segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Evolução comprovada


O acesso para a Série e os consequentes crescimentos na receita e na exposição do clube fizeram com que o elenco atual do Bahia seja muito superior ao que iniciou a disputa do Campeonato Baiano do ano passado.

Na zaga, Nen permanece, enquanto Luizão e Titi parecem dar um acréscimo de qualidade com relação a Alison e Vagner. O garoto Renê Santos também possui mais potencial do que Thiago, que iniciou o estadual passado como titular. Talvez Alison esteja no mesmo nível de Luizão e Titi, e sua permanência poderia ter sido benéfica.

Na lateral-direita, Bebeto permanece como quebra-galho, e Marcos, de volta, é melhor do que Rafael. Na esquerda, Ávine começa o ano com muito mais moral do que em 2010 e Dodô é melhor do que Daniel.

Com relação aos volantes, Marcone é o único remanescente. Se sofria com as críticas da torcida e da imprensa no início de 2010, inicia 2011 com o status de ter sido um dos destaques do retorno tricolor à primeira divisão. Eu gostava de Leandro e Bruno Silva que deixaram o clube, mas as chegadas de Boquita e Rafael Jataí e a permanência de Hélder, que chegaou para o Brasileiro, dá um acréscimo de qualidade de passe ao meio do Bahia.

Nas meias, Ananias e Maurício permaneceram para disputar posição com a legião de atletas promissores que o tricolor trouxe, como Magno, Jones, Camacho, além dos principais Ramon e Zezinho. Na minha opinião, a única perda do setor foi a saída de Rogerinho, muito bem suprida pela chegada dos novos contratados. No restante, o setor está bem melhor servido.

No ataque, a evolução é enorme. Jael, Souza, Bruno Paulo e Pedro Beda têm muito mais qualidade do que Lima e Rodrigo Gral. E Edilson já estava com uma idade bastante avançada. Apenas no gol, o Bahia começou melhor servido no ano passado, com Marcelo e Fernando, embora Tiago seja um bom goleiro.

É o suficiente para acabar com o jejum de títulos estaduais? Parece ser. É o suficiente para fazer uma boa campanha na Série A? Parece ser importante para formar a base da equipe do Brasileiro, que ainda deve necessitar de reforços.

2011
Goleiros: 1 Tiago, 12 Omar;
Laterais: 2 Marcos, 14 Lucas, 6 Ávine e 27 Dodô;
Zagueiros: 4 Nen, 3 Luizão, 22 Titi e 25 Wiliam Thiego;
Volantes: 5 Marcone, 30 Boquita, 8 Hélder, 68 Rafael Jataí, 23 Pablo, 25 Lenine;
Meias: 17 Ramon, 10 Zezinho, 7 Ananias, 20 Magno, 19 Jones, 16 Camacho, 70 Maurício, 87 Maranhão;
Atacantes: 11 Jael, 9 Souza, 90 Bruno Paulo, 50 Pedro Beda e 21 Gabriel.

2010
Goleiros: Marcelo e Fernando;
Laterais: Rafael, Bebeto, Ávine e Daniel;
Zagueiros: Nen, Alison, Thiago e Vagner;
Volantes: Marcone, Leandro, Bruno Silva, Mateus, Thiago Carpini;
Meias: Rogerinho, Abedi, Ananias, Maurício, Roberto, Raphael Luz e Vander;
Atacantes: Edilson, Rodrigo Gral, Lima, Wilson Júnior e Hélder.

Nenhum comentário: