sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Equilíbrio no início do Baiano

Apenas três rodadas se passaram. Ainda é cedo para chegar a conslusões definitivas, mas os clubes começam a mostrar o que se pode esperar deles até o final do Campeonato Baiano. Para começar, dá para dizer que as equipes foram bem distribuídas nos grupos, já que a soma de pontos dos participantes de cada chave chega aos mesmos 25. Em 18 duelos, foram sete vitórias para cada lado e quatro empates.

Há um sinal de equilíbrio também entre as duas principais forças do Estado. Até o final do tempo regulamentar do jogo entre Ipitanga e Bahia pela terceira rodada tricolores e rubro-negros estavam com a mesma pontuação e apenas um gol de saldo de vantagem para o Vitória, mas o gol de Sassá, nos acréscimos, deixou o Bahia dois pontos atrás do Vitória.

No grupo 2, contudo, os pontos estão mais distribuídos que no 1, tanto que a distância do líder, Vitória, para o lanterna, Serrano, é de apenas três pontos. Enquanto no grupo 1, o Bahia de Feira tem sete pontos à frente do lanterna Juazeiro, que perdeu os três jogos.

O momento era totalmente favorável ao Bahia antes de começar a competição, mas o Leão mostra que irá lutar pelo penta. O atacante Rildo, que veio da Ferroviária, de São Paulo, me deixou uma boa impressão, e acredito que será muito útil para o rubro-negro. O setor defensivo, entretanto, deve ser o ponto mais forte da equipe rubro-negra, com as presenças de bons jogadores como Alison, Eduardo e Uelliton. Até o momento, é o segundo time que menos sofreu gol na competição, apenas um golaço e outro por falha de Viáfara.

Enquanto isso, ainda acredito no time do Bahia e continuo entendendo que o clube armou um bom elenco. A grande expectativa em torno da equipe, por parte da torcida, entretanto, está se transformando em apreensão. O que pode tirar a tranqüilidade necessária para que as atuações passem a ser satisfatórias. O preparo físico ainda está precário e alguns jogadores importantes não estrearam, como Zezinho, Ramon, Luisão e Marcos.

O Bahia de Feira, entretanto, é o time que mais marcou pontos até agora (7). E já havia deixado uma ótima impressão por ter conquistado o título do Torneio Início, disputado uma semana antes do começo do Baiano. O time que já foi semifinalista em 2010 manteve alguns destaques da boa campanha, como João Neto, Jacson e Bruninho e ainda fez boas contratações como o dublê de meia e lateral-esquerdo Roberto, do tricolor da capital.

Interessante é que os dois clubes do interior que conseguiram derrotar os grandes da capital na primeira rodada, não conseguiram mais vencer ninguém nas rodadas seguintes. O Colo-Colo, que derrotou o Leão, segue invicto, depois de dois empates, enquanto o Serrano parou nos três primeiros pontos.

Texto publicado no site bobo8.com.br

Nenhum comentário: