Blog de jornalismo esportivo com muita informação e opinião. Escrito pelo jornalista esportivo Leandro Silva No Twitter: @leandrosilva81
domingo, 31 de dezembro de 2006
Quando as especulações enfraquecem
Contratações para 2007 - Rio de Janeiro
O time do Rio de Janeiro que tem mais motivos para torcer pela chegada do ano novo é o Fluminense que fez um péssimo campeonato brasileiro escapando do rebaixamento por pouco e, além disso, “no papel” parece ser o time carioca que melhor vem se reforçando. Apesar de que em 2006 o time “no papel” também parecia ser o melhor do Rio e naufragou. O Flu abriu mão de um símbolo, o volante Marcão que acompanha o clube desde a Série C.
Para as meias o Flu contratou dois canhotos, Thiago Neves, que surgiu como grande promessa no Paraná e estava bem no Japão e o ex-Bahia Cícero que teve um grande ano no Figueirense. Não acredito que o sérvio Petkovic continue no clube. Para o ataque o tricolor mantém o garoto Lenny e ainda fez três grandes contratações, Rafael Moura, o He-Man, que é um bom jogador para o elenco. Alex Dias, que se apagou no seu clube do coração, o São Paulo, mas de volta ao Rio tem tudo para retornar aos seus bons momentos e a revelação do campeonato brasileiro Soares que fez um grande campeonato pelo Figueirense. Time-Base: Ricardo Berna, Rissut*, Renato Silva, Luis Alberto, Junior César, Fabinho, Arouca, Cícero, Soares, Alex Dias, Rafael Moura.
Vasco
O Vasco que bateu na trave duas vezes em 2006 para chegar à Libertadores precisa contratar pois já perdeu o volante Andrade e ainda pode perder o meia Morais e o atacante Jean. Três peças fundamentais do time. Até agora, a única contratação de impacto é do argentino Darío Conca que deve chegar para tomar conta do meio-campo Vascaíno. A contratação mais esperada é o gênio veterano Romário.
As outras contratações já concretizadas parecem ser apenas para compor o elenco. O lateral-direito Eduardo do CRB e o atacante Marcelo do Ajjaccio, que eu não conheço, e os atacantes Alessandro, ex-Juventude, e André Dias, ex-Paraná, que eu considero muito limitados para o Vasco. Além do meia canhoto Elias do Bahia que tem uma técnica apurada mas que é muito inconstante e que no Bahia nunca conseguiu uma seqüência de partidas em decorrência das suas freqüentes contusões. Time-base: Cássio, Wagner Diniz, Fábio Brás, Dudar*, Diego, Ygor, Abedi, Darío Conca, Morais*, Jean* e Leandro Amaral.
Botafogo
A torcida do Botafogo também tem motivos para otimismo com relação a 2007, quando o clube defende o título carioca. O time que cresceu na reta final do Brasileiro fazendo um espetacular segundo turno está sendo bem reforçado e tem tudo para brilhar no novo ano. A principal contratação do clube foi do artilheiro Dodô. Um dos melhores jogadores disponíveis para a atual situação do mercado brasileiro. O problema é conseguir mantê-lo por pelo menos uma temporada completa.
Apesar da perda do volante Claiton, o alvi-negro conseguiu a grande contratação do volante, e ídolo do clube, Túlio. O lateral-esquerdo Iran também é um bom reforço, assim como o volante Leandro Guerreiro que fez uma grande Série C pelo Criciúma. Os atacantes Jorge Henrique e Luis Mário são boas opções para o elenco. Os outros contratados – os zagueiros Rogério Correia e Igor, o lateral Xavier e o atacante André Lima - devem ser apenas para compor elenco.
A manutenção do zagueiro Juninho, dos meias Lúcio Flávio e Zé Roberto também são grandes notícias. Se o atacante Reinaldo permanecer no clube também será um grande reforço. Time-base: Lopes, Joilson, Rafael Marques, Juninho, Iran, Leandro Guerreiro, Túlio, Lúcio Flávio, Zé Roberto, Reinaldo* e Dodô.
Falarei do Flamengo em outro texto.
*Os jogadores com situação ainda indefinida.
Contratações para 2007 - Bahia
Começando pela Bahia. Já fiz uma análise do elenco do Tricolor Baiano antes das contratações do volante Humberto e dos atacantes Diogo e Amauri. Diogo, por conhecer, e Amauri, pelas referências, acredito que venham acrescentar muito ao elenco. Até o momento, o time-base deve ter: Gessé, Carlos Alberto, Emerson, Josemar, Célio, Jairo, Williames, Rafael Bastos, Da Silva, Ednei e Diogo.
Mesmo sem conhecer Hebert, Célio e Da Silva.Comparando com o time que terminou 2006 acredito que o time esteja enfraquecido pelas saídas de Pereira, Guilherme e Paulo César. Mas me parece um elenco muito mais forte do que o do início de 2006. Espera-se que a margem de erros nas contratações no próximo ano seja menor e que cheguem mais peças certas para somar.
O Vitória também me parece enfraquecido com relação ao final de 2006, pois perdeu seu melhor jogador, Leandro Domingues, e deve perder um outro jogador importantíssimo, Pretto Casagrande, que colaborava com sua qualidade e com sua experiência. As melhores contratações do clube até o momento, além do meia Capixaba , que não é mais o mesmo dos tempos de Bahia, São Caetano e Coritiba, mas ainda é um bom jogador, são os jogadores do Cruzeiro, o volante Guilherme e o lateral-esquerdo Anderson.
No interior o Colo-Colo, atual campeão, vai defender o título apostando na manutenção de alguns jogadores importantes para o título como o goleiro Marcelo e o volante Juninho e nas novas contratações como o meia Ancelmo, e o atacante Kena revelados pelo Bahia. O atacante Guga que fez um grande Baiano do ano passado pelo Itabuna e disputou a Série C pelo Tigre ilheense.
O Atlético de Alagoinhas contratou o atacante Renna, um jogador que eu gostaria de ver novamente no Bahia. O Fluminense de Feira deve apostar na equipe campeã do “Nordestinho” e o Ipitanga deve apostar no técnico Rodrigo e na descoberta de novos talentos, o que já é tradição no Tucano.
terça-feira, 26 de dezembro de 2006
Hoje começa o ano de 2007 para o Bahia
quarta-feira, 20 de dezembro de 2006
Grupos da Libertadores 2007
2 - Vélez Sársfield (ARG) x Danúbio (URU)
3 - Colombia 3 x Deportivo Tachira (VEN)
4 - Tacuary (PAR) x LDU- Quito (EQU)
5 - Paraná x Cobreloa (CHI)
6 - México 3 x Sporting Cristal (PER)
Fase de Grupos:
Grupo 1: Banfield (ARG), Libertad (PAR), El Nacional (EQU), vencedor do jogo 6
Grupo 2: São Paulo, Audax Italiano (CHI), Alianza de Lima (PER), México 2
Grupo 3: Grêmio, Cerro Porteño (PAR), Colômbia 2, vencedor do jogo 3
Grupo 4: Internacional, Nacional (URU), Emelec (EQU), vencedor do jogo 2
Grupo 5: Flamengo, Real Potosi (BOL), Maracaibo (VEN), vencedor do jogo 5
Grupo 6: River Plate, Colo Colo, Caracas (VEN), vencedor do jogo 4
Grupo 7: Boca Juniors, Bolivar (BOL), Peru 2, Toluca
Grupo 8: Gimnasia y Esgrima (ARG), Defensor Sporting (URU), Deportivo Pasto (COL), vencedor do jogo 1
O Melhor do Mundo para a FIFA
Leandro Silva
Parabéns ao Inter Campeão Mundial
O Brasil mantém a hegemonia dos mundiais de clubes que foram disputados com mais que uma partida, seguindo o feito de Corinthians e São Paulo. Li uma coluna de Tostão, antes do jogo, em que ele dizia que se o Internacional vencesse o Barcelona não deixaria de ser o melhor time do mundo, eu concordo e acho que justamente pelo Barça ser o melhor time do mundo isso valoriza ainda mais a vitória do Colorado.
sábado, 16 de dezembro de 2006
Jogo de despedida do lateral Rodrigo parte 2
Os torcedores do Vitória presentes ao estádio devem ter sentido uma grande emoção ao ver em campo jogando juntos Rodrigo, Vampeta, Paulo Isidoro, Alex Alves. Jogaram também Leilton, Mendes, Oséas e alguns ex-tricolores como Gil Baiano, Marcelo Ramos, Reinaldo Aleluia - Neinha -, o zagueiro Emerson que disputou a Série C pelo Tricolor.
Para mim, o mais emocionante, além da despedida de Rodrigo que deu lugar a seu filho Felipe, foi poder rever o ex-tricolor Bebeto Campos, que teve que abandonar a carreira por problemas cardíacos, em campo novamente, demonstrando a sua característica garra. Um verdadeiro ídolo.
sexta-feira, 15 de dezembro de 2006
Confrontos da próxima fase da UCL definidos
Chelsea x Porto
Milan x Celtic
Arsenal x PSV Eindhoven
Manchester United x Lille
Lyon x Roma
Liverpool x Barcelona
Bayern Munique x Real Madrid
Valencia x Internazionale
Confrontos da próxima fase da UEFA definidos
JOGO 1 - Zulte-Waregem (Bélgica) x Newcastle United (Inglaterra)
JOGO 8 - Fenerbahçe (Turquia) x AZ Alkmaar (Holanda)
JOGO 11 - CSKA Moscou (Rússia) x Maccabi Haifa (Israel)
JOGO 6 - Livorno (Itália) x Espanyol (Espanha)
JOGO 5 - Hapoel Tel-Aviv (Israel) x Rangers (Escócia)
JOGO 16 - Bordeaux (França) x Osasuna (Espanha)
JOGO 2 - Braga (Portugal) x Parma (Itália)
JOGO 7 - Feyenoord (Holanda) x Tottenham Hotspur (Inglaterra)
JOGO 14 - Steaua Bucareste (Romênia) x Sevilla (Espanha)
JOGO 15 - Shakhtar Donetsk (Ucrânia) x Nancy (França)
JOGO 3 - Lens (França) x Panathinaikos (Grécia)
JOGO 4 - Bayer Leverkusen (Alemanha) x Blackburn(Inglaterra)
JOGO 12 - AEK (Grécia) x Paris Saint-Germain (França)
JOGO 13 - Benfica (Portugal) x Dinamo Bucareste (Romênia)
JOGO 10 - Spartak Moscou (Rússia) x Celta de Vigo (Espanha)
JOGO 9 - Werder Bremen (Alemanha) x Ajax (Holanda)
Considero que a Copa da UEFA começa para valer a partir dessa fase, com a incorporação das terceiras colocadas da fase de grupos da UCL. O Werder Bremen parece não estar dando sorte com sorteios nesta temporada e enfrenta o Ajax. Mas, na verdade, Huntelaar e sua turma é que devem se preocupar com o sorteio já que enfrentarão o fortíssimo Werder. Colocarei a seguir as minhas projeções de classificados, veremos os acertos quando restarem oito times brigando pelo título.
Jogo de despedida do lateral Rodrigo
J-League - Campeonato Japonês
No dia 2 desse mês, encerrou-se a J-League, o campeonato japonês, com o título do Urawa Red Diamonds dos brasileiros Nenê, ex-Corinthians e Bahia, Alex Santos, da seleção japonesa, Robson Ponte, ex-Bayer Leverkusen e Washington, ex-Atlético-PR. Washington foi o artilheiro da primeira divisão com 26 gols ao lado de Magno Alves. Na segunda divisão, o artilheiro também é brasileiro, Borges, ex-Paraná.
Comecei a gostar e acompanhar o campeonato japonês na época em que a TVE/Cultura transmitia os tapes dos jogos. As pessoas não acreditavam que eu realmente gostasse daqueles jogos do desconhecido Kashima Antlers, mas eu assistia a todos, para ver o ídolo Zico ensinando os japoneses a arte do futebol. Gostava de ver também Alcindo do próprio Kashima, o zagueiro Pereira do Verdy e o goleiro Sidmar do Schimizu que haviam sido campeões brasileiros com o Bahia. Se o campeonato ainda fosse transmitido teria um telespectador garantido em Salvador.
O campeonato conta com muitos brasileiros. Na atual temporada, apenas dois times da primeira divisão não contavam com nenhum brasileiro em seus elencos. Um dos melhores jogadores do campeonato foi o meia-atacante Juninho, revelado pelo Bahia, e com passagem pelo Palmeiras. Juninho é irmão do meia Zé Carlos, Campeão Brasileiro pelo Bahia. Na próxima temporada outros jogadores como Fabão e Danilo jogarão pelo campeonato que deverá perder jogadores que devem voltar ao Brasil.
Contando com o goleiro japonês Kawaguchi, já que não há goleiro brasileiro na primeira divisão do país, e com poucas improvisações daria para juntar um bom time de brasileiros que disputam a J-League. Kawaguchi, Bruno Quadros, Jean Witte, Nenê, Alex Santos, Fabrício, Túlio, Fernando, Juninho, Uéslei, Washington(ex-atlético-PR).
Jogadores brasileiros na primeira divisão japonesa em 2006
Leandro Silva
Kashima Antlers: Alex Mineiro, Fernando(ex-Vitória), Da Silva(Chumbinho)(ex-São Paulo), Fábio Santos(ex-são Paulo)
Urawa: Nenê, Alex Santos, Robson Ponte, Washington
Sanfrecce Hiroshima: Uéslei(ex-Bahia)
Gamba Osaka: Sidclei(zagueiro), Fernandinho(meia ex-Figueirense), Magno Alves, Lucas(meia)
F.C.Tokyo: Jean Witte, Lucas(ex-Atlético-PR), Washington(ex-Palmeiras), Rychely(atacante)
Yokohama Marinos: Dutra(ex-Santos), Marques
Kawasaki Frontale: Marcão(ex-Atlético-PR), Juninho(ex-Bahia e Palmeiras), Magnum(ex-Vitória e Santos)
Omyia Ardija: Toninho(zagueiro), Alison(atacante)
Ichihara Jef United: Nenhum
Ventforet Kofu: Alair(defensor), Baré(Atacante), Biju(meia), Neto(meia), Josimar(atacante)
Albirex Niigata: Silvinho(ex-atlético-pr), Fabinho(ex-coritiba), Edmilson(ex-palmeiras)
Schimizu S-Pulse: Marquinhos cambalhota(ex-coritiba), Alexandre(atacante)
Jubilo Iwata: Fabrício(ex-corinthians)
Nagoya Grampus: Nenhum
Kyoto Purple Sanga: Julio César(meia ex-guarani e Ponte preta), André(atacante), Paulinho(ex-atlético-mg), Diego(atacante)
Cerezo Osaka:Bruno Quadros, Zé Carlos(ex-corinthians), Pingo(ex-corinthians), Japa(atacante)
Avispa Fukuoka: Alex(defensor), Roberto(volante ex-ponte preta), Marcelo Baron(atacante) Alexandre(atacante)
Oita Trinita: Edmilson(volante ex-Fortaleza), Rafael Silva(atacante ex-Corinthians), Túlio(volante ex-botafogo), Platini(meia)
Veja a lista de 2016
Deu a lógica: Barça e Inter na final do Mundial
quinta-feira, 14 de dezembro de 2006
Argentino com direito a final. Que final!
O campeonato argentino teve ontem uma final emocionante. Sim, uma final que os argentinos deverão levar muito tempo para esquecer. Mesmo com a fórmula dos pontos corridos o campeonato argentino teve que ser decidido em um jogo extra e o Estudiantes de La Plata conseguiu o improvável, vencer o poderoso Boca Juniors que já era tido como campeão dos pontos corridos há várias rodadas.
terça-feira, 12 de dezembro de 2006
Sevilla
Essien
segunda-feira, 11 de dezembro de 2006
As Feras Olímpicas
Este ano de 2006 se encerra e os brasileiros, depois de uma grande decepção com a quinta colocação na Copa da Alemanha, ainda parecem estar desconfiados com a seleção principal e com o trabalho de Dunga, apesar dos bons resultados, e já fazem projeções para a seleção da próxima Copa em 2010. Mas antes disso o Brasil tem um outro grande desafio: as Olimpíadas de Pequim em 2008. Surge mais uma chance de chegar à inédita medalha de ouro olímpica no futebol.
Jogadores brasileiros com idade olímpica
LISTA DOS CANDIDATOS:
GOLEIROS:
Jogador - Time
Marcelo Grohe - Grêmio
Felipe - Santos
Diego - Atlético-MG
Renan - Internacional
Muriel - Internacional
ZAGUEIROS:
Jogador - Time
Leonardo - Shakhtar Donetsk – Ucrânia
Gladstone - Cruzeiro
David Luiz - Vitória
Alcides - Benfica – Portugal
Marcos Vinicius - Corinthians
Luisão - Cruzeiro
Thiago Heleno - Cruzeiro
Edcarlos - São Paulo
Alex Silva - São Paulo
Breno - Náutico
Henrique - Coritiba
Domingos - Santos
Lima - Atlético-MG
Alex - Atlético-PR
João Leonardo - Atlético-PR
Anderson - Fluminense
David - Palmeiras
Eliézio - Cruzeiro
LATERAIS-DIREITOS:
Jogador - Time
Ilsinho - São Paulo
Rafinha - Schalke 04 – Alemanha
Eduardo Ratinho - Corinthians
Amaral - Palmeiras
Fagner - Corinthians
Leyrielton - Goiás
Apodi - Vitória
Nei - Ponte Preta
Jonathan - Cruzeiro
Edílson - Avaí
LATERAIS-ESQUERDOS:
Jogador - Time
Marcelo - Real Madrid – Espanha
Carlinhos - Santos
Filipe - Deportivo La Coruña – Espanha
Fábio Santos - Kashima Antlers - Japão
Márcio Azevedo - Juventude
Ramon - Internacional
VOLANTES:
Jogador - Time
Lucas Leiva - Grêmio
Arouca - Fluminense
Diego Souza - Benfica – Portugal
Denilson - Arsenal – Inglaterra
Roberto - Salamanca – Espanha
Romeu - Fluminense
Fernando Gomes - Fluminense
Ji-Paraná - Corinthians
Alê - Botafogo
Renan - Juventude
Junior - Flamengo
MEIAS:
Jogador - Time
Diego - Werder Bremen – Alemanha
Anderson - Porto - Portugal
Fernandinho - Shakhtar Donetsk – Ucrânia
Wagner - Cruzeiro
Elton - São Caetano
Renato Augusto - Flamengo
Ernane - Vasco
Rafael Bastos - Bahia
Danilo Rios - Bahia
William - Corinthians
Leandro Lima - São Caetano
Maicossuel - Paraná
Toró - Flamengo
Vinicius Pacheco - Flamengo
Ramon - Corinthians
Kerlon - Cruzeiro
Evandro - Atlético-PR
ATACANTES:
Jogador - Time
Rafael Sóbis - Real Bétis – Espanha
Soares - Figueirense
Alexandre Pato - Internacional
Lenny - Fluminense
Danilinho - Atlético-MG
Marcelinho - São Caetano
Jô - CSKA Moscou – Rússia
Celsinho - Lokomotiv Moscou – Rússia
Wellitton - Goiás
Diego Tardelli - PSV – Holanda
Thiago Ribeiro - São Paulo
Edgar - São Paulo
Fabiano Oliveira - Flamengo
Rodrigo Tiuí - Santos
domingo, 10 de dezembro de 2006
Grande Mauro
sábado, 9 de dezembro de 2006
Seleções de Bahia e Vitória no ano de 2006
Leandro Silva
Estou publicando a seleção do Bahia no ano para os leitores do site www.ecbahia.com.br, do qual eu sou plantonista. Segue a nota:
Leandro Silva
A seleção do ano do Bahia, usando o esquema 4-4-2 tradicional, com apenas dois volantes (algo raro ultimamente no Fazendão), ficou assim: França (7,25/1J) [Darci (7,16/16J)], Luciano Baiano (7,3/6J), Pereira (6,64/24J), Emerson (7,71/4J) e Galego (6,19/12J); Guilherme (6,73/30J), Luiz Alberto (6,74/3J), Rafael Bastos (6,97/24J) e Esquerdinha (7,65, 6J); Spirito (7,79/13J) e Sorato (7,57/19). Técnico: Mauro Fernandes (7,13/9J).
O goleiro França ficou com uma média um pouco superior a Darci, mas atuou em apenas um jogo pelo Bahia e depois se transferiu para o Náutico. Além dele, Galego e Esquerdinha também não terminaram o ano no Bahia.
sexta-feira, 8 de dezembro de 2006
O Brasileiro não teve revelações?
quinta-feira, 7 de dezembro de 2006
Já pensaram em um Campeonato Brasileiro desses?
Mas esse exôdo tem um certo lado bom, que é o de promover novas revelações a cada campeonato, que teriam muito mais dificuldade para encontrar seus espaços se todos os craques estivessem por aqui, e aí acabariam ficando muito tempo na reserva das suas equipes de origem ou acabariam emprestados para equipes menores ou, mesmo, dispensados e comprometendo as suas carreiras. Mas não precisava ser uma fuga em massa tão exagerada como ocorre no Brasil.
Pensando nisso, resolvi fazer um excercício de abstração e tentar imaginar um campeonato Brasileiro da Série A, com as equipes tradicionais, em que estas equipes teriam condições de atrair novamente todos nossos grandes craques e também os estrangeiros que por aqui passaram. Procurei colocar os jogadores naquelas equipes que acredito que tenham ficado mais marcadas em sua carreira, sei que essa escolha é polêmica, e queria saber, de vocês leitores, quem está no time errado. Procurei arranjar equipe para alguns jogadores que saíram daqui sem se destacar em um dos clubes relacionados, ou aqueles em que o time em que mais se destacou já contava com outros jogadores para a posição.
Opinem. Digam o que acharam das escolhas dos times, quais seriam os favoritos, o que aconteceria se nossos clubes tivessem esse poder de fogo. Podem criticar a "contratação" de algum jogador por algum desses clubes. Segue a lista das equipes e de seus elencos imaginários:
Corinthians: Dida, Rosinei, Fábio Luciano, Anderson Cleber(Benfica), César, Mascherano, Magrão, Edu(Valencia), Deco, Tevez, Liédson; Marcelo, Eduardo Ratinho, Betão, Marcos Vinicius, Sylvinho, Marcelo Mattos, Marcos Senna, Ricardinho, Edílson,Ewerthon, Wilson, Amoroso.
São Paulo: Rogério Ceni, Cicinho, Rodrigo, Lugano, Serginho(Milan), Fábio Simplício, Mineiro, Julio Baptista, Kaká, Luis Fabiano, Ricardo Oliveira; Roger, Ilsinho, Alex Silva, Bordon, Júnior, Edmilson(Barcelona), Josué, Edu(Bétis), Denílson (penta), Grafite, França.
Palmeiras: Marcos, Cafu, Hilton(Lens)(improviso), Roque Júnior, Roberto Carlos, Paulo Assunção(Porto), Taddei, Juninho Paulista, Nenê(Celta), Edmundo, Vagner Love; Diego Cavallieri, Amaral, Daniel, Nem, Lúcio, Marcinho Guerreiro, Correia, Diego Souza, Rivaldo,Enilton, Luizão, Edmilson;
Santos: Fábio Costa, Dênis, Alex, Luis Alberto, Kleber, Renato, Zé Roberto, Elano, Diego, Robinho, Deivid; Felipe, Maurinho, Leonardo(Shaktar), Manzur, Léo, Paulo Almeida, Ricardo Bóvio, Cleber Santana, Rodrigo Tabata, Giovanni, Reinaldo
Flamengo: Julio César, Leonardo Moura, Renato Silva, Juan(Bayer), Athirson, Marcos Assunção, Jonatas, Ibson, Renato, Sávio, Ronaldo; Diego, Rafael(Messina), Henrique(Bordeaux), Ronaldo Angelim, Juan, Paulinho, Diego Souza, Felipe Melo, Renato Augusto, Kuranyi, Adriano, Obina;
Fluminense: Marcelo Moretto(Benfica, improviso), Gabriel, Tiago Silva, Fabiano Eller, Paulo Cesar(PSG), Marcão, Arouca, Carlos Alberto, Roger, Magno Alves, Tuta; Fernando Henrique, Rogério, Antonio Carlos, Rodolpho, Jean, Fabinho(ex-Corinthians e Santos, improviso),Radamés, Juliano, Pedrinho, Lenny, Leandro(São Paulo)
Botafogo: Jéferson, Cesar Prates, Rafael Marques, Juninho, Gustavo Nery(improviso), Túlio, Claiton, Souza(São Paulo),Zé Roberto, Leandrão e Dodô; Lopes, Ruy, Asprilla, Scheidt, Junior César, Leandro Carvalho, Diguinho, Almir, Lucio Flávio, Alex Alves, Reinaldo, Zé Carlos
Vasco: Hélton, Zé Maria, Fábio Brás, Pepe(Porto, improviso), Adriano Correia(Sevilla, improviso), Ygor, Juninho Pernambucano, Morais, Felipe, Petkovic, Romário; Cássio, Wagner Diniz, Jorge Luís, Dudar, Diego Andrade,Abedi, Léo Lima, Jean, Reginaldo(Fiorentina, improviso)
Cruzeiro: Gomes, Maicon, Edu Dracena, Luisão, Cris, Sorin, Fábio Santos, Maldonado, Alex, Kelly, Fred; Lauro, Jonathan, André Luís, Gladstone, Maxwell, Jardel, Wendell, Wagner, Jussiê, Gil,Motta;
Atlético-MG: Bruno, Mancini, Caçapa, Felipe(Udinese improviso), Dedê, Gilberto Silva, Marcio Araújo, Ramon(Vasco), Lincoln, Marques, Amauri(Palermo, improviso); Diego, Luisinho Neto, Lima, Reginaldo Nascimento, Renato(Corinthians), Ramon(Corinthians), Danilinho, Rony, Rafael Moura, Marinho Alex Mineiro
Internacional: Clemer, Elder Granja, Lúcio(Bayern), Bolívar, Fábio Aurélio(improviso), Fabio Rochemback, Tinga, Daniel Carvalho, Fernandão, Rafael Sóbis, Nilmar; Renan, Ceará, Índio, Vinicius, Alex Raphael, Fabinho, Marcio Mossoró, Diogo Rincón, Iarley, Renteria, Alexandre Pato;
Grêmio: Fábio(Cruzeiro), Rafinha(improviso), Polga, William, Gilberto(Hertha), Eduardo Costa, Emerson(Real Madrid), Anderson(Porto), Ronaldinho Gaúcho, Marcelinho Paraíba, Rômulo; Marcelo Grohe, George Lucas(Celta), Evaldo, Domingos, Wellington, Sandro Goiano, Tcheco, Hugo, Marcelinho(São Caetano), Jardel
Bahia: Jean, Daniel Alves, Fabão, Leonardo Silva, Calisto, Zé Luís(ex-são Caetano), Cícero, Juninho(Kawasaki), Jorge Wagner, Danilo Vergne(Cruz Azul) e Uéslei; Márcio, Etto, Pereira, Jean Witte, Bruno, Ari, Luis Alberto, Ernane, Igor, Neto Potiguar, Nonato
Vitória: Emerson, Apodi, Adailton, David Luiz , Leandro Silva, Dudu Cearense, Pretto Casagrande, Leandro Bonfim, Leandro Domingues, Nádson, Alecsandro; Juninho, Carlinhos(Avaí), Alcides(Benfica), Nenê(Urawa), Leilton, Vanderson, Xavier, Fernando(Kashima), Magnum, Índio, Marcelo Moreno
Atlético-PR: Diego, Fernandinho,Marinho, Marcão , Michel Bastos, Erandir, Kleberson, David Ferreira, Jadson, Dênis Marques, Washington; Cleber, Jancarlos, Paulo André, Danilo, Ivan, Allan Bahia, Cristhian, Fabrício, Dagoberto, Marcos Aurélio, Lucas
Paraná: Flávio, Ângelo, Neguete, Edmilson, Edinho, Beto, Fredson, Cristhian(Coritiba) , Fernandinho(Criciúma), Maicossuel, Borges; Darci, Peter, Gustavo, Vicente, Pierre, Caio(Coritiba), Canindé, Cristiano, Wellington Paulista, Galvão
Goiás: Harley, Paulo Baier, Rogério Correia, André Dias, Jadilson, Thiago Motta(Barcelona, improviso), Danilo Portugal, Danilo(São Paulo), Araújo, Alex Dias e Aloísio; Rodrigo Calaça, Vítor, Julio Santos, Aldo, Luciano Almeida, Galeano, Robson Luís, Dill, Dimba, Souza
Juventude: Doni, Alberto(Siena, improviso), Antonio Carlos, Naldo, Zé Rodolpho, Fernando Menegazzo, Marcelo Costa(Palmeiras), , Michel(Internacional), Jô(improviso), Cláudio Pitbull, Cristhian; André, Éderson, Edu Silva, Daniel, Marcio, Jorginho(Porto, improviso)Marcel, Luciano(Chievo, improviso), Cacau(Stuttgart, improviso), Bruno Moraes(Porto, improviso)
São Caetano: Sílvio Luiz, Anderson Lima, Gustavo, Dininho, Zé Carlos, Paulo Miranda, Marcinho, Elton, Robert(Bétis), Diego Tardelli(Bétis), Fernando Baiano(Celta); Mauro, Alessandro, Cleber, Neto, Triguinho, Rafael Muçamba, Pingo, Douglas, Robert(ex-Santos), Adhemar,
Náutico ou Sport: Bosco(improviso), Beletti(improviso), Batata, Crbari(Lazio, improviso), Ronny(Sporting, improviso), , Denílson(Arsenal, improviso), Cleysson, Netinho, Thiago Gentil, Carlinhos Bala, Kuki; Nilson,Sidny, Sandro(Vitória, improviso), Breno, Richarlyson(improviso), Beto(Benfica, improviso), Bobô(improviso) Alberto(Coritiba) , Fumagalli(improviso)
Minha Seleção da Europa em 2006
Goleiro: Petr Cech(Chelsea - República Tcheca)
Lateral-Direito: Daniel Alves (Sevilla - Brasil)
Zagueiros: Kolo Touré (Arsenal - Costa do Marfim) e Carles Puyol(Barcelona - Espanha)
Lateral-Esquerdo: Phillip Lahm (Bayern de Munique - Alemanha)
Volante Central: Cesc Fábregas (Arsenal - Espanha)
Meia-Direita: Cristiano Ronaldo (Manchester United - Portugal)
Meia-Esquerda: Ronaldinho Gaúcho (Barcelona - Brasil)
Meia Ofensivo: Riquelme (Villarreal - Argentina)
Atacantes: Didier Drogba(Chelsea - Costa do Marfim) e Samuel Eto´o (Barcelona - Camarões)
Liga dos Campeões - Que venha o mata-mata
A grande surpresa, para mim, foi a classificação do Lille, não pelo seu time, que era realmente a segunda força do grupo, mas pelos tropeços que os colocaram nesta última rodada a depender de uma vitória contra o Milan na Itália e de um tropeço do AEK contra o Anderlecht, e deu tudo certo para os franceses que venceram o Milan por 2 a 0 com gols de Kader Keita(foto) e Odemwingie). E o empate entre gregos e belgas garantiu a segunda colocação do grupo H ao Lille, atrás do líder Milan.
No grupo G, o resultado de empate entre Porto e Arsenal, que classificaria os dois times, já era esperado, mas a derrota do CSKA Moscou para o Hamburgo evitou com que houvesse uma polêmica de um possível "empate arranjado" entre ingleses e portugueses. Com isso o Arsenal terminou em primeiro e o Porto em segundo. O CSKA Moscou, dos brasileiros Vagner Love, Daniel Carvalho, Dudu Cearense e Jô terá que se contentar com a Copa da UEFA, pois os jogadores, que tinham tudo para levar o CSKA mais longe na UCL depois de um bom início de competição, parece que entraram de férias após o título russo e perderam os dois jogos seguintes. Uma pena!
No grupo F, o Manchester conseguiu, além da classificação, o primeiro lugar do grupo após a virada contra o Benfica. O Celtic que já estava classificado perdeu para o Copenhagem e terminou em segundo. O grupo E já estava definido, e terminou com 2 empates. O Lyon terminou em primeiro e o Real Madrid, com Ronaldo marcando 2 gols, em segundo.
No Grupo D, a Roma venceu o desfalcadíssimo Valencia por 1 a 0, em casa, e se garantiu na próxima fase em segundo. O Valencia terminou em primeiro. No outro jogo do grupo o Shakthar Donetsk se classificou para a Copa da UEFA com gol do brasileiro Matuzalém, revelado pelo Vitória, no empate com o Olympiakos, em 1 a 1.
O grupo C já estava definido e os dois times classificados, Liverpool e PSV, perderam para o Galatasaray e o Bordeaux, respectivamente. O Liverpool terminou em primeiro. No grupo B, o Bayern de Munique confirmou a primeira colocação com um empate com a Internazionale que terminou em segundo. Outra zebra foi a eliminação do Sporting Lisboa da Copa da UEFA, ao perder em casa por 3 a 1 para o Spartak Moscou.
No grupo A, o Chelsea classificado jogou para o gasto e venceu o Levski Sofia, garantindo a primeira colocação. No grande mata-mata da rodada, o Barcelona conseguiu a classificação ao vencer o Werder Bremen, por 2 a 0. Ronaldinho foi o grande destaque da partida, para variar, com um gol de falta de muita inteligência, cobrando a falta por baixo da barreira, e enganando os jogadores e o goleiro Tim Wiese, e descobrindo Giuly livre, com um lindo lançamento, no segundo gol do time quando Giuly completou o lancçamento cruzando na medida para Gudjohnsen soube finalizar.
O Barcelona entrou em campo em um ritmo alucinante, pressionando desde o início. Um dos grandes momentos da partida foi a arrancada que o meia Deco deu do seu campo de defesa até pouco antes da intermediária adversária quando tocou para Gudjohnsen que fez uma jogada maravilhosa driblando os adversários e chutando na trave, na volta Giuly perdeu um gol incrível. Esse lance merecia gol!
Seleção escolhida por notáveis
Diego Cavalieri(Palmeiras), Ângelo(Paraná), Fabão(São Paulo), Luis Alberto(Santos), Marcelo(Fluminense), Lucas Leiva(Grêmio), Cícero(Figueirense), Zé Roberto(Botafogo), Renato(Flamengo), Dodô(Botafogo), Obina(Flamengo)
Bola de Prata da Placar:
Rogério Ceni(São Paulo), Ilsinho(São Paulo), Índio(Internacional), Fabão(São Paulo), Kleber(Santos), Lucas Leiva(Grêmio), Mineiro(São Paulo), Zé Roberto(Botafogo), Wagner(Cruzeiro), Fernandão (Internacional), Aloísio(São Paulo)
CBF:
Rogério Ceni(São Paulo), Souza(São Paulo), Fabão(São Paulo), Fabiano Eller(Internacional), Marcelo(Fluminense), Lucas Leiva(Grêmio), Mineiro(São Paulo), Zé Roberto(Botafogo), Renato(Flamengo), Fernandão(Internacional), Souza(Goiás)
Mauro Beting:
Diego Cavalieri(Palmeiras), Ilsinho(São Paulo), Miranda(São Paulo), Fabiano Eller(Internacional), Kleber(Santos), Mineiro(São Paulo), Lucas Leiva(Grêmio), Zé Roberto(Botafogo), Renato(Flamengo), Soares(Figueirense) e Fernandão(Internacional)
Paulo Vínicius Coelho:
Rogério Ceni(São Paulo), Dênis(Santos), Danilo(Atlético-PR), Fabiano Eller(Internacional), Kleber(Santos), Mineiro(São Paulo), Lucas Leiva(Grêmio), Zé Roberto(Botafogo), Hugo(Grêmio), Soares(Figueirense), Fernandão(Internacional)
Blog do Juca Kfouri:
Rogério Ceni(São Paulo), Ilsinho(São Paulo), Miranda(São Paulo), Fabiano Eller(Internacional) e Kleber(Santos); Josué(São Paulo), Mineiro(São Paulo), Fernandão(Internacional) e Zé Roberto (Santos); Souza(Goiás) e Soares(Figueirense).
Leonardo Bertozzi(do futeboleuropeu.com.br):
Ergos:(do ErgosBlog)
Rogério Ceni (São Paulo), Ilsinho (São Paulo), Fabão (São Paulo), Fabiano Eller (Internacional), Kléber (Santos), Lucas Leiva (Grêmio), Josué (São Paulo), Zé Roberto (Botafogo), Cícero (Figueirense), Fernandão (Internacional), Aloísio (São Paulo)
Dassler Marques(do Fotolog Craques):
Diego Cavalieri(Palmeiras), Ilsinho(São Paulo), Fabão(São Paulo), Fabiano Eller(Internacional), e Kleber(Santos); Lucas Leiva(Grêmio), Mineiro(São Paulo), Hugo(Grêmio) e Morais(Vasco); Aloísio(São Paulo) e Fernandão(Internacional)
quarta-feira, 6 de dezembro de 2006
Minha seleção do Brasileiro da Série A em 2006
Meu time seria formado por Diego Cavalieri(Palmeiras), Angelo(ex-Paraná), Fabão(São Paulo), Luiz Alberto(Santos), Marcelo(Fluminense), Lucas Leiva(Grêmio), Cícero(Figueirense), Zé Roberto(Botafogo), Renato(Flamengo), Obina(Flamengo), Dodô (ex-Botafogo).
Goleiro: Diego Cavalieri(Palmeiras)
Lateral-Direito: Angelo(ex-Paraná)
Zagueiros: Fabão(São Paulo) e Luiz Alberto(Santos)
Lateral-Esquerdo: Marcelo(Fluminense)
Volante: Lucas Leiva(Grêmio)
Meias: Cícero(Figueirense), Zé Roberto(Botafogo), Renato(Flamengo)
Atacantes: Dodô(ex-Botafogo) e Obina(Flamengo)
Daniel Alves indicado para seleção da Europa em 2006
Leandro Silva
A Uefa revelou o nome dos indicados para seleção do ano de 2006 no continente Europeu e o baiano Daniel Alves, revelado pelo Bahia e negociado com o seu atual clube o Sevilla da Espanha, foi indicado para seleção da Europa no ano de 2006, em prêmio organizado pela UEFA, a federação de futebol no continente.
Daniel disputa o prêmio de melhor lateral-direito da Europa em 2006 com Eboué do Arsenal, Zambrotta do Barcelona, Beletti também do Barcelona e Sagnol do Bayern de Munique. Acredito que o brasileiro tenha boas chances de vencer o prêmio, mas Zambrotta por ter vencido a Copa do Mundo e ter jogado muito bem a competição leva uma certa vantagem. Eboué também vem jogando demais pelo Arsenal e fez ótima Copa pela Costa do Marfim. Não acredito que Sagnol e Beletti tenham futebol a altura dos 3 primeiros.
Este prêmio pode coroar um ano muito feliz para o lateral Daniel, que já conquistou o título da Copa e da SuperCopa da UEFA, sendo considerado o melhor jogador das duas competições, foi eleito melhor lateral-direito do Campeonato Espanhol 2005/2006 e conseguiu chegar à seleção brasileira principal onde fez falta na Copa do Mundo. Resta convencer o técnico Dunga que o melhor lateral-direito do mundo não deve ser reserva da seleção brasileira.
Confira o que aconteceu com os jogadores do Bahia do último título da Taça Estado
Salvador - O Bahia tenta, depois de quatro anos, voltar a conquistar a Taça Estado da Bahia. O maior destaque daquela geração que chegou ao título do torneio ao bater o arqui-rival (que contava com atletas como Juninho, Adailton, Alcides, Leilton, Gilmar e Nádson) era o atacante Marcelo Nicácio, artilheiro da competição e torcedor declarado do Esquadrão de Aço. Fazia inclusive parte da banda de uma torcida organizada que embalava os jogos na Fonte Nova.
Em 2003, a torcida clamava pela utilização dos garotos no time principal, principalmente após um vexatório nono lugar no Campeonato Baiano, e aí não teve jeito: os juniores foram subindo para os profissionais e ganhando posição. Porém a torcida tricolor ao mesmo tempo que no início incentiva os “pratas-da-casa”, parece ter pouca paciência com os recém-promovidos quando estes assumem uma condição de titular.
O maior problema da transição é exatamente esse: a necessidade de lidar com a pressão externa, quase ausente nas competições da base. Talvez sentindo essa pressão, a grande maioria destes jogadores passou a ser criticada pela torcida, especialmente depois de dois rebaixamentos. Sendo assim, daquela safra promissora de quatro temporadas atrás, restou apenas um único representante para contar história. Confira as suas trajetórias:
Márcio: o goleiro subiu aos profissionais durante o ano de 2003 e se destacou muito nas partidas em que teve chance de atuar, caindo nas graças da torcida. Em 2004 ganhou a posição de Emerson e teve um grande ano, mas desde aquele fatídico jogo contra o Brasiliense passou a lidar com críticas, principalmente após a ida de Emerson para o Vitória. No início de 2006 pediu para sair do clube insatisfeito com a cobrança. Depois de um tempo parado foi para o Fortaleza e acabou dispensado da equipe que viria a cair para a Série B.
Fabiano: o lateral chegou a ser titular durante o Brasileiro de 2003. Depois do rebaixamento, foi emprestado ao Botafogo da Paraíba e desapareceu.
Gustavo Castro: o zagueiro teve poucas chances no profissional do Bahia, já rodou por clubes do interior do Estado e, em 2005, fez parte da campanha que levou o Bahia à Série C. Hoje está no Votoraty, time do interior paulista.
Luiz Fernando: o beque chegou a ser titular do Bahia no Brasileiro de 2003, principalmente na época de Evaristo de Macedo, depois caiu no ostracismo até ser dispensado.
Bruno: o ala canhoto foi titular no Brasileiro de 2004, na “quase volta” do Bahia à elite. Ganhou a simpatia da torcida tricolor tão rápido quanto conheceu a ira. Sem espaço no clube, foi emprestado à Ponte Preta e se destacou no Brasileiro de 2005. Em 2006 foi para o Sport e conseguiu subir para a Série A.
Neto Apolônio: o volante virou titular em 2003 e se manteve como tal durante 3 anos, não importando o técnico que assumisse o comando. Sua determinação tática era elogiada por técnicos e torcedores, até que atuações ruins no rebaixamento para a Série C prejudicaram a sua imagem com a torcida. Algumas atitudes suas de cobrança de atrasados fizeram com que fosse descartado pela diretoria. Acabou emprestado ao Bragantino para a disputa do Campeonato Paulista, e depois foi dispensado.
Cícero: o meio-campista sempre foi muito criticado pela torcida principalmente pela sua lentidão em campo. Mas foi titular com muitos técnicos que passaram pelo Bahia, desde 2003. Depois do rebaixamento para a Série C, foi negociado com o Figueirense e se tornou um dos grandes destaques da Série A, na premiação da CBF, foi eleito terceiro melhor meia-direita do campeonato.
Luiz Alberto: foi titular várias vezes desde 2003, contava inclusive com o apoio da torcida pelo seu estilo de jogo aguerrido, mas foi justamente essa sua característica que fez com que as críticas aparecessem graças a seguidas expulsões em momentos importantes. Depois do rebaixamento para a Série C, foi para o Oriente Médio e voltou para disputar a Série C. Em 2006 sofreu com seguidas lesões que atrapalharam a sua continuidade no time titular. É o único campeão que ainda permanece no Bahia.
Danilo: era o mais habilidoso daquela geração, se tivesse a cabeça no lugar seria com certeza um grande ídolo para a massa tricolor, mas seguidos casos de indisciplina fizeram com que o meia vivesse um caso de amor e ódio com a torcida. Durante a Série B de 2004 foi negociado com o Internacional de Porto Alegre, onde se destacou pelos mesmos motivos, habilidade e indisciplina. Em seguida foi vendido para o futebol japonês e atualmente é destaque do futebol mexicano, no Cruz Azul.
Gilberto: o atacante tinha destaque naquele time, mas nunca conseguiu muita oportunidade na equipe profissional, rodando por alguns clubes como Camaçari e ASA de Arapiraca. Fez parte da campanha que levou o Votoraty em 2006 à Série A 3 do campeonato paulista.
Marcelo Nicácio: foi artilheiro da Taça Estado e chegou inclusive à Seleção Brasileira Sub-20 que disputou o Pan-Americano de 2003. Contava com todo apoio da torcida, mas depois de muitas atuações improdutivas passou a ser motivo de piada e acabou sendo negociado com o futebol grego. Em 2006, parece estar dando a volta por cima, depois de ser artilheiro da Segundona Paulista, com 24 gols, jogando pelo Votoraty, Nicácio chamou a atenção do São Paulo e pode ser aproveitado pelo Campeão brasileiro na próxima temporada.
Glauciano: o frente-de-zaga era reserva desse time e nunca conseguiu se firmar nos profissionais, acabando dispensado.
Paulinho: era reserva de Fabiano, nos profissionais chegou a cair nas graças da torcida, que sempre gritava seu nome na época em que o técnico Vadão preferia o criticado lateral Neném. Mas depois de assumir a posição de titular, passou a ser duramente criticado principalmente depois de ter protagonizado o lamentável episódio “André Cunha”, ficando com fama de “chorão”. Após o rebaixamento para a Série C, foi negociado com o Juventus de São Paulo.
Marquinhos Alagoano: era reserva daquela equipe, porém foi fundamental na virada do Tricolor na final da Taça Estado contra o Vitória. Foi o grande destaque do Bahia na Copa São Paulo de 2003, mas inexplicavelmente nunca teve chance nos profissionais. Viveu uma boa fase no Mogi-Mirim, em 2006.
Neto Potiguar: foi destaque do Bahia na Copa São Paulo de 2003, equipe que só não se classificou porque enfrentou o Palmeiras de Vagner Love na primeira fase e, mesmo empatando em pontos com o Verdão, acabou eliminado pelo saldo de gols. Foi o grande destaque do Bahia na Série B de 2004 e grande xodó da torcida até a fase final da competição, quando seu futebol desapareceu e passou a ser duramente criticado. Depois de passagem pelo futebol japonês e pelo São Caetano, disputou a Série B pelo Marília, em 2006.