guaru armando o time. Luis Alberto e Jair também foram utilizados no esquema de três volantes. Em uma parte da competição o Tricolor chegou a trocar um volante por um zagueiro e ficou com três zagueiros.

2006
Em 2006, novamente as críticas pela utilização de três volantes foram constantes durante todo ano com todos treinadores que passaram pelo clube. Em poucos momentos o Tricolor conseguiu ter uma dupla de armadores com Rafael Bastos e Esquerdinha ou Elias. Na maior parte do ano o meio campo foi formado mesmo por três volantes – Guilherme, Leandro Leite e Alessandro Azevedo.

Nenhum comentário: