domingo, 6 de abril de 2008

Folia nas quatro linhas

Leandro Silva

Eles não têm o prestígio nacional de artistas como Tatau, Daniela Mercury e Cidade Negra que estão agitando a Micareta de Conquista, que se encerra hoje, mas os jogadores de Bahia e Vitória da Conquista protagonizarão a atração mais esperada do final de semana para os amantes do futebol baiano.

Afinal, os dois clubes disputaram, ponto a ponto, a liderança da primeira fase do Baiano. O Bahia ficou com o posto de líder por dois pontos. Hoje, às 16 horas, os dois times iniciam uma nova disputa, agora pelo título Baiano.

O palco do duelo entre os melhores do campeonato é o Lomanto Júnior. Lá, o Bode não tomou conhecimento de dez dos 11 adversários. A única exceção foi justamente o Bahia que conseguiu derrotar o alvi-verde conquistense, por 2 a 1.

A coincidência é que naquela ocasião, o jogo também aconteceu durante festa popular: o carnaval. Boa semelhança para o torcedor tricolor, mas para o torcedor alviverde é melhor que o time consiga mudar a história para não dançar novamente diante do tricolor da capital.

Retrospecto– O Bahia leva vantagem no histórico dos embates entre os clubes, que ainda é pequeno. Esse é apenas o quinto confronto entre os dois clubes pelo Baiano.

No ano passado, na primeira vez em que se cruzaram, o Bode levou a melhor vencendo por 2 a 0, em Conquista. Na volta, na Fonte Nova, o tricolor venceu por 2 a 1. Mesmo placar das duas vitórias tricolores contra o Bode este ano, em Conquista e em Feira de Santana.

Os artilheiros da história do confronto são Rafael, com dois gols, pelo lado do Vitória da Conquista, e Elias, com dois gols, pelo Bahia. Juleone, Sílvio e Diogo, fizeram os outros gols conquistenses e Fábio Saci, Harley, Neinha e Daniel, do Bahia.

Base mantida– Apesar da chegada de alguns reforços nas últimas semanas como Cléverson, Everton, Ayrton e Ceará, o técnico Paulo Comelli deve manter a base que alcançou bons resultados na fase classificatória.
O atacante Cristiano é o único dos novos contratados que deve ser alçado à condição de titular.

O sergipano estreou com o pé direito no domingo passado, marcando o primeiro gol do Bahia contra o Juazeiro, na partida em que o tricolor garantiu a primeira colocação no Baiano.

A dupla de ataque deve ser formada por Cristiano e Didi. Em nome de uma maior preocupação com a defesa, que já é a melhor do campeonato, Comelli deve escalar Rivaldo no lugar do garoto Ananias.

Segundo o treinador, o time fica pouco resguardado quando atua com Ananias e Elias juntos no meio de campo ao lado de dois atacantes. A chave para a utilização dos dois meias juntos é a saída de um atacante, como aconteceu no jogo contra o Colo-Colo, em Ilhéus, quando os dois revezavam na aproximação com Didi.

Rivaldo, criticado pelas atuações como meia ofensivo teve uma melhora depois que passou a ser utilizado como volante.

Manutenção– No Bode, a tendência também é a manutenção da base da primeira fase.

Por causa do bom momento dos titulares, jogadores como os zagueiros Jeferson e Hebert, com passagens por Vitória e Bahia, respectivamente, o meia Rodrigo Mucarbel, que já atuou no futebol grego, e o atacante Maurício, pelo futebol pernambucano, seguem na reserva, esperando por uma oportunidade.


Matéria publicada originalmente no Jornal A Tarde do dia 6/4/2008

Nenhum comentário: