sábado, 2 de julho de 2011

Sete clubes da Série A do Brasileiro participam da Copa 2 de Julho

A Copa 2 de Julho de 2011 terá a presença de sete clubes que fazem parte da elite do futebol brasileiro, a Série A: Bahia, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Avaí, Figueirense e Ceará. A presença de clubes tão tradicionais engrandece a competição. Mais do que a força no futebol profissional, comprovada por estarem entre os 20 melhores do País atualmente, estes clubes possuem grande força nas suas divisões de base.

O Cruzeiro, por exemplo, possui o segundo melhor desempenho entre os clubes brasileiros em competições de base, segundo o Ranking do Olheiros, site especializado em divisões de base. Na mesma classificação, o São Paulo é o sexto colocado, e está com as categorias inferiores em alta, com o grande aproveitamento de pratas da casa na equipe profissional, como Lucas, Casemiro, Wellington, Jean, entre outros. Ademilson e Lucas Piazon, foram convocados para o Mundial da categoria, mas a base é forte.

O Cruzeiro, que foi vice-campeão da primeira edição da Copa 2 de Julho, tenta voltar a ser finalista, com um time-base formado por: Georgemy, Iago, Caique, Bruno e Alexandre; Thiago, Rafael, Marcelo e Matheus; Emerson e Judivan. Com uma das melhores divisões de base do País, o Santos tem revelando recentemente grandes jogadores do nível de Neymar, Paulo Henrique Ganso, Alan Patrick, Wesley e outros que seguem os passos convocados para seleções inferiores, como Felipe Anderson (sub-20) e Emerson (sub-17). O goleiro Guido, revelado pelo Vitória, e campeão da edição 2010 da Copa 2 de Julho, com a Seleção Brasileira, deverá ser um dos destaques do Peixe e lutará pelo bicampeonato. O atacante Diego, que ficou de fora do Mundial da categoria, é outro que deve brilhar nos gramados baianos.

Semifinalista em 2010, o Bahia tenta chegar pela primeira vez em uma decisão da competição, com um time formado provavelmente por Bruno, Railan, Robson, Fernandes e Patrick; Filipe, Anderson Talisca, Breno e Paulinho; Euller e Bosco. Paulinho, escolhido em 2010 como revelação da Copa 2 de Julho e convocado, logo em seguida, para a seleção sub-16, participará novamente da competição e é uma das principais esperanças do tricolor.

O Figueirense, que, assim como o Bahia, retornou à primeira divisão do Brasileiro este ano, tem uma base forte. O atacante Roberto Firmino, um dos destaques da campanha do acesso no ano passado e hoje no Hoffenheim, da Alemanha, disputou a Copa 2 de Julho em 2008. O time-base deverá ser formado por: Jean, Lucas Dias, Lucas, Roger, e Brendon; Gustavo, Paulo, Luquinha e Wilker; Dodô e Wanderson. “Temos três atletas pré-convocados pela CBF para os jogos Pan Americanos, mas não podemos revelar os nomes ainda”, diz Bruno Costa, coordenador de futebol de base do clube.

O rival do Figueirense, também de Santa Catarina, o Avaí, e o Ceará também tentarão fazer uma grande campanha para fazer jus à condição de participantes da elite do futebol nacional. O Ceará é comandado pelo atacante Sérgio Alves, campeão do Nordeste, em 2002, pelo Bahia, como atacante.


Texto de Leandro Silva publicado na Revista da Copa 2 de Julho de 2011

Nenhum comentário: